O Secretário de Educação de Alexandria, Prof. Carlos Barbosa, desembarcou nesta madrugada na Capital Federal, Brasília. Objetivo da viagem: lutar pela liberação dos recursos do PDDE e PDE. Trata-se de verbas destinadas à assistência financeira, em caráter suplementar, das escolas municipais. O dinheiro destina-se à aquisição de material permanente; manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico; e desenvolvimento de atividades educacionais.
Infelizmente Alexandria está com os recursos BLOQUEADOS por ter tido a prestação de contas do ano de 2011 julgada IRREGULAR.

Como a atual gestão não dispõe da documentação, notificações e motivos dessa irregularidade, a única alternativa foi ir à Brasília com o objetivo de tentar justificar que isso foi culpa de gestões anteriores e lutar pela liberação dos recursos para que as escolas municipais possam receber este dinheiro e aplicar em benfeitorias.

O Prefeito, Dr. Nei, também irá à Brasília nos próximos dias. O mesmo está aguardando somente a confirmação do agendamento com o Deputado Henrique Alves para marcar suas passagens. Isso deve acontecer nas próximas semanas.

Com relação ao Piso Nacional dos Professores e ao parcelamento dos salários atrasados, a Prefeitura manteve contato com o Ministério Público na manhã de hoje e apresentou as propostas que foram enviadas e rejeitadas pelo SINDALE. O MP se mostrou favorável à PROPOSTA 2 (implantar o piso imediatamente pagando os meses de janeiro e fevereiro de forma retroativa já no mês de março) e a Prefeitura aguarda, somente, um posicionamento do SINDALE para enviar o projeto para a Câmara Municipal. Caso o SINDALE rejeite novamente a Prefeitura irá firmar um TAC (termo de ajustamento de conduta) com o MP (que já se mostrou disposto a isso).

A Presidente do SINDALE manteve contato com a Prefeitura ontem e hoje e deverá reencaminhar a proposta aos associados. Aguardaremos até o sábado um retorno.

Esperamos a aceitação da proposta para, ainda em Março, iniciarmos o pagamento do Piso Nacional dos Professores e divulgarmos o calendário oficial de pagamento dos salários atrasados.
 
Com informações da Assessoria da Prefeitura