sábado, 4 de abril de 2020

95 ANOS DO NASCIMENTO DO POETA VICENTE LOPES DE SOUZA


Na então vila de Alexandria, município de Martins, há exatos 95 anos, no dia 03 de abril de 1925, nascia o segundo filho do comerciante João Augusto de Souza, natural de Mogeiro/PB, e da sua esposa Levina Lopes de Souza, nascida na povoação de Vitória, atual município de Marcelino Vieira/RN.

Batizado com o nome de Vicente, recebeu as primeiras lições na sua terra natal, onde logo se destacou por sua inteligência e desenvoltura na oratória.

Parte da sua juventude foi vivida na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, de onde retornou para se casar com a jovem Joaquina Pinto Lopes (Quinquina), de cuja união resultou o nascimento da única filha, Maria Auxiliadora Pinto Lopes, artista plástica, residente na cidade de Sousa/PB e com atividades agropecuárias na Fazenda Boa Vista, município de Tenente Ananias.

 Com apenas 22 anos, vítima de tuberculose, doença que acometeu muitos poetas, VICENTE LOPES DE SOUZA faleceu na cidade de Alexandria, no dia 23 de setembro de 1947.

Apesar da curta existência, deixou uma grande obra, o livro EU QUISERA CANTAR, editado na cidade do Rio de Janeiro e elogiado por amantes e estudiosos da poesia.

Décadas após, seu sobrinho e empresário João Bosco Lopes da Silveira  providenciou uma nova edição do livro, distribuindo exemplares com clientes e amigos.

Agora, o Instituto Zulmirinha Veras está mantendo contatos para viabilizar, ainda em 2020, uma reedição do livro “Eu Quisera Cantar”, dentro das comemorações dos 95 anos de nascimento do autor e como parte do Selo Comemorativo dos 90 Anos de Emancipação Política de Alexandria. 

Primeiro poeta alexandriense com obra publicada, VICENTE LOPES é homenageado como nome de uma das ruas do centro de Alexandria, denominando também coleção literária do Instituto Zulmirinha Veras.

*Dr. George Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...