domingo, 30 de dezembro de 2018

DRA. PALOMA CAVALCANTE: CÁRIE


A mancha branca é o primeiro sinal clínico da doença cárie, ou seja, a primeira etapa do processo carioso que nossos olhos conseguem visualizar no dente, podendo aparecer tanto na dentição decídua (de leite) como na permanente. 

Porém, vale ressaltar que nem toda mancha branca é sinal de cárie.

O diagnóstico diferencial deve ser realizado para que se possa descartar e nominar outras alterações com a mesmas características de esmalte esbranquiçado, como por exemplo a hipomineralização e a fluorose.

Mas, por que e como a lesão de cárie inicial promove essa alteração de cor no esmalte?

A ingestão de carboidratos (açúcares) de forma frequente/desregulada associada à ausência ou inadequada higiene bucal, favorece um quadro de desequilíbrio no ambiente bucal. As bactérias cariogênicas (que provocam a cárie) presentes no biofilme dental (placa bacteriana) consomem o carboidrato (açúcares de uma forma geral), metaboliza-o e libera ácido láctico na saliva deixando-a extremamente ácida (“azeda”). Então, com a saliva alterada, ocorre a desmineralização inicial (perda de minerais) do esmalte do dente, levando a formação da mancha branca.

Apesar da mancha branca não apresentar cavidade, a criança necessita de acompanhamento e tratamento profissional para a sua estabilização, exatamente para não cavitarem, evitando assim mais custos em todos os sentidos.

O tratamento deve ser individualizado, e um dos protocolos consiste na utilização de medidas preventivas suplementares além de fluorterapia específica.

Por isso, a visita ao Cirurgião Dentista de maneira preventiva e regular, é fundamental para que as crianças desenvolvam e cresçam com saúde, sem a necessidade de tratamentos restauradores.

*Dra. Paloma Cavalcante - Cirurgiã Dentista formada pela UNP-Natal/RN, com aperfeiçoamento em endodontia pela ABO - Natal/RN e especialista em endodontia pelo CENO-Salvador/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...