sábado, 29 de julho de 2023

Menos de uma semana após incêndio, Hospital Regional de Pau dos Ferros retoma cirurgias de urgência

O Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, retomou as cirurgias de urgência, gerais e ortopédicas, menos de uma semana após o incêndio que afetou uma das salas de cirurgia da unidade.

As equipes estão utilizando uma sala para atender os casos de urgência, evitando a transferência para Mossoró. Enquanto isso, uma empresa contratada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está trabalhando na manutenção preventiva das duas salas do centro cirúrgico que não foram atingidas diretamente pelo fogo.

A expectativa é de que as duas salas sejam liberadas ao longo da próxima semana, o que vai permitir a retomada das cirurgias eletivas. A mesma empresa também está trabalhando nos reparos estruturais da sala onde aconteceu o incêndio.

Os recursos para reparar e reequipar a sala cirúrgica foram garantidos pela governadora Fátima Bezerra em menos de 24h depois do acidente, quando visitou a unidade no domingo (23).

A direção da unidade, com apoio da Sesap, abriu um procedimento de apuração de informações sobre o ocorrido. Os dados estão sendo trabalhados de forma conjunta com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Fonte: O Mossoroense  

Só na Reunidas em Catolé do Rocha

 

domingo, 23 de julho de 2023

Governo do RN vai destinar recursos para hospital incendiado em Pau dos Ferros

 

A governadora Fátima Bezerra garantiu os recursos para a recuperação da sala cirúrgica do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, atingida por um incêndio na noite desse sábado (22). A chefe do Executivo visitou a unidade, referência para a saúde do Alto Oeste, na manhã deste domingo (23). “O orçamento que for necessário o Governo do Estado vai garantir. Menos de 24h depois do ocorrido, nós já temos um plano de ação e um orçamento prévio para resolver o problema. Estou aqui para afirmar à direção do hospital e, principalmente, ao povo Alto Oeste que os recursos estão garantidos”, afirmou ela.

A previsão inicial feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), após uma vistoria técnica no início da manhã, é de que será necessário um investimento de R$ 700 mil para compra de equipamentos e reparo da infraestrutura física. O serviço de recuperação da sala, que é uma das três que o hospital possui, será iniciado imediatamente, através de um contrato que a Sesap possui para manutenção de suas unidades.

Durante a visita, a governadora também deu destaque à rapidez da resposta articulada pela Sesap desde os primeiros momentos após o ocorrido. Desde o incidente o fluxo de atendimentos foi direcionado para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, garantindo a assistência de urgência. Ao longo da semana, as cirurgias eletivas e ortopédicas que estavam marcadas para Pau dos Ferros serão, respectivamente, redirecionadas para os hospitais regionais de Apodi e Assu.

Ainda será montada uma sala de cirurgia emergencial em Pau dos Ferros, até que o Centro Cirúrgico da unidade, que tem três salas, seja totalmente vistoriado e as duas salas cirúrgicas que não foram atingidas diretamente pelo fogo possam ser colocadas em funcionamento novamente.

A direção da unidade, com apoio da Sesap, abriu um procedimento de apuração de informações sobre o ocorrido. Os dados serão trabalhados de forma conjunta com os trabalhos do Instituto Técnico-Científico de Perícia, que já fez o levantamento do local neste domingo e deve emitir um laudo dentro de dez dias. A informação preliminar é de que o incêndio aconteceu por uma falha em um material elétrico.

Fonte: Novo Notícias

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Médica alexandriense lança livro em São Paulo

 

Médica alexandriense Catarina Guimarães lançará no próximo dia 24 de agosto em São Paulo ´na Livraria da Vila, (Shopping Center Norte), o livro Mulheres na Saúde.

Catarina é médica especialista em Medicina do Trabalho, Toxicologia e Ergonometria.

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Fazer cocô apenas a cada 3 ou mais dias está relacionado ao declínio cognitivo, aponta pesquisa

 

Na primeira pesquisa a observar o impacto da constipação no cérebro envelhecido, os cientistas encontraram algumas ligações preocupantes.

Ser constipado cronicamente, definido pelos autores como ter uma evacuação apenas a cada três ou mais dias, foi associado a um risco 73% maior de declínio cognitivo subjetivo, de acordo com pesquisa apresentada na quarta-feira na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em Amsterdã.

“Nosso estudo forneceu evidências inéditas que examinaram um amplo espectro de frequência de evacuação”, disse o Dr. Chaoran Ma, primeiro autor da pesquisa e professor assistente do departamento de nutrição da Universidade de Massachusetts Amherst, por e-mail. . “Ficamos surpresos com a força das associações, especialmente para aqueles com movimentos intestinais pouco frequentes”.

Cerca de 16% da população adulta mundial sofre de constipação, mas é ainda mais comum entre os idosos devido a fatores relacionados à idade, como falta de exercícios e fibras alimentares e o uso de medicamentos que podem causar constipação como efeito colateral.

A constipação crônica tem sido associada à inflamação e distúrbios mentais, como ansiedade e depressão , mas há muitas perguntas sem resposta sobre a relação entre a saúde digestiva e a função cognitiva de longo prazo, de acordo com um comunicado à imprensa.

A função cognitiva refere-se à capacidade mental de uma pessoa para aprender, pensar, raciocinar, resolver problemas, tomar decisões, lembrar e prestar atenção.

Para encontrar pistas para essas questões, os autores avaliaram mais de 112.000 adultos que participaram do Nurses’ Health Study, do Nurses’ Health Study II e do Health Professionals Follow-Up Study. Os dois primeiros estudos investigaram os fatores de risco para as principais doenças crônicas entre as mulheres na América do Norte, enquanto o último estudo está analisando os mesmos tópicos, mas para os homens. Os autores da pesquisa mais recente coletaram dados sobre a frequência de evacuação dos participantes de 2012 a 2013, autoavaliações da função cognitiva dos participantes entre 2014 e 2017 e detalhes sobre a função cognitiva medida objetivamente de alguns participantes entre 2014 e 2018.

Em comparação com pessoas que faziam cocô uma vez por dia, os participantes constipados tinham uma cognição significativamente pior, equivalente a três anos a mais de envelhecimento cognitivo cronológico, descobriram os autores. Maior risco também foi encontrado entre aqueles que fizeram cocô mais de duas vezes ao dia, embora essas chances maiores fossem pequenas.

“Quanto mais aprendemos sobre o acesso intestino-cérebro, mais entendemos que é tão importante garantir que (prevenir ou abordar o declínio cognitivo) seja uma abordagem sistêmica”, disse Maria C. Carrillo, diretora científica da Alzheimer’s Association , que não participou da pesquisa. “O cérebro não está completamente isolado do que está acontecendo no seu fluxo sanguíneo.”

Movimentos intestinais e o cérebro

Esta pesquisa não foi “projetada para testar a relação causal entre os movimentos intestinais, o microbioma intestinal e a saúde cognitiva, por isso não podemos tirar conclusões firmes sobre a sequência causal precisa subjacente a essa associação”, disse Ma.

Mas a frequência da evacuação e a função cognitiva subjetiva também foram ligadas aos microbiomas intestinais dos participantes, descobriram os autores. Entre aqueles com movimentos intestinais pouco frequentes e pior função cognitiva, houve uma depleção de boas bactérias que produzem butiratos, ácidos graxos que sustentam a barreira intestinal que impede que bactérias e outros micróbios entrem na corrente sanguínea, de acordo com a Cleveland Clinic .

Os butiratos também ajudam significativamente na saúde digestiva, fornecendo a principal fonte de energia para as células do cólon. Eles podem ser encontrados em alimentos ricos em fibras, suplementos de fibras, prebióticos e laticínios integrais – consumidos com moderação – como manteiga, queijo, leite ou ghee. Ghee é manteiga clarificada , feita isolando a gordura da manteiga pura dos sólidos do leite e da água na manteiga.

Aqueles que faziam cocô duas vezes ou mais por dia e tinham pior função cognitiva tinham uma quantidade maior de espécies que promovem inflamação e estão relacionadas à disbiose, um desequilíbrio nos micróbios intestinais associado à doença.

Outra pesquisa apresentada na mesma conferência na quarta-feira teve resultados semelhantes. Em um resumo de 140 adultos de meia-idade, ter níveis mais baixos de bactérias intestinais neuroprotetoras Butyricicoccus e Ruminococcus foi associado a níveis elevados de biomarcadores da doença de Alzheimer.

Em outro, de mais de 1.000 adultos, aqueles com baixa cognição tinham quantidades anormalmente altas das bactérias Alistipes e Pseudobutyrivibrio em comparação com outros participantes. A bactéria Alistipes já foi associada à ansiedade, síndrome da fadiga crônica, depressão e hipertensão.

“Faz sentido que os indivíduos que estão tendo esses movimentos com muito menos frequência tenham menos bactérias boas e mais bactérias ruins causadas por condições inflamatórias”, disse Carrillo.

“Mais estudos são necessários para identificar os micróbios envolvidos e sua função”, disse Ma sobre sua pesquisa.

Em relação à saúde neurológica e digestiva, “uma boa alimentação não apenas alimenta nosso cérebro, mas também promove movimentos intestinais saudáveis”, disse Carrillo.

Comer bastante fibra de vegetais, frutas, grãos integrais e nozes pode prevenir a constipação. A ingestão total de fibras deve ser de pelo menos 25 gramas por dia, de acordo com a Food and Drug Administration dos EUA . E ser suficientemente hidratado amolece as fezes para que você possa eliminá-las sem esforço.

Exercitar-se pelo menos algumas vezes por semana e controlar o estresse também pode ajudar.

Fonte: Portal 96 FM Natal

terça-feira, 18 de julho de 2023

sábado, 15 de julho de 2023

Liga Contra o Câncer comemora 74 anos de atuação e reforça importância de doações

 

A Liga Contra o Câncer chega aos 74 anos nesta segunda-feira (17) consolidada como uma das principais referências no tratamento oncológico do Brasil. Maior instituição de saúde do Rio Grande do Norte, a Liga tem caráter filantrópico e, apenas entre junho de 2022 e maio de 2023, realizou mais de um milhão de atendimentos, entre consultas, internações, tratamentos e exames.

Na segunda-feira, funcionários e pacientes vão participar de uma festa que será realizada a partir das 9h30, no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), com música e passeio da imagem do Santíssimo conduzida pelo Padre Motta junto com representantes de cada setor. Também haverá celebrações na Policlínica e no Hospital Luiz Antônio.

“A Liga celebra seus 74 anos oferecendo atendimento oncológico de alto padrão de forma igualitária para todos os pacientes, sejam oriundos da rede particular ou do SUS. Estamos constantemente investindo em equipamentos de ponta, pesquisas, além de uma equipe multidisciplinar de extrema competência. Por isso queremos destacar a importância das doações para a nossa instituição, são elas que contribuem para o equilíbrio econômico, financiam e apoiam projetos como a Casa de Apoio Irmã Gabriela, a Clínica da Dor e a Mercearia da Liga”, explica o superintendente Roberto Sales.

Atualmente, a Liga conta com quatro unidades hospitalares: Cecan, Hospital Luiz Antônio e Policlínica, em Natal, e o Hospital de Oncologia do Seridó, em Caicó, e também a Casa de Apoio Irmã Gabriela, unidade localizada de acolhimento e hospedagem destinada a pacientes do interior que precisam de atendimento na capital.

Já no campo educacional, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) é referência na promoção e incentivo a investigação científica e estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Junto ao trabalho desenvolvido pela Pesquisa Institucional, o Centro de Pesquisa Clínica da Liga tem reconhecimento internacional na condução de ensaios clínicos multicêntricos para descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e identificar reações adversas a novos produtos.

Além disso, estão sendo construídos o Hospital Oncológico Pediátrico, no bairro do Alecrim, e o Centro de Diagnóstico e Ensino em Currais Novos. “Esses projetos são marcos para a instituição, pois vão permitir a ampliação do acesso da população aos nossos serviços de assistência médico-hospitalar, diagnóstico e ensino e pesquisa. As obras são possíveis graças a destinação de emendas parlamentares e parcerias com entidades, doações fundamentais para a expansão da Liga”, afirma Roberto Sales.

Doações

Mais de 70% dos atendimentos realizados pela Liga Contra o Câncer são feitos através do SUS, porém, os recursos provenientes dos repasses públicos não são suficientes para manter o nível de excelência da Liga. Por isso, a instituição reforça a importância das doações.

Atualmente, além de parcerias com empresas privadas, a Liga recebe doações de qualquer pessoa física. Essas contribuições podem ser feitas através da conta de energia, Pix, PagSeguro, depósito ou transferência bancária ou até mesmo por coleta em casa.

Esses recursos são aplicados na manutenção de projetos como a Casa de Apoio Irmã Gabriela, que oferece hospedagem confortável e gratuita para os pacientes do interior, além de alimentação, transporte e suporte da equipe multidisciplinar; a Clínica da Dor, que beneficia cerca de 350 pacientes por mês com a oferta gratuita de medicamentos para o tratamento da dor; e a Mercearia da Liga, que entrega mais de mil kits nutricionais por semestre. Mais informações no site.

Fonte: BZ Notícias

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Empresária Aline Souza confirma sua disposição em disputar a prefeitura de Alexandria em 2024


Alexandria/RN - Ontem (13) em uma conversa "en passant" com a empresária Aline Souza; ela deixou bem claro que tem pretensões sim, de disputar a Prefeitura de Alexandria nas eleições do próximo ano.

"Querem descontruir minha pré-candidatura espalhando fakes; mais sigo firme e forte nesse propósito"; afirmou Aline.

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Dra. Jedite no CIED em Alexandria

 

Dra Jedite Ferreira, médica pneumologista, atenderá nesta terça feira, 11/07.

Realize o seu agendamento com uma de nossas atendentes.

Telefones (84) 99667 0006

quarta-feira, 5 de julho de 2023

CRF-RN emite nota em repúdio à declaração da secretária de saúde de Aracaju (SE), Waneska Barboza


O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) vem a público repudiar a declaração da médica e Secretária Municipal da Saúde de Aracaju (SE), Waneska Barboza (foto), que, durante audiência pública, afirmou não ser necessária a orientação farmacêutica no ato da dispensação dos medicamentos e que a dispensação é “apenas uma entrega de caixinhas”.

Tal fala, além de desrespeitosa à categoria farmacêutica, demonstra completa falta de conhecimento, por parte da gestora e profissional de saúde, do papel e importância da orientação do profissional farmacêutico na dispensação de medicamentos, como preconiza, em especial, às leis 13.021/2014 e 5.991/1973, e o Decreto 85.878/1981, que definem a dispensação como ato privativo do farmacêutico.

Conforme determina a citada lei 13.021/14, no art. 14., compete ao farmacêutico, no momento da dispensação de medicamentos, visando garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita, observar os aspectos técnicos, legais e clínicos do receituário, estabelecendo uma relação de proximidade e confiança com o paciente, além de garantir a entrega adequada, segura e racional de medicamentos, para o sucesso da terapêutica, possível melhoria do seu quadro clínico e qualidade de vida.

Convém enfatizar ainda que o farmacêutico, atualmente, se apresenta como o membro da equipe de saúde mais acessível (Resolução CFF nº 596/2014) e primeira fonte de assistência e aconselhamento em cuidados gerais de saúde da população, numa atividade estratégica, pois é uma das últimas oportunidades de identificar, fazer a intercambialidade, corrigir ou reduzir possíveis riscos associados à terapia medicamentosa.

Logo, é certo que o farmacêutico é o profissional da saúde mais próximo da sociedade, e uma afirmação, como a da secretária Waneska Barboza, que tenta diminuir e desvalorizar o trabalho do farmacêutico, também demonstra desprezo às necessidades diárias das pessoas que mais precisam do serviços do profissional farmacêutico no cotidiano.

Portanto, o CRF-RN une-se aos farmacêuticos de Sergipe e de todo o Brasil que requerem retratação pública por parte da secretaria de saúde de Aracaju! Na oportunidade, também reiteramos o compromisso deste Regional em defesa da categoria farmacêutica e da qualidade da saúde e assistência para todos!

Fonte: CRF/RN
Foto: Reprodução net

sábado, 1 de julho de 2023

Petrobras reduz preços da gasolina em 5,3% e do GLP em 3,9%


A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (30) que irá reduzir os preços da gasolina, em 5,3% por litro, e do gás liquefeito de petróleo (GLP), em 3,9% por quilo. Os novos valores passarão a valer a partir de hoje (1º). Apesar da redução, a empresa ressalta que uma série de fatores, como a cobrança de impostos e a margem de lucro da distribuição e da revenda, impactam no preço final aos consumidores.

O preço da gasolina A, que é a produzida pelas refinarias de petróleo, sem a adição de etanol anidro, terá uma redução de R$ 0,14 por litro, o equivalente a uma redução de 5,3%. Com isso, o preço médio, por litro, passará a ser R$ 2,52.

A gasolina que chega ao consumidor final nos postos é obrigatoriamente misturada com etanol anidro, em uma proporção de 73% de gasolina A para 27% de etanol. Assim, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 1,84 a cada litro vendido na bomba, conforme informou a companhia.

Já o GLP terá o preço reduzido em R$ 0,10 por kg, o equivalente a uma queda de 3,9% no preço médio de venda para as distribuidoras, que passará de R$ 2,5356 para R$ 2,4356 por kg. Um botijão de 13kg passará a custar R$ 31,66.

Em nota, a Petrobras informou que, em ambos os casos, a redução do preço “tem como objetivos principais a manutenção a competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional”, diz.

Fonte: Agência Brasil/Defato.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...