quinta-feira, 10 de outubro de 2019

APOSTOLADO DA ORAÇÃO DE ALEXANDRIA CHEGA AOS 100 ANOS

GEORGE VERAS-HISTORIADOR
1945 – Integrantes do Apostolado da Oração reunidos com o vigário Padre Carlos.
Da esquerda para a direita, os adultos Maria Júlia Gadelha, Maria Paula Almeida, Rosa Bento, esposa de Joaquim Bento, Raimundo Maginário, Marica Moreira, Mariinha Batista, Joana Bento, Elísa Patrício e Chiquinha de Ananias Miguel (em pé). Sentados, Maroca Leite, Filó Arnaud, Padre Carlos, Levina Lopes de Sousa e Maria de Paiva Cavalcante (Sinharzinha).

Livro Séculos de Fé – O Catolicismo em Alexandria e Paróquia – George Veras (2017).

Mais antigo grupo sócio religioso de Alexandria, o Apostolado da Oração, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, festeja seu primeiro centenário.

As principais atribuições do Apostolado da Oração são propor um caminho rumo à santidade, por meio do oferecimento diário, na vivência com a eucaristia pelo menos em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês; oferecer devoção ao Coração de Jesus, ao Espirito Santo e a Maria Santíssima; colaborar com a promoção humana e assistência social na comunidade; viver a serviço da Igreja, na evangelização ou em qualquer outra pastoral, contribuindo para a salvação do mundo; e trabalhar uma proposta de espiritualidade em favor do Coração de Jesus, por meio da oração do sacrifício voluntário e outros atos de piedade.

Organização composta por leigos católicos, o Apostolado da Oração foi criado, em 10 de outubro de 1919, ou seja, dezessete anos antes do surgimento da Paróquia, na então povoação de Alexandria, que era integrante do município de Martins.

À frente da grande iniciativa estava o padre Arão Andrade, vigário da Paróquia de Martins, que assumiu a direção local do Apostolado da Oração, nesta permanecendo até seu falecimento, em 04 de junho de 1923.

Dentre os fieis, foram primeiros dirigentes do Apostolado da Oração as pessoas de Maria Amélia Gomes de Almeida (Presidente); Cândida Gomes da Silva (Tesoureira), Raul Vidal Lemos (Secretário) e Filomena Muniz Arnaud (membro).

Na sua sessão extraordinária de 05/09/1920, o Apostolado da Oração recebeu o então bispo Diocesano de Natal, Dom Antonio dos Santos Cabral, que empreendia visita pastoral à povoação.

Na ocasião, o bispo falou que “ia lembrar ao nosso digníssimo vigário e Diretor local, para que viesse obrigatoriamente a esta localidade todos os meses, em tempo determinado e certo, demorando-se dias, para que não houvesse, absolutamente, falta, aqui, no serviço religioso e espiritual, máxime, neste Apostolado, que o encontrou falto de tudo, de zelo, de atividade e sobretudo pouco funcionando e de pouquíssimas sessões.”

Nesses 100 anos de atividades, o Apostolado da Oração foi presidido pelas seguintes pessoas, nos períodos adiante indicados:
. Maria Amélia Gomes de Almeida – 1919/1925;
. Filomena Muniz Arnaud – 1925/1948;
. Joana Costa da Silva (Joana Bento) – 1948/1980;
. Maria do Carmo Rodrigues (Maria de Lafaiete) – 1980/1984;
. Maria Salete de Sousa – 1984/1991;
. Terezinha Alves de Mesquita – 1992/1995;
. Maria Luiza Diniz Lima (Licinha) – 1995/2012;
. Maria das Graças Sarmento de Oliveira (Gagaça) – 2012/2017;
. Francisca Soares da Silveira Bento (Fransquinha) – 2017/____.

A primeira presidente, Maria Amélia Gomes de Almeida, também conhecida por “Dona Sinhá” e “Dadinha”, era filha de José Osias Gomes da Silva e de Rita de São José Gomes da Silva, havendo nascido na povoação da Barriguda, em 29/06/1879, e falecido em 04/11/1968, na cidade de Natal, onde estava residindo. Casou-se com o farmacêutico Areamiro de Almeida, de cuja união adveio o nascimento de uma única filha, a alexandriense Joana D’arc de Almeida Aquino, atualmente com 97 anos e residente na capital potiguar.

Quem por mais longo período presidiu o Apostolado da Oração foi Joana Costa da Silva, popularmente conhecida por Joana Bento, nascida em 24/06/1903 e falecida em 02/06/1998. Ela recebeu a primeira fita de sócia em 04/03/1926, passando a zeladora em 11 de abril do mesmo ano. Com uma vida toda dedicada à Igreja e à comunidade, Joana Bento foi, com muita justiça, escolhida presidente emérita do Apostolado da Oração.

Atualmente, o Apostolado da Oração tem a seguinte diretoria, empossada em janeiro de 2017 e com mandato de três anos: Francisca Soares da Silveira Bento, “Fransquinha” (Coordenadora); Terezinha Alves de Sousa Vieira (Sub-coordenadora); Marli Arnaud de Castro Sarmento (1ª Secretária); Francisca Pereira da Silva (2ª Secretária); Maria de Fátima Ernesto dos Santos (1ª Tesoureira) e Expedito Cipriano de Almeida (2º Tesoureiro).

Parabéns, Apostolado da Oração, pelos cem anos de compromisso com os preceitos cristãos, muito contribuindo para a difusão do Catolicismo e para a evangelização dos alexandrienses! Sua história se confunde com a história de Alexandria.

Ata da Sessão extraordinária da instalação do Apostolado da Oração de Alexandria

Aos dez dias do mês de outubro, do ano de mil novecentos e dezenove, segunda sexta-feira do mês, nesta povoação de Alexandria, da freguesia e paróquia do Martins, Diocese de Natal, pelas dezessete horas, na capela desta mesma povoação, presente respectivamente o nosso reverendíssimo Vigário da freguesia Padre Arão de Andrade, pastor zeloso e incansável que trabalha com devida atividade pelo bem, progresso e desenvolvimento espiritual do seu rebanho, convocou a todos presentes à favor deste mesmo rebanho digno de um pastor verdadeiramente cooperador para a fundação do Apostolado da Oração nesta florescente localidade. Obra tão bela e a uma fecundidade extrema reúne tal simplicidade. 

O Apostolado da Oração na expressão, aliás, referência, condigna da carta ao Director do Apostolado na Itália, 1867, propagado não somente na França, mas na Alemanha, na Espanha, na Suíça, nas duas Américas, nas Índias, na China e mesmo na Oceania.

O Apostolado, com a lembrança feliz e abençoada do caríssimo pastor, no mesmo momento dominou consolavelmente o coração dos fiéis presentes, triunfando então, como sem suceder a causa, inabalável e verdadeira da religião sublime de Jesus Cristo. Acolhida unanimimente a proposta supra-citada e posta em prática, assim ficou constituído o Centro Zelatório do Apostolado da Oração de Alexandria. Deretor local: padre Arão de Andrade, presidente: Excelentíssima senhora Dona Amélia Maria Gomes de Almeida, Tesouraria: Senhorita dona Candida Gomes da Silva, secretário: Raul Vidal Lemos, zeladora: excelentíssima senhora Dona Filomena Muniz Arnaud.

O reverendíssimo Derector, felicitando a todos pelo religioso melhoramento que acabava de surgir nessa localidade, concitou a todos, maxinú ao neo-centro, para o zelo e atividade do novo apostolado, trabalhar pela causa santa de Deus e triunfo da nossa imperecível Igreja, explicando em seguida a intenção geral do mês, que versou sobre “orar a Deus para que conceda a sua Igreja boas e zelosas catequistas”. 

A zeladora dona Filomena Muniz Arnaud, apresentou como candidata a zeladora excelentíssima senhora dona Umbelina Maria de Albuquerque, que ficou para ser incorporada na sessão seguinte do outro mês. No santo sacrifício da missa deste mesmo dia, registraram-se quarenta comunhões. 

Nada mais havendo a tratar-se o Derector, deu por encerrada a sessão, sendo rezada então a coroinha ao Sagrado Coração de Jesus. Na mesma ocasião, ungida de santo jubilo e amor cristão recebeu a digníssima
Presidente, o respectivo diploma. 

Confessaram-se e receberam os últimos sacramentos dois moribundos. Em firmeza do que, eu Raul Vidal Lemos, secretário, lavrei a presente ata que vai por todas assinada. 

Padre Arão de Andrade. 
Diretor local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...