domingo, 4 de agosto de 2019

MASTITE

Mastite ou empedramento do leite, é uma inflamação acompanhada ou não de infecção mamária, presente em 10% das mulheres que estão amamentando (mastite puerperal), porém podendo ocorrer em mulheres na menopausa devida à uma inflamação crônica das mamas, já em mulheres saudáveis, a mastite é rara.

Dentre os sintomas mais comuns, estão: eritema (vermelhidão), dor tipo ardor local, diferença de tamanhos das mamas, febre, calafrios e secreção expelida pelos mamilos.

O diagnóstico é feito por ginecologista, mastologista ou clínico geral através de exame físico, amostra de leite materno para cultura, hemograma e exames de imagens como ecografia e mamografia.

O tratamento requer uso de antibióticos, analgésicos e cuidados durante a amamentação que compreende uma higiene rigorosa antes e após o bebê “pegar” o bico do peito.

Convém esclarecer que é importante não suspender a amamentação numa mastite e, se necessário, deve-se usar bomba de esvaziamento do leite materno além do uso de compressas de água morna que podem aliviar a dor local e a sensação de compressão das mamas afastadas.

A prevenção é o melhor remédio: não deixar intervalo muito grande entre as mamadas; amamente sempre alternando as mamas, drene o leite após a amamentação, hidrate os mamilos e tome bastante líquidos!!!

Dr. Edinaldo Almeida – Cirurgião Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...