sábado, 23 de junho de 2018

DR. FRANCISCO DJALMA - MAIS UM DESEMBARGADOR FILHO DE ALEXANDRIA


Hoje contamos a história do alexandriense Francisco Djalma da Silva. 

Alguns, vão puxar pela memória e, recordarão; outro tanto, vai tomar conhecimento agora ao ler este post.

O importante é, que ao ler, você conhecerá uma história de vida de um homem lutador e que galgou seu espaço na vida, através de muito esforço e dedicação.

Desembargador Francisco Djalma da Silva, ou simplesmente Dr. Fco. Djalma, natural de Alexandria, é atualmente vice-presidente e o futuro presidente do Tribunal de Justiça do estado do Acre.

Um dos 9 filhos de Geraldo Lourenço da Silva (Ferroviário) e Maria Ozelita de Alencar Silva (Professora), o Dr. Djalma começou sua vida estudantil em Mossoró onde foi morar, ainda pequeno, em virtude da transferência do seu pai para aquela cidade. Depois morou em Natal e Recife/Pe onde concluiu seu curso de Advogado. 

Seu Pai Manoel Lourenço (já falecido), ferroviário natural de Limoeiro do Norte, chegou em Alexandria para trabalhar na rede ferroviária (Estação da Baixa-Verde). Aqui conheceu e casou-se com sua Mãe Ozelita (96 anos), professora natural do sítio Ilha- Alexandria. Desse relacionamento nasceram 9 filhos, 03 dos quais, aqui em Alexandria.

Atualmente o Desembargador reside no Estado do Acre, onde já assumiu por duas vezes o governo daquele estado na ausência do Governador. 

Se prepara para assumir a Presidência do TJ de lá, agora em 2019.

Um pouco da sua trajetória (adaptada fonte TJ-Acre)

É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Pernambuco e tem 66 anos. Parte de sua vida se consolidou no Estado do Rio Grande do Norte, sendo que no município de Mossoró permaneceu a maior parte desses anos, tendo estudado no ginásio local.

Ingressou na Magistratura e foi nomeado juiz de Direito substituto em 25 de maio de 1988, iniciando o exercício na Comarca de Feijó. Foi promovido por merecimento ao cargo de juiz de Direito de 1ª Entrância da Comarca de Brasiléia e empossado no cargo em março de 1991.

Também respondeu no mesmo ano pela Comarca de Tarauacá até ter sua competência prorrogada para a Comarca de Cruzeiro do Sul, em 1993. Nesse mesmo ano, também passou a responder pela Comarca de Feijó. Em 1994, teve a competência prorrogada para atuar na Comarca de Senador Guiomard e também pela de Sena Madureira. Até que em março de 1995, passou ao exercício de suas funções na 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco.

Nesse mesmo ano, foi promovido ao cargo de juiz de Direito de 2ª Entrância (Rio Branco), com titularidade na 2ª Vara Criminal. Em 1996, a nomenclatura das comarcas e varas foi modificada. A Comarca de Rio Branco passou a se chamar Entrância Especial, e a 1ª Vara Criminal foi especializada em Vara do Júri. Desse modo, a 2ª Vara Criminal passou a se chamar 1ª Vara Criminal.

Ao longo de sua trajetória na Magistratura, Francisco Djalma também integrou como suplente a Turma Recursal única, entre 1997 e 1998, e respondeu pela Auditoria Militar da Comarca de Rio Branco. Em 1999, entrou em exercício na 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco. Foi nesse mesmo ano que foi eleito para compor a lista tríplice da promoção por merecimento ao cargo de desembargador.

Já em 2000, o magistrado foi reconduzido a suplente da 1ª Turma Recursal, sendo que em 2003 foi nomeado membro titular da 2ª Turma Recursal. No ano de 2001, ele entrou em exercício ainda nas 1ª, 2ª e 3ª Varas de Família da Comarca de Rio Branco. Dois anos depois, ocupou o cargo de Diretor do Foro da Comarca da Capital, sendo também em 2003 designado para responder pela Vara de Execuções Penais (VEP).

Em seguida, respondeu ainda pelo 3º Juizado Especial Cível (2003) e 3ª Vara Cível (2006) na Capital do Acre. No dia 29 de abril de 2011 foi convocado para compor a Câmara Criminal do TJAC, em caráter substitutivo, até o dia 7 de julho do mesmo ano, tendo em vista o afastamento do desembargador Feliciano Vasconcelos. Francisco Djalma foi reconvocado para compor o Órgão Julgador até o dia 9 de agosto, ocasião em que o titular do cargo retomou suas funções.

Foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Acre em sessão solene realizada no dia 05 de outubro de 2012, tornando-se membro da Câmara Criminal.

*Do Blog: Agradecemos ao ex-prefeito Alberto Patrício por ter nos feito sabedor dessa história, bem como ao Sr.Basílio que nos contou em detalhes parte dela, já que foi amigo e colega de trabalho do Pai do Dr. Djalma. 

Nosso agradecimento também ao Desembargador que nos atendeu prontamente via Zap e nos fez conhecedor, também, de várias nuances da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...