quarta-feira, 3 de julho de 2019

SAIBA O QUE É A GENGIVITE E O QUE FAZER PARA EVITÁ-LA

Por Golgate


Quando bate aquela preguiça de escovar os dentes e passar o fio dental, lembre-se do que você vai ler a seguir. A gengivite, uma inflamação da gengiva, é o estágio inicial da doença da gengiva e pode ser evitada com uma boa higiene bucal.

A gengivite tem como causa direta a placa, uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma constantemente nos dentes e na gengiva. Se não for removida diariamente por meio da escovação do uso de fio dental, ela produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva, causando a gengivite.

Nessa fase, os danos ainda podem ser revertidos, já que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. O problema deve ser eliminado com uma limpeza profissional no consultório do dentista, acompanhada de escovação e uso de fio dental diários.

Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite, que causa perda de tecido e osso de forma de forma permanente. Ao longo do tempo, se não tratado, o quadro se torna mais severo, chegando ao terceiro estágio, a periodontite avançada, em que o dente pode ficar mole e se movimentar, afetando a mordida e a alimentação.

Como prevenir a doença

Os sintomas clássicos da gengivite são gengiva vermelha, inchada e sensível, que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, dando aos dentes uma aparência alongada. Além disso, a doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, acumulando restos de comida e placa. Algumas pessoas também têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca mesmo quando a doença não está em estágio avançado.

Para evitar esses problemas, uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois a placa pode se acumular e endurecer (ou, ainda, tornar-se tártaro). Apenas o dentista pode removê-la.

Além disso, é fundamental escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, limpar bem entre os dentes com o uso de fio dental, manter uma dieta equilibrada e visitar o dentista regularmente.

A remoção da placa durante a escovação e o uso do fio dental é fundamental para evitar a doença periodontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...