segunda-feira, 1 de junho de 2015

UMARIZAL/RN: Diaconia e comunidade se mobilizam contra os impactos ambientais do lixão

Na semana em que destaca o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho), a ONG Diaconia se une à Associação Comunitária do Assentamento Remédio, município de Umarizal, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema das Mudanças Climáticas, em mais uma edição da Semana do Meio Ambiente (SEMEIA).

Em Umarizal, a situação alarmante é do lixão da cidade, trazendo danos como a queima ilegal dos resíduos e a possível contaminação dos reservatórios de água das comunidades vizinhas, principalmente o Assentamento Remédio, localidade que sofre mais diretamente com impactos ambientais.

As consequências incluem: insuficiência respiratória provocada pela poluição atmosférica, proliferação de insetos e doenças na população. “Além disso, em épocas de estiagem prolongadas, os fortes ventos levam restos dos resíduos sólidos, como papéis, plásticos, papelões, para áreas próximas a casas dos moradores”, acrescenta o tecnólogo em Saneamento Ambiental Raimundo Oberlandio Costa, em artigo publicado já em 2013.

“Já tratamos deste assunto na 1ª Semeia e nada foi resolvido; novamente fomos solicitados pela comunidade a fazer uma nova abordagem. Queremos, ao final, que a comunidade acione o Ministério Público do RN, mas que tenha o total apoio da sociedade, pois este problema não é só deles, e sim de todos de Umarizal”, destaca a assessora político-pedagógica Ana Paula Gomes.

A 7ª SEMEIA acontece durante esta segunda e terça-feira (1 e 2), na Associação Comunitária do Assentamento Remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...