domingo, 25 de agosto de 2019

SINDACTILIA

A sindactilia é uma má-formação rara que acomete os dedos das mãos ou dos pés, representada por uma fusão entre dois ou mais dedos, mais comum no sexo masculino. A sindactilia pode acometer só a pele(sindactilia cutânea), de fácil intervenção cirúrgica ou atingir estruturas ósseas(sinostose) o que a torna mais complexa de tratamento. 

Entre as causas mais comuns, temos a alteração genética, ocorrida durante a formação do embrião, e a medicamentosa, ocorrida pela ingestão de medicamentos à base de hidantoina(drogas para controle de crises epilépticas) durante a gestação. De diagnóstico fácil, dado pela percepção e através de exames de imagens, raio x, e o tratamento cirúrgico, para separar os dedos , deve ser realizado o mais precoce possível , dentro do primeiro ano de vida, com fim de evitar complicações na formação dos dedos comprometidos. 


Os especialistas indicados são: o pediatra, o geneticista e o ortopedista.


*Dr. Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...