quarta-feira, 6 de julho de 2022

Seis municípios do Estado decretam estado de calamidade após chuvas

Tentativa de atravessar “lagoa” que se formou na Rota do Sol deu errado e carro ficou pelo caminho.
As chuvas que caíram nos últimas dias no Rio Grande do Norte continuam trazendo prejuízos à população, especialmente das áreas urbanas dos municípios. Seis cidades do Estado já decretaram situação de calamidade pública em decorrência das chuvas: Natal, Parnamirim, Ceará Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Touros. Segundo a Defesa Civil do Estado, 2.908 pessoas foram afetadas pelas chuvas nestas cidades, cerca de mil famílias.

De acordo com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Marcos Carvalho, os números não estão consolidados, mas dão uma dimensão da gravidade. “Esse número pode variar porque os levantamentos estão sendo realizados, as equipes estão em campo nos municípios, e à medida que eles vão concluindo os seus relatórios, é que nos informam”, diz o coordenador.

Os afetados pelas chuvas incluem desabrigados, desalojados e pessoas que de alguma forma tiveram suas rotinas alteradas em função do problema. A situação mais preocupante, segundo Carvalho, foi em Touros, única cidade que não faz parte da Região Metropolitana de Natal a decretar calamidade.

“Touros é uma reedição de outros eventos onde você tem populações em que a administração autorizou a ocupação de áreas sujeitas à inundação. Portanto, sempre que nós tivermos um evento de precipitação como nós tivemos recentemente, você vai ter o solo encharcado, o lençol freático superficial, e volta-se àquele quadro de alagamento”, relata.

Apesar das seis cidades potiguares terem declarado calamidade pública, o coordenador da Defesa Civil Estadual discorda da classificação adotada pelas Prefeituras. “Quando você declara estado de calamidade, você diz de uma forma oficial que aquele evento provocou ou vítimas fatais ou perturbou a ordem pública a ponto de interferir no funcionamento daquele município, sobretudo com a interrupção de serviços essenciais”, afirma. O correto para Marcos seria declarar estado de emergência.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Magnus Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...