domingo, 7 de fevereiro de 2021

REITOR ELEITO DO IFRN, JOSÉ ARNÓBIO TOMA POSSE QUASE UM ANO APÓS INTERVENÇÃO.


Tendo perdido um ano do mandato, José Arnóbio de Araújo Filho, reitor eleito para a gestão 2020-2024 do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), finalmente tomou posse nesta sexta-feira (5). A transmissão do cargo foi realizada por Wyllys Farkatt, reitor do Instituto entre 2016 e 2020, sem a presença do interventor Josué Moreira, que estava no cargo desde 20 de abril e sequer havia participado do pleito em 2019.

A solenidade foi realizada de forma online, transmitida pelo canal do YouTube IFRN Oficial, com apresentação da equipe gestora sistêmica e dos diretores-gerais dos 22 campi, contando com a presença da governadora Fátima Bezerra, que ressaltou a importância do evento para a manutenção da democracia.

“Todos nós sofremos muito durante esse período porque a intervenção que se estabeleceu através do ato ditatorial do presidente da República e do ministro da Educação desrespeitando a soberania popular se constitui em grave injustiça”, disse a governadora.

Fátima Bezerra aproveitou a oportunidade para anunciar que enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei com o objetivo de extinguir a lista tríplice, o que garantirá a eleição direta na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, que também está sob intervenção, assegurando juridicamente que será nomeado o candidato mais votado na eleição.

Ela também lembrou que anunciou recentemente investimento de R$ 240 milhões para a rede pública do estado, parte para ampliação da rede de educação profissional.

Em seu discurso, o reitor recém-empossado também falou sobre democracia e liberdade: “Somos uma instituição que liberta, que emancipa e respeita as diferenças, que valoriza a liberdade e propicia a liberdade de sonhar”, disse, ao citar Rubem Alves: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”.

Arnóbio completou atribuindo a essa educação libertadora o preconceito de setores conservadores o Instituto. “Deve ser por isso que amedrontamos quem não conhece essa instituição por dentro”.

O professor Maurílio Gadelha Aires, do IFRN Natal-Central, foi convidado a falar sobre o reitor, a quem elogiou. “Alguém com preocupações sociais, engajado na boa luta política e dedicado de maneira muito intima a esta instituição que abraçou e pela qual vem dedicando boa parte de sua vida”, resumiu.

A cerimônia contou também com apresentação do Coral Jovem Popular do campus Natal Central do IFRN e finalizada por Nara Costa e Valdir Ribeiro.

*Fonte: Saiba Mais/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...