domingo, 31 de maio de 2020

CIED COMPLEXO HOSPITALAR -ALEXANDRIA



ANTONIO PIRES foi uma das minhas admirações quando criança

Aquele menino tocando a mercearia do seu avô Caboclo Moreira, na esquina do sobrado velho, como chamávamos, onde hoje funciona o laboratório de Dra. Aparecida. 

Compenetrado como sempre, mantinha uma certa distância dos outros meninotes, certamente por estar ali imbuído de uma missão desafiante. 

Caboclo já doente, e ele se iniciando à frente do negócio. 

Comentava-se entre todos que o menino era muito inteligente, bom nas quatro operações, muito responsável, e que seria um grande comerciante. 

O tempo apenas confirmou que era isso mesmo.

Sua vida foi uma luta constante. Venceu como empresário. Homem público participante intenso da vida da sua terra. 

Honrado, cordial, de fino trato, amigo dos amigos, respeitado pelos adversários, a quem igualmente respeitava. 

Por tudo isso escreveu uma história marcante como homem, político e comerciante.

Meus profundos sentimentos. Alexandria sentirá a sua partida.

Um grande abraço nos familiares e conterrâneos.
NAPOLEÃO VERAS

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-PREFEITO DE ALEXANDRIA, ANTÔNIO MOREIRA PIRES

A Prefeitura Municipal de Alexandria/RN, por meio da Prefeita Jeane Carlina Saraiva e Ferreira de Souza, lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-prefeito, Antônio Moreira Pires, 74 anos, ocorrido no início da tarde de hoje, 31/05, de infarto.

Antônio Pires, um homem de honrada história pública em nossa Alexandria.
Foi prefeito da cidade, tendo forte liderança político partidária, liderando por anos o antigo PMDB.

Por esse motivo, fica estabelecido Luto Oficial durante três dias, no município de Alexandria/RN, a partir da data de hoje, 31/05/2020.

A Prefeitura de Alexandria/RN se solidariza com todos os seus familiares, ao mesmo tempo presta as sinceras condolências por tão grande perda.

ALEXANDRIA PERDE UMA REFERÊNCIA, ANTÔNIO PIRES FALECEU

ALEXANDRIA/RN - Acabo de ser informado do falecimento do amigo Antônio Moreira Pires. Ainda sem acreditar no acontecido.

Segundo informações, Antônio se sentiu mal, em casa, foi socorrido; mas infelizmente não resistiu.

Alexandria perde um grande homem, uma de suas grandes referências.

A todos da família Pires nosso mais profundo sentimento.




"LIVES" DESTE DOMINGO 31/05/2020

Fazenda com Ratinho (César Menotti & Fabiano e Trio Parada Dura) – 11h (YouTube)
Alexandre Pires e Seu Jorge – 14h (YouTube)
Adriana Samartini – 14h (YouTube)
Festival POPlineMasks4ALL (Anavitória, Avril Lavigne, Jão, Melim e muito mais) – 14h (YouTube)
Solange Almeida (Sol João) – 17h (YouTube)
Vou Pro Sereno – 17h (YouTube)
Banda Eva – 17h (YouTube)
Yasmin Santos – 18h (YouTube) (foto)

sábado, 30 de maio de 2020

ESPECIALISTAS QUESTIONAM ESTUDO QUE INVALIDOU USO DE CLOROQUINA (Pesquisadores afirmam que não há como revisar os dados utilizados)

AGÊNCIA BRASIL
Após afirmar em artigo médico-científico que o uso da hidroxicloroquina não é eficaz e pode causar riscos cardíacos para pacientes, a revista médica The Lancet - uma das mais antigas publicações da área, em circulação desde 1823 - foi questionada publicamente pela metodologia e pelo viés nos resultados da pesquisa.
Em carta aberta ao público, 120 cientistas médicos, pesquisadores e estatísticos de várias partes do mundo, em especial Itália, França, Espanha e Estados Unidos, de várias instituições médicas de renome, como a Harvard Medical School, o Imperial College London, Universidade Médica da Pensilvânia, Universidade Duke, entre outras, afirmaram que não há como revisar os dados utilizados, já que os nomes dos pacientes e os hospitais onde foram registrados os números não estão disponíveis para consulta. Os especialistas apontaram, ainda, uma falta de “revisão ética” na publicação.“É por interesse na transparência [das informações] que solicitamos que a publicação The Lancet torne aberta a pesquisa aos comentários dos pares que fizeram a revisão desse estudo”, afirma o documento.
Em uma rede social, o professor de infectologia da Universidade australiana de Monash Allen Cheng - que assina a carta aberta à revista - afirma que, apesar de haver óbitos de cidadãos australianos medicados com cloroquina no estudo, os números não batem com a realidade documentada pelo país, o que levanta suspeita sobre a base de dados utilizada para validar o levantamento.
Críticas ao Estudo
Entre os argumentos citados na carta, a forma como os dados foram obtidos foi a maior razão de críticas dos autores. O instituto responsável pela filtragem das informações dos pacientes clínicos é a empresa Surgisphere - uma companhia de mineração de dados médicos que não revela as fontes de onde as informações são colhidas. Os autores, que endereçaram o documento ao editor-chefe da revista, o médico britânico Richard Horton, pediram ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) valide de forma independente os estudos sobre a cloroquina, a hidroxicloroquina e os protocolos antirretrovirais ainda em estudo em diversas partes do mundo.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA 7º CASO DE COVID-19 EM ALEXANDRIA

Ontem um, hoje mais outro... O negócio da ficando complicado.  O de hoje também de uma pessoa recém chegada do Maranhão.

PROJETO ANIMAL SEM LAR - CONHEÇA E AJUDE

ALEXANDRIA/RN - A alexandriense Cássia Fernandes, nesses tempo de coronavírus, está desenvolvendo um projeto em prol dos animais de rua.

Intitulado ANIMAIS SEM LAR; o projeto tem como principal objetivo dar alimento e água para os animais que perambulam pelas ruas da cidade e não contam mais com as sobras de comidas dos restaurantes e pizzarias.

Em conversa via whats app, ela nos falou um pouco dessa ideia sensacional.

"Há muito tempo já tinha vontade de ajudar esses bichinhos, quando foi agora nessa pandemia vi que era o momento. 

Andando nas ruas de Alexandria vi que tinha muitos animais abandonado sem ter o que comer e beber,  foi aí que bolei essa ideia de colocar comedouros e bebedouros nas praças da nossa cidade para eles se alimentarem; e graças a Deus e algumas pessoas  estou dando comida e água para eles.

Todos os dias abastecendo com ração e água."

Cássia informou que já colocou esses bebedouros e comedouros em quase todas as praças da cidade:

No Centro
Na Estação
No santo Antônio
Na Boa Vista
Na Rodoviária

Quem quiser conhecer e ajudar, pode entrar em contato com ela através do instagram @animaissemlar_20


FERIADO MUNICIPAL

Por ocasião do aniversário de falecimento do Coronel Manoel Emídio de Sousa, hoje, 28 de Maio é  feriado no Município de Alexandria/RN.

Manoel Emídio de Sousa governou o nosso município em três períodos. Aqui, ele foi o primeiro prefeito eleito pelo voto popular.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

CASA À VENDA EM MOSSORÓ

Vende-se esta casa localizada no bairro Alto da Conceição. Os interessado devem entrar em contato com Toa ou Magno em Alexandria pelos telefone: (84) 97051075 ou (84) 99301643.
Quem quiser pode falar pelo whats app (84) 999103180.

CIED COMPLEXO HOSPITALAR


ALERTA: MAIS UM CASO POSITIVO PARA O COVID-19 EM ALEXANDRIA

ALEXANDRIA/RN - Secretaria de Saúde em seu novo comunicado informa mais um caso positivo para COVID-19 em nosso município.

Trata-se de um paciente de 43 anos, recém-chegado do maranhão.

MEGA OFERTA REUNIDAS CATOLÉ DO ROCHA


APÓS NOVO PROTOCOLO DO GOVERNO, HIDROXICLOROQUINA PODERÁ FICAR EM FALTA

Na quarta-feira (20/05), o Ministério da Saúde (MS) divulgou um novo protocolo indicando o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com sintomas leves do novo coronavírus (Covid-19). Contudo, médicos alertam que após essa recomendação com novas diretrizes, realizada pelo órgão federal, poderá ficar difícil encontrar o medicamento para tratar pacientes com outras doenças.
Em entrevista ao jornal Estadão, uma médica, que não revelou sua identidade, contou que tem tido dificuldades em tratar seus pacientes com lúpus, devido à falta da substância: “Já estava difícil encontrar cloroquina, imagina agora”, afirmou.
A Apsen detém 95% do mercado nacional de hidroxicloroquina, o medicamento tem sido usado por alguns médicos no tratamento da Covid-19. De acordo com o jornal, a indústria farmacêutica está com seus estoques esgotados da substância.
A hidroxicloroquina é um fármaco usado na prevenção e terapia de malária sensível à cloroquina. A substância também pode ser utilizada para tratar artrite reumatoide, lúpus, entre outras enfermidades descritas na bula. Contudo, pouco tempo após o começo da pandemia, alguns estudos preliminares indicaram a possibilidade de o produto ser eficaz contra o novo coronavírus. No entanto, essa possibilidade ainda está em fase de testes.
Segundo o farmacêutico e professor em farmacologia do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Thiago Melo, os estudos recentes sobre a hidroxicloroquina não apresentam evidências científicas em relação à eficácia da substância na terapia da Covid-19. “Não há nenhum amparo, por publicações [científicas], nas últimas semanas, sobre a ação da hidroxicloroquina e seus derivados contra a Covid-19. Até agora, o que temos de dados é que em fase avançada o medicamento não reduz carga viral, já em relação à profilaxia também não há nenhuma comprovação na literatura”, explica.
Alta procura
A diretora de Assuntos Corporativos da Apsen Farmacêutica, Renata Spallicci, revelou que em 30 dias os pedidos de hidroxicloroquina baterem o volume de vendas de todo o ano de 2019. A informação foi divulgada pela revista Quem.
De acordo com Renata, houve um aumento na produção do fármaco, justamente, para tentar evitar que pacientes que sofram com doenças crônicas e precisam da substância fiquem sem o tratamento. Ela revelou ainda que procura foi tanta, que chegou a receber pedidos de pessoas que estavam precisando do medicamento: “Recebemos mensagens de pacientes crônicos muito sensibilizados”, disse ela, na entrevista à revista.
Segundo ela, até a própria Aspen se surpreendeu com essa alta demanda: “Acompanhávamos esses estudos antes da divulgação (da possibilidade de uso da hidroxicloriquina) e fomos surpreendidos com a magnitude que isso tomou”, comentou Renata, que é engenharia química.
Contudo, conforme divulgado na quarta-feira (20/05) pelo Estadão, mesmo com essa força-tarefa, aumentando a capacidade de produção, o estoque da indústria está, atualmente, esgotado.
Outras produtoras
Apesar da Aspen deter 95% do mercado da substância, a EMS e a Sanofi também produzem o medicamento hidroxicloroquina. Além disso, desde o fim de março de 2020, que o presidente, Jair Bolsonaro, pediu para que o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército aumentasse a produção da substância, para fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
*Fonte:ICTQ

terça-feira, 26 de maio de 2020

URUBU... por Wesley Paiva


SALÁRIO ANTECIPADO - SERVIDORES MUNICIPAIS MAIO 2020

A Prefeitura Municipal de Alexandria/RN, honra com suas obrigações e realiza pagamento de todos os funcionários dentro do mês.

A movimentação financeira foi feita hoje, 26/05, e os salários já estão creditados nas contas de todos os servidores efetivos, ativos, inclusive o décimo terceiro dos servidores aniversariantes do mês.

Sexta-feira, 29/05, recebem os servidores contratados, comissionados, aposentados, pensionistas, auxílio doença.

Lembrando que até o dia 10 do mês subsequente será pago o 13°- dos inativos.

CHUVA EM ALEXANDRIA VARIOU ENTRE 25 A 30mm (ZONA URBANA)

ALEXANDRIA/RN - Continua o bom período de chuvas na terra da Serra Barriguda. Madrugada de hoje (26/05/2020) os pluviômetros marcaram entre 25 a 30mm na cidade.

Na  zona rural também choveu.
Sítio Ilha: 24 mm
Sítio Casteliano: 19 mm
Sítio Cedro: 58 mm
Sítio Bananeira: 25 mm

*Informações: Alzira Carlos, Bruno Lombardi, Suê.

CIED COMPLEXO HOSPITALAR - ATENDIMENTOS PARA O DIA 27/05/2020




MPF pede condenação de SBT, Sílvio Santos e União pelo quadro Miss Infantil

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Sílvio Santos pelo quadro Miss Infantil no programa do apresentador e proprietário da emissora. A União também é ré pela omissão em fiscalizar a concessão do serviço público de televisão. A competição, que foi ao ar em setembro de 2019, exibiu meninas de sete a dez anos de forma erotizada, em roupas de banho e com perguntas e comentários de teor sexual do apresentador.
De forma liminar, o MPF pede, como efetivação do direito de resposta, a exibição de programa educativo sobre a vulnerabilidade biopsicológica de crianças e adolescentes e os riscos da adultização e sexualização precoces. O programa deve ter o mesmo tempo e repetições da competição infantil, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A ACP também quer indenização de R$ 1 milhão por danos morais coletivos, pagos pela emissora, pelo apresentador e pela União, que deve ser revertido para o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA).
O procurador da República Camões Boaventura, autor da ação, ressalta que a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente conferem absoluta prioridade na proteção desse grupo de vulneráveis. “A veiculação de programa que expõe crianças a situações vexatórias, sexualizando, erotizando e ridicularizando sua imagem viola, frontalmente, o plexo normativo (...). Viola, ainda, as diretrizes constitucionais acerca da comunicação social”, explica. Para o procurador, o quadro, “além de violar diretamente a dignidade das crianças que participaram (...) ou acompanharam o programa na condição de espectadores, violou a dignidade, a imagem e a honra de todas as crianças e adolescentes”.
Exposição vexatória – Durante o Miss infantil, Sílvio Santos se dirigiu diretamente às crianças com perguntas como: “Você vai crescer assim toda exibida como você é?” e “Por que botaram lacinho na sua cabeça? Você não se sente mais infantil com lacinho na cabeça? Quem botou? Fala sério. Fala pra sua mãe que isso aí é coisa de criancinha”. O quadro não é um episódio isolado, mas parte de uma conduta reiterada do apresentador ao interagir com crianças em seu programa. Em 2016, um vídeo em que ele perguntou a uma menina se ela preferia “sexo, poder ou dinheiro” teve grande repercussão.
Prejuízos - A ação também se baseia em representação do Instituto Alana, especialista na relação entre mídia e infância. De acordo com o instituto, estudos demonstram que a erotização e objetificação de meninas diminuem a confiança e o conforto delas com seu corpo, levando à formação de emoções negativas como vergonha, ansiedade e autorrepugnância.
A ACP tramita na 4ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte sob o nº 0803353-58.2020.4.05.8400.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte

segunda-feira, 25 de maio de 2020

BOLETIM OFICIAL COVID-19 - ATUALIZAÇÃO DE DADOS

Dados oficiais da Prefeitura Municipal de Alexandria e Secretaria Municipal de Saúde.

Não compartilhe Fake News!
Todas as informações oficias estão sendo publicadas nas páginas da Prefeitura.

FIQUE EM CASA!!!

NOTA DOS BISPOS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL

Nós, Bispos da Província Eclesiástica de Natal (Arquidiocese de Natal, Diocese de Mossoró e Diocese de Caicó), reunidos remotamente, nesta segunda-feira, dia 25 de maio de 2020, em espírito de comunhão fraterna e eclesial; atentos à realidade e a dureza dos fatos e dos números, no que se refere à pandemia do coronavírus; sensíveis aos apelos do Povo fiel católico; e movidos pelo dever de zelar e promover a vida humana, exortamos mais uma vez ao povo potiguar para que permaneça empenhado no cumprimento da recomendação de isolamento social.

Deste modo, reafirmamos a determinação para que nossas igrejas (catedrais, matrizes e capelas) permaneçam fechadas, até que tenhamos condições de dispor em contrário. 

O penoso tempo que atravessamos e as restrições que nos impõem distanciamento físico trazem sofrimento ao nosso coração de Pastor e isto nos ajuda a compreendermos ainda melhor a dor da nossa gente. Exortamos, pois, aos nossos colaboradores padres, aos fiéis católicos e a todas as pessoas de boa vontade a permanecerem firmes na esperança.

Rogamos a Nossa Senhora da Apresentação, Santa Luzia e a Senhora Sant’Ana, padroeiras destas nossas igrejas particulares, para que intercedam por nós, neste momento de maior dificuldade, junto a Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Natal (RN), 25 de maio de 2020.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos
Bispo Diocesano de Caicó

INSS começa a pagar segunda parcela do 13º de aposentados

AGÊNCIA BRASIL

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa hoje (25) a pagar o 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da segunda parte desse abono anual será realizado entre esta segunda-feira e 5 de junho, conforme a tabela de pagamento de 2020. A antecipação do 13º é uma das medidas anunciadas pelo governo federal para o enfrentamento da pandemia da covid-19.
Para aqueles que recebem um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 de maio e 5 de junho, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre os dias 1º e 5 de junho.
Segundo o Ministério da Economia, em todo o país, 35,8 milhões de pessoas receberão seus benefícios de maio. O INSS injetará na economia um total de R$ 71,5 bilhões. Desse total de pagamento referente a maio, 30,8 milhões de beneficiários receberão a segunda parcela do 13º, o equivalente a R$ 23,8 bilhões.
Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário. Nesta parcela, vale lembrar, é feito o desconto do Imposto de Renda (IR).
Aqueles que recebem benefícios assistenciais – Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) – não têm direito ao abono anual.

OMS SUSPENDE TESTES COM CLOROQUINA E HIDROXICLOROQUINA CONTRA A COVID-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira (25), que suspendeu temporariamente testes com a cloroquina e a hidroxicloroquina para tratar a Covid-19.

A decisão foi tomada dentro dos ensaios Solidariedade, iniciativa internacional com 100 países coordenada pela OMS para buscar tratamentos contra a doença.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a suspensão foi determinada depois de um estudo publicado na sexta-feira (22) na revista científica "The Lancet".

A pesquisa, feita com 96 mil pessoas, apontou que não houve eficácia das substâncias contra a Covid-19 e detectou risco de arritmia cardíaca nos pacientes que as utilizaram.

DIA DO TRABALHADOR RURAL

A Prefeitura Municipal de Alexandria lembra toda dedicação e esforço do trabalhador rural, de modo muito especial, todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Alexandria.

UNIMED NATAL COMEÇA A DISTRIBUIR GRATUITAMENTE MEDICAMENTOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA COVID-19

Como parte do plano de enfrentamento à pandemia da Covid-19, a partir desta segunda-feira (25), a Unimed Natal iniciará a distribuição gratuita de medicamentos utilizados no tratamento da doença para seus beneficiários. Para tanto, é necessária a apresentação do Receituário Médico em nome do beneficiário, com validade de cinco dias, a partir da data de prescrição.
A decisão para essa prescrição é exclusivamente do médico. Caso o beneficiário esteja de acordo com o tratamento indicado, ele deve assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) disponibilizado pelo médico. A cooperativa natalense conta com a padronização de doses dos referidos medicamentos, sugerida de acordo com cada estágio e gravidade dos sintomas, com objetivo de minimizar riscos e efeitos adversos.
A indicação do uso da medicação está alinhada aos critérios e condições para a prescrição de cloroquina e de hidroxicloroquina do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (CREMERN).
Medicamentos disponíveis:
Hidroxicloroquina | Azitromicina | Ivermectina
Local de retirada:
Centro Clínico Referência Covid-19 (Shopping Via Direta).
(Av. Sen. Salgado Filho, 2233, Lagoa Nova).
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira (dias úteis), das 7h às 19h.
Para retirar a medicação, é necessário apresentar:
1. Receituário médico em nome do beneficiário, com validade de cinco dias, da data de prescrição.
2. Carteira da Unimed Natal (física ou pelo app)
3. Documento oficial com foto do beneficiário.
4. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado pelo paciente (01 via do TCLE será retida na unidade).
ATENÇÃO:
• Os medicamentos serão entregues somente para adultos (maiores de 18 anos). Pacientes de 15 a 17 anos deverão estar acompanhados dos responsáveis.
• Cada paciente terá direito a 01 kit de medicamentos, pessoal e intransferível.
• Os medicamentos dispensados não são de cobertura obrigatória, eles serão doados pela Unimed Natal aos seus beneficiários com receituário médico. Frente à escassez de determinadas medicações no mercado, a dispensação dessas estará condicionada, também, à disponibilidade desses insumos.
• O médico é responsável pelo tratamento do paciente e, caso prescreva os referidos medicamentos, deverá aplicar o Termo de Consentimento disponibilizado para este fim.

domingo, 24 de maio de 2020

INTERNADO PARA CIRURGIA, TOFFOLI APRESENTA SINTOMAS DE COVID-19

AGÊNCIA BRASIL

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou neste domingo (24) que o presidente da Corte, Dias Toffoli, foi internado ontem (23) para a retirada de um “pequeno abscesso”. De acordo com a secretaria de Saúde do tribunal, a cirurgia transcorreu sem problemas, mas Toffoli apresentou sintomas da covid-19 e permanecerá hospitalizado para ser monitorado pelos médicos. 
Segundo o STF, o ministro se submeteu neste-sábado a exame para detecção do novo coronavírus, que deu negativo. Ele está bem e respira sem ajuda de aparelhos.
Toffoli deverá ficar em licença médica por uma semana. Durante o período, o Supremo será comandado pelo vice-presidente, ministro Luiz Fux. 

REUNIDAS HOME CENTER - MEGA OFERTAS




CIED COMPLEXO HOSPITALAR ATENDIMENTOS DA SEMANA


GOVERNO DO RN NORMATIZA FUNCIONAMENTO DE IGREJAS, TEMPLOS E ESPAÇOS RELIGIOSOS

O Governo do Rio Grande do Norte não flexibilizou a abertura de igrejas, templos, espaços religiosos e estabelecimentos similares. O que está normatizado por meio de uma Portaria Nº 004/2020 publicada, neste sábado (23), no Diário Oficial do Estado é o funcionamento das atividades de oração de forma individualizada, bem como as medidas sanitárias que devem ser seguidas para as transmissões online dos cultos e celebrações religiosas. As atividades coletivas seguem suspensas desde edição do Decreto 29.583 de 1º de abril, para evitar a propagação do novo coronavírus. A portaria é um ato administrativo conjunto entre o Gabinete Civil e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Para o funcionamento dos estabelecimentos religiosos é necessário seguir as seguintes recomendações sanitárias e respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre os frequentadores, evitando aglomeração e contatos proximais;  organização das filas, dentro e fora do estabelecimento, observando o distanciamento; limitação de 1 (uma) pessoa para cada 5 m² (cinco metros quadrados) de área do local.

Também é importante destacar que devem cumprir a frequência simultânea não superior a vinte pessoas e fica proibida a distribuição de material impresso de qualquer natureza. E tomar os cuidados e manutenção de higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato, em atenção às normas específicas de combate a Covid-19.

Cabe as unidades religiosas a disponibilização ininterrupta e suficiente de álcool gel 70%, em locais fixos de fácil visualização e acesso, devendo os frequentadores higienizar as mãos na entrada e na saída do estabelecimento. Outra exigência da Portaria é a utilização de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, pelos frequentadores e funcionários durante todo o tempo em que permanecerem no recinto.

O documento igualmente enfatiza o cumprimento das obrigações - adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas a` saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho; higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada fiel, após uso do banheiro, após entrar em contato com superfícies de uso comum, como balcões, corrimões e instrumentos musicais; O atendimento aos integrantes do grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, devera´ ser realizado, exclusivamente em domicílio.

De acordo com o Artigo 6º, compete ao dirigente do estabelecimento religioso, sob pena de responsabilização pessoal, assegurar o cumprimento dos termos desta Portaria, bem como orientar os frequentadores acerca dos riscos de contaminação pela Covid-19.

A fiscalização das igrejas, templos, espaços religiosos e afins compete às equipes de vigilância sanitária e às equipes de segurança pública. Nos termos do Decreto Estadual nº 29.583, de 1º de abril de 2020, o descumprimento das medidas de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) decretadas no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte enseja ao infrator a aplicação de multa diária de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), sem prejuízo da adoção de medidas administrativas como a apreensão, interdição e o emprego de força policial, bem como da responsabilização penal, pela caracterização de crime contra a saúde pública, tipificado no art. 268 do Código Penal, e civil.

sábado, 23 de maio de 2020

O "EFEITO COLATERAL" DA LEITURA

“A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados”. Foi o que escreveu o físico e filósofo René Descartes (1596-1650), antecipando em alguns séculos o que hoje os educadores já sabem: ler possibilita entender a sociedade em que vive, melhora a escrita e, sobretudo, desenvolve o intelecto.

Que o diga Adelaide Paula, mestra em teoria literária pela Universidade de Brasília (UnB) e autora de livros infanto-juvenis. “O leitor nunca estará sozinho. Ele dialoga com inúmeras vozes, que atuam sobre o seu mundo e o auxiliam a olhar para si com um distanciamento, que dificilmente ele teria de outra maneira”, afirma. “A melhoria da escrita é um bônus que a leitura oferece a todos que pelejam com a palavra”.

Mas, no Brasil, ainda se lê insuficientemente. É o que constata o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), cujos dados de 2019 mostraram que o país não conseguiu registrar avanços significativos da leitura entre os estudantes. “Esse resultado é um triste registro do crescente desinteresse de crianças e jovens por leitura e preocupa pais e educadores, que reconhecem a importância que tem para o desenvolvimento cognitivo e emocional pleno de seus filhos”, salienta Adelaide.

Ela explica que existem inúmeras pesquisas que comprovam a contribuição da leitura para o desenvolvimento. Criança estimulada precocemente, ainda no ventre da mãe, por meio de músicas e histórias, tem maior inclinação por ler. Aquela que vê os pais usando parte do tempo lendo tende a imitá-los, e achar natural usá-la para descansar, distrair, divertir. Adelaide acrescenta que ouvir os pais rindo sozinhos diante de um livro, comentando entre si uma notícia, ou pedindo silêncio para concluir uma leitura, é mais persuasivo que qualquer conselho sobre o assunto.

Da barriga da mãe

Na família Ferraz, a leitura vem de antes do berço. “Sempre li desde nova, minha mãe é leitora assídua. Quando engravidei da minha primeira filha, Yasmin, entrei no mundo da literatura infantil, me apaixonei. Acabei criando o blog Cuca de Gente Miúda, que tinha muitos seguidores”, diz a servidora pública Erica Nathair, 40 anos.

Ela explica que criou o blog para estimular a leitura em Yasmin. “É a minha paixão. Eu pensei que minhas filhas precisavam ler também”. A partir daí, Erica se engajou em movimentos pela leitura e realizou, em 2013, uma ciranda literária pelo Brasil .

Erica diz que a leitura proporciona aprendizado, sentimentos e sensações únicas para quem se permite descobrir um universo diferente do que se encontra. “Vejo a mudança que a leitura fez na vida das minhas filhas ,porque ela amplia muito o vocabulário da criança. Em algumas situações, pergunto para a mais nova: ‘onde você aprendeu essa palavra?’, E ela fala: ‘ué, no meu livro!’”.

A servidora conta que as filhas conseguem fazer conexões entre as sensações da vida real com o que leram no livro. “Isso é que é incrível na leitura”, explica. Na opinião dela, a ligação entre receptor e conteúdo é diferente, se feita pela tela de um aparelho.

Curtição em família

Encorajado pela mulher, Marcelo Ferraz, 43, professor de educação física, sentiu-se incentivado quando Erica contava as histórias dos livros à familía. Hoje, a leitura é compartilhada por todos em vários momentos juntos. Ele explica que há sempre uma leitura diária de, no mínimo, 30 minutos, em que todos escolhem um livro e se reúnem.

“Pode ler qualquer coisa, menos no celular. Na hora da leitura, é proibido mexer em aparelhos eletrônicos”. Em todas as viagens que faz, a família leva os livros que irá ler e visita as livrarias locais.

Aos 11 anos, Paulo Fernando gosta de vários tipos de livros. Ele diz que a mãe é a principal incentivadora da prática. “Eu gosto mais da saga Percy Jackson, do Rick Riordan. Mas boa parte dos meus amigos não gosta de ler, prefere jogar bola e brincar”. 

Estudante do La Salle, Débora Liz, 14, acredita que a leitura seja essencial. “Meus pais me incentivam bastante e os gêneros de que eu mais gosto são comédia e investigação”, conta a  jovem, que começou a ler aos 5 anos de idade. Débora sempre troca ideias de livros com as amigas.

“Acredito que, com a internet, muitos jovens preferem a praticidade do celular. As pessoas estão perdendo a vontade da leitura em forma de papel”, lamenta.

Laura, 15, estudante do 2º ano do Ensino Médio, conta que começou a ler por prazer aos 4 anos.  “Amo livros de aventura, suspense, poesia e também gosto de um romance bem escrito”. Mas, sobretudo, se anima com os festivais de leitura do colégio e com a biblioteca, “que vive cheia”. 

*RAYSSA BRITO
Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi


sexta-feira, 22 de maio de 2020

CIED COMPLEXO HOSPITALAR ATENDIMENTOS PARA O DIA 23/05/2020



ALEXANDRIA É CONTEMPLADA COM O PROJETO CORONA ZERO DO ROTARY CLUB INTERNATIONAL - DISTRITO 4500


Recebo comunicação da Presidência do RC Alexandria que a Casa de Apoio ao Idoso de nossa cidade foi contemplada, através do Rotary Clube local, com o Projeto Corona Zero do Distrito 4.500 de Rotary Club.

Esse projeto tem por finalidade proteger os idosos contra a Covid-19 e contempla as seguintes ações:
  1. INTRODUÇÃO, TREINAMENTO E INSTALAÇÃO DE PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DURANTE A PANDEMIA (Protocolo do Ministério da Saúde, e outras autoridades, prevendo a maior quantidade possível de cuidados para se evitar o contágio nessa população e, em casos positivos, instruções de como proceder para separá-los do convívio comum aos demais do lar e dar o devido encaminhamento a tratamento médico, etc.)
  2. TESTAGEM EM TODA A POPULAÇÃO DOS ASILOS -residentes e funcionários (na quantidade prevista no projeto) Testes usados serão os P.C.R.
  3. Re-testagem nos casos subsequentes que venham a apresentar sintomas
  4. Distribuição de máscaras de proteção a todos os residentes e profissionais dos IPLIs servidos na ação.
  5. Supervisão e suporte dos Rotary clubes vizinhos aos ILPIs atendidos , encorajando-os a observar e cumprir os Protocolos introduzidos pelas campanhas.
  6. Suporte dos Rotary clubes vizinhos aos ILPIs atendidos no sentido de auxiliar, no que for possível, em resoluções de situações de emergências, etc, bem como na comunicação com a secretaria de saúde local, em caso de dificuldades.
*ILPIs são instituições governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania.

REPASSE FEITO PARA AS DUAS CASAS DE SAÚDE ABRIL 2020

Prefeitura Municipal de Alexandria/RN, informa o valor do repasse feito para as duas Casas de Saúde de Alexandria, refente ao mês de Abril 2020. Esses recursos são  destinados para os atendimentos de médias e alta complexidades.

HOSPITAL MATERNIDADE GUIOMAR FERNANDES
R$ 244. 384, 05 ( Duzentos e quarenta e quatro mil, trezentos e oitenta e quatro reais  e cinco  centavos).
.
HOSPITAL MATERNIDADE JOAQUINA QUEIROZ. 
R$ 244. 410, 24 ( Duzentos e quarenta e quatro mil, quatrocentos e dez reais e  vinte e quatro centavos). 

Conforme Portaria de N° 13.992, de 22/04/2020, que determina a manutenção dos repasses independente de produção , a Prefeitura de Alexandria seguiu a orientação do Ministério da Saúde, mesmo sem as duas Casas de Saúde realizarem a produção ambulatorial,  AIH ( Autorização de Internação Hospitalar), e cirurgias eletivas, foi feito o repasse no valor de R$ 98.667,93  para o Hospital Maternidade Guiomar Fermades, e R$ 113.190,12 para o Hospital Maternidade Joaquina Queiroz.
.
A Administração Jeane Ferreira tem honrado com o seu compromisso com a saúde em geral do município de Alexandria, no que se refere aos P.S.F. (Programa de Saúde da Família) e também aos seus prestadores de serviços e Casas de Saúde.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

MAIA ESTUDA 1º TURNO DA ELEIÇÃO PARA 15 DE NOVEMBRO OU 6 DE DEZEMBRO

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (21) que o primeiro turno das eleições municipais deste ano poderá ser realizado no dia 15 de novembro ou 6 de dezembro. A proposta será analisada pelo Congresso Nacional, em comissão mista formada por deputados e senadores.
“Talvez o melhor modelo seja uma reunião do colégio de líderes das duas Casas para que se construa uma maioria em relação a adiar e para qual período. Você tem dois períodos discutidos, 15 de novembro ou primeiro domingo de dezembro, para o primeiro turno, e um [intervalo] para o segundo turno um pouco menos para dar tempo para a transição. Essas são as ideias”, afirmou Maia. “Mas temos que saber se vai ter voto para adiar ou não. A partir do momento que tiver voto para adiar, se discute uma data, tudo com sintonia com o TSE”, acrescentou.
Apesar do adiamento das eleições, o congressista tem se posicionado contra a prorrogação dos mandatos. A comissão mista está prevista para ser criada na próxima semana, logo após a posse do ministro Luís Roberto Barroso na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Sou radicalmente contra prorrogação de mandato”, disse. “Não vejo na Constituição Federal um prazo para prorrogar mandato, porque no futuro alguém pode se sentir forte, ter apoio no Parlamento, criar uma crise e prorrogar seu próprio mandato. A questão de prorrogação do mandato acho que é muito sensível para a nossa democracia”, argumentou Rodrigo Maia.
*Barriguda News/Agência Brasil

CIED COMPLEXO HOSPITALAR - ATENDIMENTOS PARA O DIA 22/05/2020



ALEXANDRIA PERDE UM GRANDE HOMEM: MORRE "SEU" JODA, AOS 89 ANOS

É com muita tristeza que informo aos amigos de Alexandria e região o falecimento de "Seu" Joda (Josafá Bezerra da Nóbrega) aos 89 anos.

Umas das figuras mais queridas da nossa Alexandria.

Atuou no comércio de tecidos até bem pouco tempo; enquanto a saúde lhe permitiu. "Trabalho para não enferrujar" (sempre dizia isso). 

Um apaixonado pelo comércio e pelo contato com o povo.

Durante 24 anos participou do Rotary Club de Alexandria.

Se vai um grande homem!!!

Que Deus o receba na morada eterna.

À todos os seus familiares nossos sinceros sentimentos por sua partida.

Em 2014 participou da coluna Gente da Nossa Terra, do Barriguda News, contado um pouco da sua história de vida. REVEJA CLICANDO AQUI

É HOJE A "LIVE" AMIGOS DA BARRIGUDA

GOVERNO MUDA PROTOCOLO E AUTORIZA HIDROXICLOROQUINA PARA CASOS LEVES DE COVID-19

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, assinou nesta quarta-feira (20) o novo protocolo para ampliar a recomendação do uso da cloroquina por pacientes do novo coronavírus, apesar da falta de comprovação científica de eficácia do medicamento. O remédio poderá ser usado do primeiro ao quinto dia de sintomas da Covid-19.

A mudança era esperada desde que ele assumiu a pasta após a demissão de Nelson Teich na semana passada – entre outros motivos, por discordar de Bolsonaro quanto ao protocolo da cloroquina.

A nota informativa apresentada ao presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (19) autoriza o uso para pacientes que apresentarem os primeiros sintomas de Covid-19 e procurarem postos de saúde. O médico terá liberdade para o uso, e os pacientes que aceitarem fazer o tratamento com a cloroquina terão que assinar um termo de consentimento.

Na manhã desta quarta, o presidente havia usado a conta que mantém no Twitter para confirmar a adoção do novo protocolo.

“Dias difíceis. Lamentamos os que nos deixaram. Hoje teremos novo protocolo sobre a Cloroquina pelo @minsaude. Uma esperança, como relatado por muitos que a usaram”, escreveu o Bolsonaro, marcando a página do Ministério da Saúde na rede social.

Antes desse novo protocolo, a recomendação era para que o medicamento fosse utilizado no tratamento de pacientes em casos graves do novo coronavírus. A indicação estava prevista em protocolo do Ministério da Saúde publicado na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que deixou o cargo em 16 de abril.

Na terça-feira (19), o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Marcos Espinal, reiterou que não há evidência científica até o momento para recomendar o uso da cloroquina contra a Covid-19, e disse que a recomendação da agência é que não se utilize o remédio para tratar a doença respiratória provocada pelo novo coronavírus.

Fonte: CNN Brasil

REUNIDAS EM CATOLÉ DO ROCHA


COMUNICADO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ALEXANDRIA



quarta-feira, 20 de maio de 2020

BOLSONARO ANUNCIA ADIAMENTO DO ENEM; MAIA DIZ QUE PROJETO DA CÂMARA NÃO SERÁ VOTADO HOJE

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que não será votado hoje o Projeto de Lei 2623/20, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que prevê o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano em decorrência da pandemia de Covid-19. A decisão ocorre depois do anúncio de mudança das datas do exame feito pelo presidente Jair Bolsonaro em rede social.

“Eu não posso desconfiar da palavra do presidente da República. A matéria irá a voto a qualquer momento se aquilo escrito no Facebook não for confirmado”, disse Maia.

Mais cedo, Bolsonaro afirmou que decidiu adiar a seleção. “Por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19 e para que os alunos não sejam prejudicados pela mesma, decidi, juntamente com o presidente da Câmara dos Deputados, adiar a realização do Enem 2020, com data [a] ser definida.”

O Ministério da Educação informou nesta tarde que as datas do exame serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que estava previsto nos editais. Pelo cronograma inicial, as inscrições para o Enem terminariam na sexta-feira (22), e já são 4 milhões de candidatos. Além das provas tradicionais, nos dias 1º e 8 de novembro, estão previstas provas digitais nos dias 11 e 18 de outubro.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) cobrou a aprovação do projeto. "Rede social não é documento. Vamos votar porque a Câmara precisa fazer esse gesto", disse. Ela solicitou ainda que a autoridade sanitária também seja ouvida sobre a nova aplicação das provas do Enem.

Porém, Maia afirmou que é preciso considerar o texto divulgado em rede social como comunicado oficial da Presidência. “É assim que ele trabalha, as notas oficiais ele coloca nas redes sociais.”

Já o líder do governo, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), disse que o presidente Jair Bolsonaro foi sensível ao apelo do Legislativo. "Milhões de alunos estão mais tranquilos com a decisão do presidente". O líder comentou que o Ministério da Educação deve publicar nos próximos dias norma com detalhamento das novas datas.


Fonte: Agência Câmara de Notícias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...