domingo, 9 de junho de 2019

HPV - PAPILOMA VÍRUS HUMANO

HPV, em inglês Human Papiloma Vírus, traduzido é o papiloma vírus humano, doença sexualmente transmissível, que pode atingir pele e mucosas (oral, genital, anal) de ambos os sexos!

Assintomática na maioria das pessoas, porém numa baixa de imunidade as lesões aparecem como verrugas, únicas ou múltiplas, comumente chamadas de condilomas ou “cristas de galos” às vezes acompanhadas de prurido(coceira) porém com baixo índice de malignizacão, no entanto, as lesões não visíveis a “olho nu”, tem maior potencial de desenvolver câncer!

O diagnóstico é feito por especialista, ginecologista, urologista ou dermatologista através de exames clínicos e laboratoriais como: Papanicolau, colposcopia(nas mulheres), peniscopia(nos homens) e biópsias.

O tratamento consiste em destruir tais lesões através de cirurgia, estimuladores da imunidade e com medicamentos tópicos!

A prevenção sempre é o melhor remédio como uso de preservativos (camisinhas) durante ato sexual, exame preventivo genital de rotina e a vacinação contra HPV que é distribuída gratuitamente pelo SUS sendo indicada para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 a 14 anos, além de pessoas soropositivas(HIV) e transplantadas com idades entre 9 a 26 anos.

Convém ressaltar que vacina não é tratamento e sim, prevenção!!!

*Dr. Edinaldo Almeida – Cirurgião Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...