terça-feira, 5 de novembro de 2013

DEOCLÉCIO TIBÚRCIO - ALEXANDRIA 83 ANOS DE EMANCIPAÇÃO - Eu faço parte dessa História

Nesses 83 anos de Emancipação da nossa Alexandria, convidamos alguns alexandrienses ilustres para dar seu depoimento a respeito desta data.

O primeiro a estrear trata-se do Senhor Deoclécio Tibúrcio figura por demais conhecida na nossa Cidade. Ele nos falou a respeito da fundação da Igrejinha Velha.

O que vamos ler a seguir foi fidedignamente transcrito do livro de Tombo da Paróquia numa narração do Padre Eurico Frank no ano de 1.957.



"Através de informações de pessoas antigas como sejam: Luiz Silvestre Maniçoba e Fortunato José de Lima, havia as famílias Gomes de Almeida e outras. Disse Luiz Silvestre Maniçoba que alcançava na sua infância (talvez 1864/66) uma casa de propriedade de André Ferreira, única habitação de entã. O Pai Francisco Pereira Maniçoba, nascido em 1.802 e falecida em 1.884 - assim diziaLuiz Maniçoba - , morava no Sítio Maniçoba, ainda hoje existente, e alcançava André Pereira morando na Barriguda ao lado de uma capelinha ali existente, mas em completo abandono. 

Quando aparecia um Padre vindo de Piancó, Pombal ou Catolé do Rocha, ministrava o santo ofício da missa na casa de seu André.

Em 1.845 houve uma grande seca e mauitos abandonaram as terras da Barriguda, e provavelmente já existia a Capelinha neste tempo, pois Padre Isidro Gomes veio ser capelão aqui e, em cooperação com os moradores da circunvizinhança fez alguns reparos na capela que até então estava quase em abandono. Por conseguinte deve ter existido uma capela antes de 1.840 ou 1.850 e talvez com o êxodo na grande seca de 1.845 ficou a capelinha em abandono"

Esta narrativa está no livreto História da Igrejinha velha - 1989
De Autoria de Evanir e Gagaça
Coleção Mossoroense - Série "B" - Nº 731

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...