A mastite é uma inflamação, com ou sem infecção da mama, muito comum em mulheres que estão amamentando e comumente afeta uma mama, mas pode atingir ambas as mamas.
A mastite tem como causa uma obstrução de um ou mais ductos durante o período de amamentação e com consequente retenção de leite e ação bacteriana nos tecidos mamários cursando assim com febre, dor, vermelhidão, calor local, inchaço das mamas e drenagem de secreção purulenta através do mamilo.
O diagnóstico deve ser feito por médico especialista: ginecologista, obstetra ou mastologista, através de exame físico, hemograma, cultura do leite materno ou secreção mamilar, ecografia das mamas e mamografia bidigital.
O tratamento é feito com uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios sempre recomendados por especialista, além do uso de bombas de sucção e compressas mornas nas mamas.
A prevenção é sempre o melhor remédio, daí, deve-se amamentar com frequência regular, lavar mãos e os mamilos antes e após cada amamentação, evitar soutien apertado e usar hidratantes se os mamilos estiverem rachados!!!
Dr. Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS