domingo, 28 de julho de 2019

OSTEOPOROSE


Osteoporose é uma doença metabólica associada à redução da densidade dos ossos, atingindo mais mulheres que homens na proporção de 6:1 após os 50 anos de idade, acentuando-se na menopausa com a baixa do hormônio estrogênio.

No entanto, homens com deficiência alimentar de cálcio, vitamina D e baixo índice de testosterona, estão sujeitos à doença.

Os ossos promovem a sustentação do corpo e são fontes de cálcio, mineral necessário para execução de funções como força muscular e batimentos cardíacos. A osteoporose ocorre por uma deficiência de formação de material ósseo ou quando há uma absorção acentuada dos mesmos.

Até os 35 anos de idade, há um equilíbrio entre esses processos, porém a partir dessa idade a perda óssea aumenta gradativamente, é o chamado envelhecimento natural.

Geralmente silenciosa, a osteoporose raramente apresenta sintomas até que aparece a primeira fratura óssea sem nenhum trauma importante. O ideal é que sejam feitas consultas com clínico, endocrinologista ou geriatra e exames de rotina como a densitometria óssea, raio x de esqueleto, dosagens de cálcio e testosterona no sangue.

A prevenção deve se iniciar na infância com uma alimentação saudável, alimentos ricos em cálcio, vitamina D, exercícios ao ar livre e controlar peso. Na fase adulta deve se abster de fumo, álcool e sedentarismo.

É importante salientar que, mesmo com todos esses cuidados, algumas pessoas vão desenvolver osteoporose devida a herança genética que não pode ser modificada, mas a boa notícia é que existem tratamentos eficazes que diminuem ou mesmo interrompem a perda de massa óssea!!!

Dr. Edinaldo Almeida – Cirurgião Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...