O novo formato que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pretende imprimir em algumas Secretarias da administração estadual tem esbarrado na resistência daqueles que receberam os convites para compor o Governo. O resultado disso é que até agora o único nome confirmado é o do ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM) para o Gabinete Civil. A chefe do Executivo foi ontem à Brasília para uma reunião no Ministério do Turismo e aproveitou para mais uma vez tentar convencer o engenheiro Jaime Mariz, que na visão da governadora desempenharia um papel primordial na Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan). Mariz já deixou claro que não tem pretensão de sair do Ministério da Previdência, no qual desempenha atribuições relevantes na gestão do ministro Garibaldi Filho. E mais: sua ida ao Governo do Rio Grande do Norte está praticamente descartada.
Rosalba contava com Mariz para gerenciar os principais programas em execução e os que passaram a ser desenvolvidos a partir de agora. A ideia era dar uma espécie de "choque de gestão" na administração. O nome do auxiliar do ministro Garibaldi foi suscitado durante reunião do Conselho Político, em Brasília na última quinta-feira (3). Garibadi Filho foi procurado ontem pela reportagem para dizer se aceita abrir mão do auxiliar para cedê-lo ao Governo, mas não foi encontrado. Rosalba Ciarlini contava com um secretário do porte de Mariz para dar início à reestruturação da gestão.
Em contato com a reportagem, o engenheiro Jaime Mariz negou que já tenha recebido o convite oficial do Governo. Ele disse também que está desenvolvendo com satisfação um trabalho no Ministério da Previdência e que prefere não tecer comentários sobre a intenção de Rosalba Ciarlini em nomeá-lo secretário.
"Eticamente é complicado eu declarar qualquer coisa sobre este assunto. Mas de qualquer maneira eu estou muito no Ministério, desenvolvo um trabalho relevante, estou no meio de um trabalho relevante e o que ministro tem dado sinalizações é que está gostando da minha atuação", destacou ele, para finalizar que acredita em especulação em torno do seu nome.
De todo modo, as dificuldades não se limitam à Seplan. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) - que está sem titular desde a saída do médico Domício Arruda, semana passada, é outro potencial problema. Rosalba Ciarlini oficializou até agora três convites - ao oncologista Marcos Leão; ao diretor do Hospital Onofre Lopes, Ricardo Lagreca; e ao presidente da Unimed/Natal, Antônio Araújo. Nenhum deles aceitou o desafio. Na segunda-feira (7), durante reunião com representantes do Ministério Público, o nome do diretor do Samu Metropolitano, Luiz Alberto Fonseca, foi lembrado pelos presentes.
Governo vai insistir com Augusto Peres
Em situação similar, a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) faz dois meses está nas mãos do secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, que acumula os cargos. Neste caso também não há qualquer espécie de alento. A Sejuc é responsável, entre outras coisas, pela administração do sistema penitenciário e também por coordenar a Defesa Civil no Estado. O que se sabe é que Rosalba Ciarlini vai aguardar o procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, voltar de viagem e insistir no convite ao promotor de Defesa do Consumidor, José Augusto Péres, para comandar a pasta. Ela analisa se é viável enviar a proposta ao Conselho Superior do Ministério Público, que num primeiro momento considerou inadequada a saída do promotor neste momento de fragilidade do Governo.
Rosalba Ciarlini enfrenta problemas ainda na Secretaria de Turismo (Setur), que está ocupada pelo secretário em exercício, Luiz Eduardo Bulhões. O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), também esta nas mãos da adjunta, Vera Lúcia de Paiva. As mudanças que Rosalba Ciarlini pretende realizar no Governo estão sendo discutidas pelo Conselho Político, que é composto pelos deputados Henrique Alves e João Maia, o ministro Garibaldi Alves, o senador José Agripino e o ex-deputado Carlos Augusto Rosado.
Substituições
Nos 17 meses do governo Rosalba Ciarlini foram 10 mudanças no Secretariado somente no que concerne à Administração Direta:
Domício Arruda - Secretário de Saúde
Saída: 03 de maio de 2012
Ramzi Elali - Secretário de Turismo e presidente da Emproturn
Saída: 17 de março de 2012
Fábio Holanda - Secretário de Justiça e Cidadania
Saída: 17 de março de 2012
Thiago Cortez - Secretário de Justiça e Cidadania
Saída: 13 de janeiro de 2012
Cláudia Queiroz - Defensora Geral do Estado
Saída: 11 de janeiro de 2012
Paulo de Tarso Fernandes - Secretário-chefe da Casa Civil
Saída: 24 de outubro de 2011
Tatiana Mendes Cunha - Consultora Geral do Estado
Saída: 24 de outubro de 2011
Jader Torres - Secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Saída: 24 de outubro de 2011
Robinson Faria - Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos HídricosSaída: 19 de outubro de 2011
Manoel Pereira dos Santos - Secretário de Administração e Recursos Humanos
Saída: 19 de maio de 2011
Maria da Guia Dantas - Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS