sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Ensino médio do RN é o pior do Brasil; ensino fundamental está entre piores


Os quase 500 dias sem aulas presenciais deixaram marcas fortes na rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte. Pelos números divulgados nesta sexta-feira (16), os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostraram o RN em último lugar no ensino médio e nas piores colocações do ensino fundamental, tanto nos anos iniciais, quanto nos anos finais.

No ensino médio, por exemplo, o Rio Grande do Norte teve 2,8 de nota. O segundo pior foi o Pará, com 3 e o Amapá, com 3,1.

Nos anos finais do ensino fundamental, o RN teve a nota de 4,4, empatado com o Pará e a frente apenas do Maranhão (4,3) e Amapá (4,1). No caso dos anos iniciais, o RN ficou empatado com Maranhão e Pará e a frente só do Amapá.

BRASIL

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nacionalmente, mostraram uma queda no aprendizado de língua portuguesa e matemática em todas as séries, no entanto, na comparação com os dados de 2019, houve pouca variação no aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática. Vale destacar que o número de alunos que participaram da prova foi menor que de edições anteriores, interferindo diretamente no resultado.

Chama a atenção o nível de alfabetização dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental: o número de alunos que não conseguem escrever adequadamente ao que é esperado pela idade, nem têm condições de compreender aquilo que leem aumentou em 24,5 pontos em comparação a 2019. Já a proficiência em matemática entre alunos do 5º ano do ensino fundamental caiu para índices próximos aos de 2013, uma queda de 11 pontos se comparado ao resultado de 2019.

IDEB

O principal índice de avaliação da qualidade da educação, o Ideb varia numa escala de 0 a 10 sendo resultado do Saeb, uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes que participam. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.

Foram avaliados estudantes de escolas públicas de 5.º e 9º ano do ensino fundamental e dos últimos anos do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos do 9.º ano também foram avaliados nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. As provas foram aplicadas em amostras.

Fonte: 96FM

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