Hoje a Cidade de Alexandria rende homenagens a um dos grandes homens que por aqui passaram: MANOEL EMÍDIO DE SOUSA, 51 anos de aniversário de sua morte. Todo dia 28 de maio é decretado feriado em sua homenagem; este ano em virtude de o dia 30 Feriado nacional ("cair" numa quinta-feira) o prefeito municipal transferiu o ferido que seria hoje para a próxima sexta-feira.
Para os que não conhecem a saga de Manoel Emídio eis aqui um breve histórico da sua vida:
Manoel Emídio de Sousa, filho de Emídio José de Melo e Maria Sabina Torres, nasceu em 19/12/1896, no Sítio Nogueira, então município de Catolé do Rocha-PB e atualmente integrante do município de Brejo dos Santos-PB.
Teve uma juventude transcorrida no âmbito familiar, caracterizada pela mais acentuada pobreza e voltada para o exercício da prática de rudimentar agricultura.
No transcurso do Natal de 1917, Manoel Emídio, tão logo se casou com a também paraibana Maria Veras Diniz, escolheu o então povoado de Alexandria, no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, para fixar residência, tendo em pouco tempo granjeado a confiança e o respeito da comunidade; passando a figurar como uma das principais lideranças do lugar.
Após comandar a luta, vitoriosa, pela conquista da emancipação do nosso município, recém-criado no final de 1930, com a denominação de João Pessoa, Manoel Emídio foi convidado a exercer o cargo de Secretário-Geral da Prefeitura, na administração do primeiro prefeito, Noé Muniz Arnaud. Passados alguns dias, Noé Arnaud desistiu da chefia do Poder Executivo, ocorrendo, então uma troca de cargos, com Manoel Emídio assumindo a Prefeitura e o então prefeito passando a ser Secretário-Geral.
Investido no cargo de Prefeito, Manoel Emídio imprimiu um estilo administrativo arrojado e progressista, respaldado pelo apoio popular e pelo respeito às determinações emanadas pelo poder público, numa época em que a prefeitura não recebia quaisquer recursos de cotas federais, mas pelo contrário, o município era obrigado a destinar 20% de sua pequena arrecadação para o Estado.
Exerceu o cargo de prefeito em três período : 1º) 06/12/1930 a 16/07/1932; 2º) 14/01 a 19/09/1934 e 08/11/1935 a 15/09/1943. Nesse período o município alcançou relevante progresso, passando a ser destaque no cenário político-administrativo da região e do Estado.
Manoel Emídio figurava como a maior liderança política do município de então, comandando partidos políticos como PP, PSD e UDN, até que veio a seu sucedido, como líder, por seu filho Waldemar de Sousa Veras.
Fonte: Dados Bibliográficos Coronel Manoel Emídio de Sousa
Autor: George Veras - 28/05/2004