sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

INSULTOS A MULHERES NO PARTO SÃO "PONTA DO ICEBERG" DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASIL, DIZ MÉDICA

Insultos verbais e humilhações vividos por mulheres durante o parto são "a ponta do iceberg" de uma série de intervenções e procedimentos nem sempre necessários, às vezes feitos sem consentimento da paciente e em certos casos invasivos que caracterizam a violência obstétrica no Brasil, diz a médica e estudiosa do tema Melania Amorim.

Palavras "cruéis" ouvidas por mulheres ao dar à luz vão desde a insistência para ela fazer força quando não consegue fazê-lo até "cala boca senão seu bebê vai nascer surdo", "na hora de fazer (o filho) não gritou" ou "cala a boca ou você vai acabar matando o seu bebê", relata a médica, que é professora de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal de Campina Grande e coautora de diretrizes nacionais relacionadas a procedimentos obstétricos.

Essas violências, segundo ela, transformam partos, mesmo sem intercorrências graves, em "experiências traumáticas", com sequelas físicas e psicológicas para mulheres.

O tema da violência obstétrica veio à tona nesta semana por conta de áudios e vídeos vazados da influenciadora Shantal Verdelho, que deu à luz, em setembro, em um parto realizado pelo médico Renato Kalil - agora sob investigação do Conselho Regional de Medicina paulista.

No vídeo do parto, o médico aparece dizendo "faz força, p*rra".

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...