sábado, 1 de fevereiro de 2014

ALEXANDRIENSES participam do livro de comemoração dos 180 anos do Colégio Estadual Atheneu Norte-Riograndense

Fundado em 3 de fevereiro de 1834, pelo então presidente da província, Basílio Quaresma Torreão, o Atheneu Norte-Riograndense, sediado em Natal, comemora 180 anos na próxima segunda feira. Trata-se da segunda mais antiga e tradicional instituição escolar brasileira, antecedida, apenas, pelo Ginásio Pernambucano, de 1825.

            Na ocasião, será lançado o livro “Construtores da Ágora Soberana Potiguar: múltiplas memórias”, organizado por Eva Cristini Arruda Câmara Barros e Diógenes da Cunha Lima.

            A obra reúne textos de vários autores sobre pessoas que, como professores e dirigentes, construíram a história do Atheneu, tais como Luís da Câmara Cascudo, Pedro Velho, Augusto Severo, Juvenal Lamartine, Edgar Barbosa e José Augusto Bezerra de Medeiros.

            O advogado e pesquisador George Veras é um dos co-autores, escrevendo sobre o também alexandriense Horácio Barreto de Paiva Cavalcanti, nascido em 16 de setembro de 1871 e falecido no dia 18 de julho de 1967. Horácio Barreto que, como desembargador, exerceu a presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, ocupou a vice-direção do Atheneu, entre 1896 e 1897.

O rol de co-autores é integrado, dentre outros, por Válério Mesquita, Jurandyr Navarro, Vicente Serejo, Manoel Onofre Júnior, Nei Leandro de Castro, Franklin Jorge, Nelson Patriota e Iberê Ferreira de Souza, como pelos organizadores da obra.

            O lançamento do livro ocorrerá no dia 03 de fevereiro, pela manhã, às 8 horas, na sede do Atheneu, no bairro de Petrópolis, em Natal.



Um comentário:

  1. Sou alexandriense e estudei no ATHENEU, fiz o 1o. e o 2o. ano cientifico fazem quarenta anos atrás e depois vim para londrina no estado do Paraná e terminei o colégial e entrei na universidade. Tenho orgulho de ter estudado nesta centenária escola. Parabéns aos autores deste livro histórico.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...