sábado, 31 de julho de 2021

COM VARIANTE DELTA, USO DE MÁSCARAS CONTRA COVID DEVE CONTINUAR POR MAIS TEMPO, DIZEM ESPECIALISTAS

O avanço da vacinação contra a Covid levou vários países a dispensar o uso de máscaras. Mas foi por pouco tempo: a variante delta do coronavírus forçou um recuo, e o equipamento de proteção pessoal voltou a ser obrigatório em diversos lugares.

No Brasil, de acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, não há como ser diferente. Eles afirmam que será possível pensar em deixar as máscaras de lado somente quando a maioria da população estiver totalmente imunizada. Ou seja, quando parcela expressiva dos brasileiros tiver recebido as duas doses da vacina contra o coronavírus (ou dose única da Janssen).

Em outras palavras, a aposta é que todo o ano de 2021 ainda deva ser acompanhado das máscaras.

"Pelos conhecimentos atuais, é impossível pensar em tirar a máscara até que se alcance a imunidade coletiva", afirma Leonardo Weissmann, consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. "É insanidade pensar nessa possibilidade no cenário atual."

Para alcançar um cenário sem necessidade de máscara, estima-se que seja necessário alcançar mais de 75% ou 80% de toda a população totalmente protegida, diz Rosana Richtmann, também médica infectologista do Emílio Ribas.

Alguns especialistas projetam patamares ainda mais elevados, devido à facillidade com que a variante delta salta de uma pessoa para outra, inclusive entre pessoas vacinadas.

A experiência internacional mostra que a retirada da obrigatoriedade de uso de máscaras -algo desejado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um costumeiro não adepto da proteção-, mesmo em situações de imunização relativamente avançadas, pode não ser uma boa ideia.

Em Israel, um dos países com a vacinação mais avançada, a máscara tinha sido abandonada como necessidade para locais públicos fechados. O aumento das contaminações pela variante delta, que é mais transmissível, fez o governo israelense retroceder e reimplantar a obrigatoriedade da proteção facial.

O exemplo e os dados mais recentes sobre o assunto vêm dos EUA. As entidades de saúde americanas afrouxaram a necessidade de máscaras no país, o que foi criticado por especialistas, e expandiram as aberturas. Já há até um festival de música com a presença de público, o Lollapalooza, ocorrendo em Chicago.

Agora, os CDC (Centros de Controle de Doenças) voltaram a recomendar o uso da máscara mesmo entre pessoas vacinadas, em áreas com elevada transmissão da doença.

Isso ocorre num momento em que a campanha de vacinação americana não avança depressa e as contaminações e internações, especialmente entre não vacinados, aumentam de forma significativa. A situação levou o governo americano a agir para incentivar, inclusive com dinheiro, que as pessoas se vacinem.

"A gente ainda vai usar máscara por um tempo. Por quanto tempo, não sabemos, porque depende de muitas variáveis. Estamos em um cenário de incerteza", diz Ethel Maciel, epidemiologista e professora da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo).

A variante delta pode ter um papel importante nessa equação, apesar de máscaras, distanciamento e vacinas continuarem sendo as únicas certezas de proteção da pandemia, independentemente da cepa do Sars-CoV-2.

Dados do CDC divulgados nesta sexta (30) mostram que pessoas totalmente vacinadas contra a Covid, caso sejam contaminadas pela variante delta, podem espalhar o vírus tão facilmente quanto não vacinados. A informação é baseada em um evento documentado em Provincetown, no estado de Massachusetts, nos EUA, em confraternizações em comemoração ao 4 de julho, dia da independência americana.

Um outro documento interno do CDC, segundo o jornal The New York Times, aponta ainda que a agência deva reconhecer que "a guerra mudou" devido à variante delta e que deveria ser recomendado o uso de máscaras por todas as pessoas, independentemente da situação epidemiológica local.

De toda forma, as vacinas disponíveis continuam muito eficazes, diz Maciel. "A proteção contra gravidade não tem nem comparação entre vacinados e não vacinados", diz, ressaltando que talvez a principal mensagem presente nos dados do CDC seja a de que o vírus vai ficar entre nós.

"Aquela ideia de que vai acabar a pandemia e vai esquecer a máscara, pode ser que não seja assim. Vamos ter que manter esses cuidados por mais tempo que pensávamos anteriormente, principalmente com a variante delta", afirma a epidemiologista.

Maciel afirma que o problema de uma possível continuidade da cadeia de transmissão mesmo entre pessoas vacinadas é a dificuldade que isso traz para o controle da doença, que no futuro deverá ser objeto constante de vigilância epidemiológica.

A possibilidade de transmissão e contaminação mesmo entre vacinados não é exatamente uma novidade, porém. É esperado que as vacinas não tenham 100% de eficácia individual. Elas, mesmo assim, reduzem a chance de gravidade, complicações e morte. Por isso a importância, constantemente ressaltada por especialistas, da imunidade coletiva, que impede uma maior circulação do vírus.

Previsões de longo prazo são difíceis nesse momento, principalmente levando-se em conta a possibilidade de surgirem novas variantes. "A transmissão ainda está descontrolada em vários países, inclusive aqui no Brasil."

E, com descontrole de infecções, cria-se um berçário para novas variantes, completa Richtmann. "Temos dado 'sorte' com as variantes em relação às vacinas, porque elas ainda se mostram protetoras. Mas podemos dar azar a qualquer momento", afirma.

No Brasil, chamam a atenção palavras e planos de governantes, apesar dos exemplos de países com sérios problemas de crescimento de infecções pela variante delta.

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, afirmou no último dia 26 que, "logo, logo não precisaremos mais de máscara". O país, porém, mantém elevadas médias móveis de casos e óbitos, além de ter somente pouco mais de 25% da população acima de 18 anos com duas doses completas da imunização ou a vacina de dose única.

Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou quatro dias de festa em setembro para comemorar um suposto "fim da pandemia", o que não é corroborado por especialistas ou dados acumulados até o momento.

"Estou vendo muitos dos países que flexibilizaram o uso da máscara arrependidos. Pela característica da delta de alta transmissibilidade, estamos vendo que não está dando muito certo. A máscara passa a ser tão importante quanto a vacina", diz Richtmann, do Emílio Ribas. "Flexibilizar completamente o uso da máscara vai demorar. Avião, transporte públicos, ambientes fechados não dá pra flexibilizar."

Foto: MSN Notícias

REITORES NOMEADOS POR BOLSONARO À REVELIA DO RESULTADO ELEITORAL EM CINCO UNIVERSIDADES PEDEM DESFILIAÇÃO DA ANDIFES

Nomeados por Jair Bolsonaro à revelia do resultado das eleições acadêmicas, pelo menos cinco reitores de universidades federais do país pediram desfiliação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes). Entre eles, a reitora da Ufersa Ludimila Serafim, terceira colocada no pleito.

Ela obteve 18,33% dos votos na eleição e ficou atrás dos professores Rodrigo Codes, o mais votado, com 35,55% dos votos; e Jean Berg, o segundo, com 24,84%. A nomeação de Serafim foi anunciada pelo próprio Bolsonaro em 21 de agosto de 2020, durante visita presidencial a Mossoró.

Além de Ludimila Serafim, também pediram desfiliação da Andifes os reitores José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque (UFC), Edson da Costa Bortoni (UNIFEI), Janir Alves Soares (UFVJM) e Carlos André Bulhões Mendes (UFRGS).

Nenhum dos dirigentes consultou a comunidade acadêmica sobre a desfiliação.

Em documento enviado à associação, os cinco justificaram a decisão afirmando que nunca foram aceitos pelos os membros da Andifes.

Os requerentes, desde que assumiram as elevadas funções de reitores das suas respectivas Universidades, procuraram uma aproximação com a Andifes, não só como forma de fortalecer a entidade representativa dos reitores das Universidades Federais, mas, também, com o objetivo de conhecer os colegas e com eles estabelecer um diálogo construtivo e de troca de informações. As tentativas, registre-se com pesar, jamais foram frutíferas, já que nunca nos sentimos aceitos e acolhidos, quer pelo fato de que não fomos os “primeiros da lista tríplice”, como também por não nos portarmos, publicamente, hostis ao atual Governo Federal. Na verdade, Vossa Magnificência chegou a declarar, publicamente, que estava “guardando” o lugar dos “reitores eleitos e não empossados”, manifestação que materializou, com rara grosseria, a hostilidade com que temos sido tratados na entidade. Mais não se faz necessário!”, diz um trecho da carta.

Todos esses reitores que pediram desfiliação ficaram ou em segundo ou em terceiro lugar nas eleições para reitoria dessas universidades. Até o momento, Bolsonaro já nomeou 19 reitores de universidades federais que não foram os mais votados nas eleições internas das instituições, rompendo uma tradição que vigorava desde o final dos anos 1990.

A Andifes representa dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), 2 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 68 universidades federais – localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal.

A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação) se pronunciou em nota afirmando que “a ação deste pequeno grupo de reitores introduz perigosa partidarização e consequente enfraquecimento das nossas instituições federais de ensino”.

Leia nota divulgada pelo Proifes:

Nota PROIFES-FEDERAÇÃO sobre a proposta de ruptura na ANDIFES

A Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior, Andifes, criada em 1989, já como expressão da redemocratização do país, constituiu-se desde então em um dos pilares da defesa da universidade pública federal.

Autônoma e democrática, a Andifes reúne o conjunto dos reitores das universidades federais para promover a interlocução destas instituições com o governo, com a comunidade acadêmica e com a sociedade.

O anúncio de cisão nesta entidade, patrocinada por um grupo minoritário formado por cinco reitores, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), conforme anunciam em ofício tornado público em 24 de julho de 2021, sob a alegação de pouca afinidade com os demais sessenta e cinco reitores. Não por acaso são todos deste grupo de cinco reitores foram nomeados pelo atual presidente da república sem respeitar o nome escolhido pela comunidade.

A ação deste pequeno grupo de reitores introduz perigosa partidarização e consequente enfraquecimento das nossas instituições federais de ensino.

As mais importantes características da ANDIFES são a sua independência em relação aos governos, o compromisso de defesa da universidade pública, sua autonomia e liberdade para a produção do conhecimento.

A cisão proposta expõe a visão deste pequeno grupo, de criar nova entidade como uma premoção, submissa aos ditames do governo federal e constituída por pessoas de confiança do governante e não por representantes das universidades.

Diante deste grave precedente, o PROIFES-Federação repudia esta proposta e conclama os e as docentes das universidades alcançadas por esta ruptura para que se posicionem de modo fortemente contrário a esta proposição, e que os conselhos superiores destas instituições não reconheçam como legítima esta proposta de submissão das universidades federais ao apetite político partidário e contrária aos interesses da sociedade.

Fonte: Saiba Mais/RN

sexta-feira, 30 de julho de 2021

ALEXANDRIA SERÁ CONTEMPLADA COM UM CAMPI DO IERN (Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação)


O governo do Rio Grande do Norte vai criar o Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN).

O projeto faz parte do Programa Nova Escola Potiguar, que foi anunciado nesta sexta-feira (30) e prevê a construção de 10 novas escolas, a reforma de pelo menos 60 e a recuperação de outras 100 em todo o estado até o final de 2022.

O programa terá um recurso de aproximadamente R$ 400 milhões. Deste valor, R$ 280 milhões são em precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundef). Os outros R$ 120 milhões são recursos próprios do Governo do Estado.

O Programa Nova Escola Potiguar possui cinco eixos, sendo o primeiro deles o IERN, que terá o mesmo modelo dos Institutos Federais (IFs), segundo o Executivo. Os novos campi serão construídos e mantidos pelo Estado.

Os primeiros municípios a receberem unidades do IERN serão: Natal, Touros, São José de Mipibu, Tangará, Santana do Matos, Jardim de Piranhas, Campo Grande, Umarizal, Alexandria, São Miguel, Mossoró e Areia Branca.

Fonte: G1/RN

GOLPISTA PAGA DÍVIDA COM NOTA DE R$ 420 E AINDA RECEBE TROCO


Um golpista de Unaí, em Minas Gerais, foi preso após pagar um empréstimo que havia feito a um idoso de 72 anos com uma nota falsa de R$ 420. Ele havia pegado R$ 100 emprestado, e convenceu o senhor de que a nota era verdadeira e ainda recebeu R$ 320 de troco.

A falsa nota tinha desenho do bicho-preguiça e de folhas de maconha.

De acordo com a polícia, o idoso estranhou a nota de R$ 420 e disse ao golpista que nunca tinha visto a cédula, mas ele falou que tinha acabado de sacar do caixa eletrônico de um banco em Unaí, ludibriando o idoso.

Quando souberam do golpe, os policiais foram procurar o criminoso, que morava nos arredores, e na varanda de sua casa já encontraram um pé de maconha. Dentro da casa havia um tablete de maconha, porções da droga separadas para venda e R$ 56.

O homem preso estava em liberdade condicional e, segundo a polícia, já tinha passagem por roubo e receptação.

Fonte: G1

quinta-feira, 29 de julho de 2021

“NÃO HÁ MERITOCRACIA SEM DIREITOS IGUAIS”: O DESABAFO DO JOVEM QUE FICOU FAMOSO AO PASSAR EM MEDICINA ESTUDANDO SEM LUZ ELÉTRICA


A vida de Matheus de Araújo Moreira Silva, de 26 anos, mudou drasticamente no último mês.

O jovem morador de uma comunidade quilombola de Feira de Santana, na Bahia, realizou seu grande sonho: começou a cursar Medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, depois de quatro anos tentando ser aprovado no curso.

"Estudei. Resisti. Consegui", escreveu Matheus em seu Instagram para comemorar.

Com isso, Matheus se tornou uma espécie de minicelebridade. Ele tem dado entrevistas praticamente diárias a respeito de como conseguiu tirar a nota quase máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ser aprovado em um curso concorrido de uma universidade federal, mesmo tendo estudado por conta própria, em uma casa sem energia elétrica e sem acesso à internet. Mas a fama tem sido agridoce, diz Matheus.

Ele diz que é bom poder servir de exemplo para outros que estudam em condições adversas e que não se acham capazes de chegar à faculdade.

Fonte: BBC/Brasil
MATÉRIA COMPLETA CLICK AQUI

CIED COMPLEXO HOSPITALAR ALEXANDRIA

Dr. Jarismar Gonçalves, Gastro e Proctologista, estará atendendo no Complexo CIED dia 30/07. (Sexta feira)

Realizando exames de : Endoscopia Digestiva, Colonoscopia e Retossigmoidoscopia.

Para mais informações e agendamentos: (84) 99667 0006 e (84) 33812981

PREFEITO DE JOÃO DIAS/RN RENUNCIA AO CARGO


Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido por Marcelo Oliveira(PP) renunciou ao cargo de prefeito da cidade de João Dias, na região do Oeste Potiguar. A renúncia foi protocolada na Câmara Municipal na última sexta-feira (23 de julho), porém publicada terça-feira(27) no Diário Oficial da FECAM, e também da FEMURN.

Entretanto, Marcelo já estava licenciado do cargo desde o mês de maio, alegando questões de saúde, e desde então,  sua vice, a advogada Damária Jácome de Oliveira, também do PP, passou a responder interinamente pelo comando administrativo do município.

Agora ela assume o cargo em definitivo. 

A chapa Marcelo/Damária venceu a Prefeitura de João Dias no pleito de 15 de novembro de 2020, pelo Progressistas, conquistando 1.366 votos(o equivalente a 50,86% dos votos válidos). Na ocasião, eles derrotaram a então prefeita e candidata à reeleição, Dra. Tássia(PSD), que obteve 1.320 votos(49,14%). Uma diferença de apenas 46 votos.

CAIXA PAGA HOJE AUXÍLIO EMERGENCIAL A NASCIDOS EM NOVEMBRO (Beneficiários do Bolsa Família com NIS 9 também recebem hoje)

 

Trabalhadores informais nascidos em novembro recebem hoje (29) a quarta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 9 poderão sacar o benefício.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 28 de julho de 2021

CIRO ASSINA TERMO DE POSSE NA CASA CIVIL E JÁ DESPACHA NO PLANALTO

 

O senador Ciro Nogueira assinou nesta quarta-feira (28) o termo de posse como novo ministro da Casa Civil, ocupou o gabinete do antecessor, Luiz Eduardo Ramos, e já despacha no Palácio do Planalto. A posse, porém, só deve ocorrer na próxima terça-feira.

A antecipação da assinatura se deu por dois motivos. Primeiro, porque pela manhã ele deu posse a sua suplente no Senado, sua mãe, Eliane Nogueira. Segundo, porque Ciro segundo todos seus interlocutores diretos já havia desde segunda-feira começado a operar politicamente no cargo. Hoje, sua secretária também já despachava no Planalto. Ele também já convidou dois servidores do Congresso para trabalhar com ele. Por ora, o atual secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Assunção, permanecerá no cargo.

Fonte: CNN Brasil

BOLSONARO VOLTA A DIZER QUE VAI VETAR APENAS ‘EXCESSO’ DO FUNDO ELEITORAL

O presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que vetará apenas o “excesso” do fundo eleitoral, cerca de R$ 2 bilhões de reais dos R$ 5,7 bilhões aprovados pelo Congresso em dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para justificar o ato, citou novamente projeção incorreta para a inflação e distorceu informações sobre a lei que regulamenta o financiamento de campanhas. Ele disse ser obrigado a conceder um reajuste mínimo de acordo com a correção monetária do período.

“Toda vez que tem eleições, o que a lei manda fazer? Pegar o valor anterior, botar inflação em cima, é o novo Fundão. Então, no caso desse, eu não posso vetar, porque se eu vetar, eu estou deixando de cumprir a lei de 2017. Neste caso, no Fundão, extrapolaram. Então eu posso vetar. Vetar o que? O excesso”, disse nesta terça-feira (27) em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

Apesar da justificativa utilizada pelo presidente, não há obrigação por parte da Presidência da República de reajuste mínimo do chamado Fundão pela inflação. Se Bolsonaro confirmar o veto à regra aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o valor ficará em aberto. Segundo determina e legislação, o governo e os parlamentares deverão estabelecer o gasto com as campanhas no ano que vem de acordo com o seguinte cálculo: usar o valor dos impostos arrecadados com o fim da propaganda partidária, calculado em R$ 803 milhões no ano que vem, mais um porcentual não definido da reserva destinada às emendas parlamentares de bancada, cuja somatória deve chegar a R$ 8 bilhões no próximo ano.

Conforme informou o Broadcast Político, o valor do chamado Fundão ajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) projetado para 2021 e 2022, seria de R$ 2,197 bilhões, bem inferior aos “quase R$ 4 bilhões” estimados pelo presidente. O cálculo, realizado por técnicos do Congresso Nacional, tem como base os R$ 2,035 bilhões a que os partidos tiveram direito no ano passado para as eleições municipais.

O presidente tentou se defender de críticas com relação a seus vetos, já que parlamentares como o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), o desafiaram a vetar o Fundão de forma integral. O chefe do executivo manteve o discurso de que incorreria em crime de responsabilidade, caso retirasse os recursos para financiamento de campanhas da previsão orçamentária de 2022.

Fonte: Novo Jornalismo/Natal

terça-feira, 27 de julho de 2021

POTIGUAR ITALO FERREIRA CONQUISTA O 1º OURO DO BRASIL NOS JOGOS DE TÓQUIO

O otimismo com a 'Brazilian Storm' nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 era grande, tendo em vista que os últimos dois campeões mundiais de surfe estavam em ação. Mas era preciso mostrar na água que o favoritismo atribuído a eles também era justificado. E o potiguar Italo Ferreira mostrou porque está entre os melhores surfistas da atualidade.

Em uma final de alto nível contra o japonês Kanoa Igarashi, Italo conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil em Tóquio, por 15.14 x 6.60, a primeira do surfe, estreante no programa olímpico. Já Gabriel Medina chegou até a semifinal, mas acabou derrotado pelo australiano Owen Wright (11.97 x 11.77).

"Muito feliz. Foi um dia incrível, especial, trabalhei muito para isso e acreditei. É incrível (ser o primeiro campeão olímpico do surfe)", disse feliz o primeiro campeão olímpico de surfe.

Nas quartas de final, Italo Ferreira pegou uma onda quase perfeita (9.73) logo no início da bateria e, com uma vantagem confortável, eliminou o japonês Hiroto Ohhara (16.30 x 11.90). O adversário da semifinal foi o australiano Owen Wright, e aí o equilíbrio foi a tônica da bateria. Tanto é que eles ficaram empatados com 11.00 pontos durante parte do tempo. No fim, vitória do brasileiro: 13.17 x 12.47.

Na decisão, contra o japonês Igarashi, Italo dominou desde o início, conseguindo boas notas, enquanto o adversário não encontrou boas ondas.

Já Gabriel Medina passou pelo francês Michel Bourez nas quartas-de-final em uma série que estava tranquila até os minutos finais, mas que terminou mais apertada (15.33 x 13.66). Na semifinal, contra Igarashi, Medina conseguiu surfar duas ótimas ondas na primeira metade: 8.43 e 8.33. Mas o japonês fez 9.33 a pouco mais de três minutos do fim e superou o brasileiro.

Inicialmente, a competição de surfe não estava prevista para ser finalizada nesta terça-feira, 27. Mas os organizadores acabaram antecipando a programação devido ao tufão Nepartak, que chegou a Tóquio e aos arredores da capital japonesa.

Fonte: Portal Grande Ponto

segunda-feira, 26 de julho de 2021

ÍTALO FERREIRA AVANÇA E GARANTE, AO MENOS, UM BRONZE PARA O BRASIL


O potiguar Ítalo Ferreira garantiu presença na disputa das semifinais da disputa do surfe da Olimpíada de Tóquio (Japão) e, com isso, garantiu ao Brasil, ao menos, uma medalha de bronze na modalidade. Isto acontece porque, também na noite desta segunda-feira (26) na Praia de Tsurigasaki, Gabriel Medina também avançou.

Como Ítalo e Medina estão em chaves diferentes, na pior das hipóteses, caso os dois percam nas semifinais, o Brasil garante um bronze. Já no caso de vitória de ambos na próxima fase, o país consegue um ouro e uma prata.

E a classificação dos brasileiros aconteceu em um cenário bem diferente do visto nos últimos dias. A aproximação de um Tufão da costa do Japão trouxe chuva e fez com que o mar subisse muito, oferecendo aos atletas melhores condições de competição.

As semifinais e a final do surfe masculino acontecem na madrugada desta terça-feira (27).

Fonte: Agência Brasil

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA RN QUE LIGA AS CIDADES DE ANTÔNIO MARTINS/ALMINO AFONSO

 

O médico Francisco Diassis Fernandes,  sofreu um acidente na rodovia que liga a cidade de Almino Afonso ao município de Antônio Martins.

Conforme as informações, um outro veículo modelo TCross, placas de Pau dos Ferros, que era dirigido por Mazinho Diógenes, ao tentar ultrapassar um outro veículo, chocou-se com um carro tipo Toro, que era conduzido pelo médico.

A vítima, Mazinho Diógenes, residente na cidade de José da Penha, morreu no local. Francisco Fernandes foi inicialmente atendido no Hospital de Almino Afonso e em seguida transferido para Mossoró, mas o quadro clínico estável.

O deputado estadual e também médico Dr. Bernardo, enviou áudio tranquilizando os familiares de Francisco Fernandes, dando conta que aparentemente o mesmo teria sofrido fraturas que não colocam a vida do médico em risco.

Daqui, enviamos nossas orações para o pleno restabelecimento da saúde de Francisco Fernandes e aos familiares da vítima, nossas condolências pelo fatídico ocorrido que ceifou a vida do outro motorista.

Fonte:RN Política em Dia

FÁBIO FARIA LIBERA R$ 10 MILHÕES PARA CONEXÃO DE INTERNET EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO RN


O ministro das Comunicações, Fábio Faria, liberou nesta segunda-feira (26), em Natal-RN, recursos na ordem de R$ 10 milhões para conclusão do Projeto Infovia Potiguar. A cerimônia contou com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz, representando as instituições de ensino no Estado, que serão beneficiadas.

O Projeto Infovia Potiguar fortalece a inclusão digital na rede de instituições de educação. São sete redes metropolitanas contempladas, recebendo a instalação de fibra ótica para conexão de alta qualidade: Mossoró, Caícó, Currais Novos, Santa Cruz, Açu/Ipanguaçu, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, João Câmara e Pau dos Ferros.

“A materialização do projeto Infovia Potiguar começa pelo Setor Leste - composto pelo trecho João Câmara-Ceará Mirim e pelas redes metropolitanas de João Câmara, Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante - que deve ser concluído em agosto de 2021. Em outubro, será entregue o Setor Oeste - formado pelo trecho Pau dos Ferros-Mossoró e pela rede metropolitana de Pau dos Ferros. Nesse município, serão 25 pontos com conexão”, informou o ministro Fábio Faria.

Na lista de entidades beneficiadas estão oito escolas, unidades de saúde, complexo penal, as universidades Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Federal Rural do Semiárido (UFERSA), o Instituto Federal (IFRN) e órgãos da administração pública.

O Infovia Potiguar é desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do Ministério das Comunicações (MCom). Com a instalação da rede de fibra ótica no interior do estado, a velocidade da conexão deve chegar 100 Gbps (Gigabits).

Fonte: Portal Grande Ponto

ALEXANDRIA PERDE DONA SONIA TAVARES

 

ALEXANDRIA/RN - Amanhecemos com uma notícia muito triste, perdemos a grande mestra SÔNIA TAVARES. 

Fomos vizinhos por um longo período, e sempre que nos falávamos, ela demonstrava todo seu amor e carinho por nossa Alexandria.

Se vai uma grande dama.

Alexandria fica mais pobre, em todos os sentidos.

Albinha, Maria de Jesus e demais familiares, nossos sentimentos sinceros pela perda irreparável.

Deixo, finalizando minha homenagem, uma poesia da autoria da Professora Sônia Tavares que ela me apresentou em novembro de 2013.

A BARRIGUDA

Sérreo gigante abrupto
Eternamente erguido
Fitando sem cessar
O infinito luzente

Evocas-me um herói
Na peleja aguerrido
Oh! legendário marco histórico imponente

Atalaia sem par do sertão ressequido
Sempre impassível
Sempre a tudo indiferente
Teu ser na abstração de aspecto indefinido
Imutável será preso à Terra e silente

Dominas na tua distância
O tabuleiro e a selva
Em todo e mais além
Saturado de relva
Té pelas vastidões de paragens extensas

Turíbulo de Deus
Teus fum alvo e cheiroso
Aos páramos se eleva
Acima magestoso
De toda "Barriguda"
Esta ribeira incensas

domingo, 25 de julho de 2021

REBECA ANDRADE DÁ SHOW EM TÓQUIO E SE CLASSIFICA PARA TRÊS FINAIS

Foto: Gaspar Nóbrega/COB

A ginasta brasileira Rebeca Andrade, de 22 anos, se garantiu na manhã deste domingo (25) em três finais no Centro de Ginástica de Ariake, em Tóquio.

A atleta estará na disputa da medalha no individual geral da Olimpíada, competição na qual passou na segunda posição, com 57,399 pontos, atrás apenas da super favorita Simone Biles. No salto, Rebeca foi a terceira melhor com a média de 15,100 pontos nos dois saltos. No solo, com a apresentação embalada pela música do Baile de Favela, ela obteve a nota 14,066 pontos, ficando somente um décimo atrás da líder, a italiana Vanessa Ferrari.

A primeira final da Rebeca será na quinta-feira (29), às 07h50 (horário de Brasília), no individual geral. As medalhistas no salto serão conhecidas no próximo domingo (1º de agosto) e as melhores do solo brigarão pelas medalhas no dia 2 de agosto.

Fonte: Agência Brasil

SEMENTES MISSIONÁRIAS

 

ALEXANDRIA/RN - De taipa produções artísticas, deu início ao seu quarto Documentário no Município de Alexandria. 

O Documentário, conta a trajetória das freiras no sertão Nordestino; uma narrativa emocionante contada desde a sua terra natal Colômbia, até a chegada na cidade de Alexandria.  

A equipe entrevistou a freira Maria Iolanda e a freira Ana Cecília. 

O cineasta Crejy Lee almeja a produzir mais Documentários na terrinha.

Pela primeira vez a produtora trabalha com 2 produções durante no mesmo ano.


CIED COMPLEXO HOSPITALAR ALEXANDRIA

O cuidado com as doenças que acometem os olhos e a visão são conduzidos pela Oftalmologia. Especialidade que tem sua assistência prestada em consultórios e também em unidades hospitalares como o CIED – com foco cirúrgico – e que atua também em estruturas próximas aos olhos, como os órgãos do aparelho lacrimal.

Acompanhe nosso calendário semanal, programe-se e venha para uma consulta com o Dr. Hudson Coriolano!

ATENDIMENTO NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 26/07.

NESTE SÁBADO (24), EM ALEXANDRIA, GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA ENTREGA ESCOLAS REFORMADAS (Investimentos de R$ 3,8 milhões)

 

ALEXANDRIA/RN - Na cidade, duas escolas foram beneficiadas com ampliações, reforma e novos equipamentos que somam R$ 3,8 milhões.

Escola Estadual Dinarte Mariz

A primeira escola estadual contemplada visitada na cidade foi a Dinarte Mariz na qual os recursos de R$ 1,7 milhão beneficiaram 131 alunos do 1° ao 9° ano, estudantes em tempo integral, e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). A escola fundada em 1958 agora possui 6 salas de aula teóricas, 2 laboratórios de aulas práticas e todos os seus setores foram reformados e dotados de acessibilidade.

Na ocasião, a governadora entregou as chaves da escola à professora Filomena, dizendo-se "grata por finalmente entregar a Alexandria uma escola à altura do seu povo".

Escola Estadual Waldemar de Sousa Veras

Responsável pelo ensino de 353 estudantes do 6° ao 9° ano, a Escola Estadual Waldemar de Sousa Veras foi outra beneficiada com o montante de R$ 2 milhões em uma obra já concluída que promoveu acessibilidade em 5 salas de aulas teóricas, 2 laboratórios para aulas práticas. Os demais ambientes necessários ao ensino fundamental também foram reformados ou ampliados e equipamentos novos estão para serem entregues.

O prédio de 86 anos, é tombado pela Fundação José Augusto, por sua importância cultural para Alexandria e para o Rio Grande do Norte. A reforma manteve as características arquitetônicas da escola, e deixou ainda mais belo o prédio histórico.

A diretora da unidade, Maria José Formiga disse que “a reforma era um sonho e será um grande estímulo à comunidade escolar”. Ela agradeceu à governadora “a primeira grande reforma da escola”.

George Veras e Júnior Abrantes, familiares do patrono da escola Sousa Veras, e o desembargador Expedito Ferreira de Sousa, participaram do evento ao lado da prefeita Jeane Ferreira (Alexandria) e da sua vice-prefeita Rosângela.











sexta-feira, 23 de julho de 2021

NOVO ENSINO MÉDIO TERÁ ALUNO PROTAGONISTA E CURRÍCULO MAIS FLEXÍVEL; ENTENDA AS MUDANÇAS

Previsto para começar em 2022, o chamado Novo Ensino Médio começará a ser implementado de forma gradativa em todo o Brasil e prevê grandes mudanças em relação ao formato atual. As principais redefinições passam por um currículo mais flexível e um estudante muito mais protagonista nas decisões.

Quem dá detalhes sobre o tema é a diretora do Colégio Contemporâneo, Marianny Andrade. “O novo Ensino Médio vai promover uma mudança principalmente no currículo. O aluno vai estar como protagonista, ele vai estar no centro desse currículo do Ensino Médio”, explicou a diretora em entrevista ao Hora Extra da Notícia, da 91.9 FM, nesta sexta-feira (23).

Ela esclarece que as disciplinas tradicionais (base comum) vão continuar existindo e todos os alunos vão precisar cursar. No entanto, a grade horária será complementada com uma “base flexível” que poderá ser por área de conhecimento ou interdisciplinar. Desse modo, o currículo será formado por disciplinas eletivas e por disciplinas optativas, que podem ser oficinas, por exemplo.

“Nós vamos trazer o aluno pra junto, entender quais as necessidades dele e o que ele espera desse Ensino Médio, para que a gente possa criar juntos esse currículo flexível”, destaca Marianny.

A mudança, porém será gradativa, mas é necessário planejamento, para que, como diz a Marianny, “a escola possa fazer sentido para os alunos”. As novas diretrizes só serão implementadas nos alunos que estiverem entrando no ensino médio a partir de 2022. Os demais, que já estão no ensino médio hoje, continuarão no formato tradicional. Desse modo, o nono ano de hoje vai ser a primeira série de 2022 que vai contar com o currículo do Novo Ensino Médio.

No Colégio Contemporâneo, por exemplo, a diretora explica que será adicionada a disciplina “Projeto de Vida”. Embora a escola já incentive os alunos a trilharem seus próprios caminhos, a disciplina virá oficialmente formatada de um modo que se fortaleça o aluno para o autoconhecimento e que ele entenda as diferentes realidades do mercado de trabalho.

“O aluno vai entendendo e construindo seus objetivos. Lógico, eles são novos ainda e isso pode mudar, mas é uma construção que vai acontecer nessa disciplina de Projeto de Vida”, pontua.

A tendência, segundo Marianny, é que os alunos optem pela inclusão de disciplinas ligadas à tecnologia em razão de os estudantes estarem muito bem adaptados e inseridos nos avanços do mundo tecnológico.

“A gente entende que vai aumentar o engajamento desse aluno, ele vai se interessar mais, porque ele construiu o currículo junto com a gente e, aumentando o engajamento, a gente sabe que aumenta o rendimento do aluno”, conclui.

A partir desta sexta-feira (23), os alunos do Contemporâneo começaram responder a um questionário online no qual vão falar como aprendem mais e o que gostariam de estudar na escola. O Novo Ensino Médio é previsto pela Lei Federal nº 13.415/2017.

Fonte: Portal Grande Ponto

SABADÃO IMPERDÍVEL NA REUNIDAS EM CATOLÉ DO ROCHA

 


quinta-feira, 22 de julho de 2021

TEM ANGIOLOGISTA AMANHÃ (23) NO CIED COMPLEXO HOSPITALAR ALEXANDRIA

Tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos e vasos linfáticos, como varizes, aneurismas e obstruções arteriais.

Realizando o tratamento de condições como a arteriosclerose, que é o excesso de gordura nas artérias que acaba por dificultar a circulação sanguínea; a insuficiência vascular cerebral, que pode ser uma das causas do AVC, porque é uma doença caracterizada pela obstrução de alguns vasos sanguíneos no cérebro; a trombose, que é um problema na coagulação do sangue; o aneurisma arterial, que acontece quando as artérias ficam tão dilatadas que há risco de ruptura; a estenose arterial, que é um estreitamento no calibre da artéria; e a vasculite, que é a inflamação dos vasos sanguíneos.

Acompanhe nosso calendário semanal, programe-se e venha para uma consulta com Dr. Frankly Andrade!

TAPA BURACOS NA RN-079

 

ALEXANDRIA/PAU DOS FERROS - Equipe começa o "tapa buracos" na RN-079 que liga as cidades de Alexandria/Pau dos Ferros.

Os motoristas que precisam trafegar diariamente por essa estrada sabem dos perigos que correm, em virtude da presença de muitos buracos.

Uma parte dos buracos já havia sido tapados.

Hoje (22), depois de algum tempo, continua o tapa buracos.

Coincidência ou não, essa ação acontece na antevéspera da visita da Governadora Fátima Bezerra à Alexandria. 

Segundo informações, repassadas ao blog, a Governadora pernoitará sexta-feira na cidade de São Miguel/RN e na manhã do sábado virá para Alexandria.


CONTRA MARINHO, GUEDES E FARIA ARTICULARAM IDA DE CIRO PARA CASA CIVIL

A articulação para levar o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil foi liderada, nos bastidores, por dois ministros do governo: Paulo Guedes, da Economia, e Fábio Faria, das Comunicações.

Os dois se uniram para evitar que um inimigo político em comum fosse promovido pelo presidente Jair Bolsonaro para a Casa Civil: o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Bolsonaro decidiu sacar o general Luiz Eduardo Ramos da Casa Civil após caciques do Centrão, entre eles, o próprio Ciro Nogueira, intensificarem as reclamações contra o militar.

Nogueira, particularmente, ficou irritado com a autorização de um empréstimo de R$ 800 milhões do Banco do Brasil para o Piauí, estado governado por Wellington Dias (PT), adversário do presidente do Progressistas.

Com a decisão de tirar Ramos, alguns auxiliares de Bolsonaro tentaram convencer o presidente a transferir Marinho para a Casa Civil. Foi aí que os ministros da Economia e das Comunicações resolveram se unir.

Ambos são adversários de Marinho. Guedes, por divergências na área econômica. Faria disputa com Marinho o apoio de Bolsonaro ao Senado, pelo Rio Grande do Norte, em 2022.

Para evitar que Marinho fosse promovido, Guedes e Faria sugeriram a Bolsonaro o nome de Ciro Nogueira. Para isso, o chefe da equipe econômica topou, até mesmo, perder o controle das políticas de Emprego e Renda.

Fonte: Metrópoles 

GOLPISTA É ENGANADO PELA VÍTIMA E DEPOSITA DINHEIRO PARA RECARGA DE CELULAR NA BAHIA


Um criminoso tentou aplicar um golpe por um aplicativo de mensagens com o intuito de roubar mais de R$ 2 mil de uma mulher, enquanto se passava pelo filho dela.

O que o golpista não sabia é que a baiana Erica Soledade já havia sido abordada por outros bandidos que tentaram fazer a mesma coisa com ela. Assim, já experiente na lida com essa tentativa de golpe por WhatsApp, ela decidiu interagir com o suspeito — e até conseguiu que ele colocasse crédito no seu celular.

De acordo com Lucas Soledade, filho de Érica, o intuito era fazer o criminoso ter confiança de que a mãe faria a transferência solicitada.

"Por coincidência meu filho estava em casa. A gente começou a dar assunto e a alimentar a situação para tentar pegar ele, porque estava sendo muito corriqueiro. Tentamos reverter a história e decidimos pedir dinheiro para ele (criminoso)", explica Erica.

"Ela (mãe) ficava falando que estava sem crédito, que precisava de dinheiro para botar crédito, pois só conseguiria fazer a transferência quando chegasse em casa", comenta.

Ainda de acordo com Lucas, o golpista acreditou na história contada por Érica e decidiu colocar crédito no celular da mãe dele para poder roubar os R$ 2.350,00 que havia solicitado na tentativa de golpe.

Fonte: G1/BA

quarta-feira, 21 de julho de 2021

REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL DINARTE MARIZ

 

ALEXANDRIA/RN - Nova Escola Estadual Dinarte Mariz deve ser inaugurada e entregue a comunidade neste próximo sábado (24).

A Escola passou por uma reforma e ampliação. Ganhou novos espaços; dentre eles, uma quadra de esportes, um laboratório de ciências, uma cozinha moderna e novas salas de aulas amplas e climatizadas.

Alunos, professores e demais funcionários poderão desfrutar de um novo ambiente, muito agradável, para desenvolverem suas atividades.

Segundo nos informou a atual gestora; a Governadora Fátima Bezerra deverá vir a Alexandria para a inauguração.





terça-feira, 20 de julho de 2021

DEPUTADO FEDERAL BENES LEOCÁDIO DESTINA EM 2021 MAIS 500 MIL PARA A SAÚDE DE ALEXANDRIA

 

ALEXANDRIA/RN - Ao final da nossa live no instagram nessa terça-feira (20) com o Deputado Federal Benes Leocádio (Republicanos), o mesmo citou que destinou mais 500 mil reais para a saúde de Alexandria em 2021, assim distribuídos:

150 mil para o Hospital Joaquina Queiroz
150 mil para o Hospital Guiomar Fernandes
200 mil para A Secretaria de Saúde , ajudando a custear a atenção básica 

Benes Leocádio cogita ser o candidato ao Governo do Estado do RN apoiado pelo bloco oposicionista do Governo Fátima Bezerra.

O GRILO VAI CANTAR MAIS ALTO

 

O cantor alto-oestano potiguar Felipe Grilo, assina contrato com uma das maiores gravadoras de músicas sertaneja do país, a Worshow. Agora seu talento será ouvido mais alto nesse brasilzão.

A Workshow gerencia agenda de shows de Marília Mendonça , Gustavo Lima e muito mais...


segunda-feira, 19 de julho de 2021

JUSTIÇA NEGA HABEAS CORPUS PARA DJ IVIS

A Justiça negou o pedido de liberdade ao produtor musical DJ Ivis. O artista está presos desde a último quarta-feira (14) após ter sido acusado de agredir a ex-mulher, a arquiteta e influenciadora Pamella Holanda.

O jornalista Léo Dias, do portal Metrópoles, mostra o DJ Ivis já de cabeça raspada e visivelmente abatido. O acusado está preso Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz, no Ceará.

O DJ é acusado de agressão após ter vídeos divulgados em que aparece espancando Pamella Holanda. Nas cenas, Mel, a filha de 9 meses do casal, também está presente.

Fonte: Novo Jornalismo/Natal

AMANHÃ ÀS 18:00h NO INSTAGRAM DO BARRIGUDA NEWS

 

ALEXANDRIA/RN - Amanhã estaremos entrevistando (LIVE) no instragram do Barriguda News, o Deputado Federal Benes Leocádio (Republicanos/RN).

Benes foi o Deputado Federal mais votado nas últimas eleições.

Em Alexandria contou com o apoio do Ex-prefeito Nei Moacir e do Vereador Teixeira Figueiredo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...