quinta-feira, 23 de abril de 2020

ÉRICA CANUTO: “A CASA É O LUGAR DE MAIS RISCO PARA A MULHER”

AGÊNCIA SAIBA MAIS/JANA SÁ


O isolamento social como medida preventiva tem sido apontado por especialistas da saúde no mundo inteiro como a estratégia mais responsável para diminuir a propagação da doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Mas, para mulheres em situação de violência doméstica, conviver mais tempo do que o comum com o agressor também pode custar a vida.

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança colocam o Rio Grande do Norte entre os Estados com maior número de feminicídio neste período de distanciamento social. Documento aponta quatro mortes neste ano até o mês de março. Mas os números tendem ao crescimento. Na mesma data de publicação, em 16 de abril, mais um caso, uma jovem de 18 anos, grávida de 7 meses.

Houve, também, um aumento do número de registros de violência doméstica. Segundo a promotora de justiça, Erica Canuto, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em fevereiro deste ano foram 354 registros de ocorrência de novos crimes no Estado inteiro e, em março, 385, um aumento de 8,8%.  Alguns municípios computaram um aumento bem maior que esta média. Em São Gonçalo foi de 177,8%; Macaíba, 175%; Arês, 100%; e Ceará-Mirim, 85,7%.

A quantidade de medidas protetivas também sofreu crescimento entre a primeira e segunda quinzena de março, quando o estado decretou as primeiras medidas de distanciamento social. Os pedidos de proteção cresceram 18,5%.

A promotora Erica Canuto conversou com a equipe da Agência Saiba Mais sobre o crescimento desses números. Ela está certa de que o isolamento domiciliar não é a causa dessa violência. Mas alerta que, nesse momento, as mulheres que já sofrem com relacionamentos abusivos correm mais perigo porque não estão conseguindo escapar do agressor. E o lugar mais perigoso é dentro de casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...