quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ECONOMIA: Professor da Ufersa ganha maior prêmio de Economia do país


Via Portal No Ar/Redação
O professor Leonardo Andrade Rocha foi agraciado na segunda edição do Prêmio Ministério da Fazenda de Economia concedido por meio da Escola de Administração Fazendária (Esaf) em parceria com a Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec).
A iniciativa é a mais importante premiação do gênero no Brasil, concedida pelo Governo Federal. O prêmio é dividido em sete áreas do conhecimento e o professor da Ufersa conquistou o primeiro lugar na categoria “Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Instituições” (Área 6).
Doutor em Economia, professor Leonardo Rocha é titular no Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS) e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Ufersa, com atuação em pesquisa na área de crescimento econômico e políticas de inovação. O prêmio foi concedido pela autoria do trabalho “Crescimento Econômico e a Interação entre Capital Humano e Grau de Desenvolvimento Tecnológico dos Países”, em parceria com os pesquisadores Maria Ester Dal-Poz e José Maria Ferreira Jardim da Silveira, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O estudo foi apresentado no 41° Encontro Nacional de Economia, sediado em Foz de Iguaçu (PR) e contou ainda com a participação de renomadas instituições internacionais, a citar: Universidade of Illinois, University of California, Iowa State University e University of Pittsburgh (EUA); University of Cambridge (Inglaterra); University of Alberta (Austrália); e University of Groningen (Holanda). Todas elas disputavam o prêmio na mesma categoria.
PESQUISA 
O trabalho exposto pelo professor Leonardo Rocha é resultado da tese de doutoramento defendida no Instituto de Economia (IE) da Unicamp. A pesquisa versa sobre a importância da política de educação articulada com a política industrial para a geração de crescimento nos países com diferentes cenários de desenvolvimento. Para tanto, os pesquisadores analisaram 139 países, no recorte temporal de 1960 a 2007.
Segundo o pesquisador, a premiação enaltece o trabalho dos que atuam na Ciência. “A iniciativa tem a importância de enaltecer as pesquisas que operam na fronteira da ciência. Essa é uma conquista compartilhada por todos que somaram força nesta empreitada, como a Reitoria da Ufersa e a chefia do nosso Departamento”, pontua Leonardo Rocha.
Seguindo a mesma linha de pesquisa, o professor Leonardo Rocha também conquistou a 16ª edição do Prêmio BNB de Economia Regional, concedido pelo Banco do Nordeste no final de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...