O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE
ALEXANDRIA/RN, no uso de suas atribuições, considerando a aprovação unânime dos
seus membros presentes à Reunião Ordinária do dia 13 de Março de 2015, resolve
emitir a presente Nota Oficial, conforme os fatos e fundamentos a seguir
escritos:
1. Em reunião com o Ministério
Público da Comarca de Alexandria, ficou definido prazo para entrega da sede do
Conselho Municipal de Saúde, bem como dos equipamentos pertencentes ao órgão,
mas até o presente momento, o Município de Alexandria não cumpriu o
estabelecido, permanecendo o órgão sem o respectivo local de trabalho;
2. A Secretaria Municipal de
Saúde, apesar de notificada das reuniões, não disponibilizou o auditório
público do Centro Municipal de Saúde nos dias 6 e 13 de Março de 2015,
permanecendo o recinto fechado, e o Conselho, consequentemente, sem local para
a reunião. Diante desse fato, a APAMI disponibilizou um recinto para que todos
se reunissem no dia de hoje e a reunião ocorresse;
3. Desde o mês de Setembro de
2012, até a presente data, o Conselho Municipal de Saúde não recebeu a
solicitação de cadastramento e aprovação de nenhuma empresa para prestar
serviços SUS, como também não aprovou qualquer programação de pactuação
integrada para prestação de serviço de empresas contratualizadas na forma da
Lei. Esclarecemos ainda que as contratualizações SUS devem seguir as seguintes
priorizações: pública-pública, pública-filantrópica e pública privada, o que
não corre no nosso Município;
4. Não foi recebida pelo
Conselho Municipal de Saúde nenhuma prestação de contas de recursos referentes
ao Fundo Único de Saúde e o Fundo Municipal de Saúde, dos exercícios de 2013 e
2014, apesar da matéria já ter sido aprovada pelo órgão colegiado reiteradas
vezes. O Conselho também teve várias decisões não cumpridas, a exemplo da
obrigatoriedade de repasse financeiro de responsabilidade do Município para os
plantões médicos nos Hospitais da cidade;
5. O Conselho Municipal de
Saúde vem se reunindo de maneira regular para apreciar as demandas do
Município, mas a Gestão atual não disponibiliza documentos, nem tão pouco
recursos (previstos no orçamento), para que o trabalho dos membros seja
executado de forma atuante e satisfatória;
6. É necessário esclarecer que
a luta pela transparecia e eficiência da gestão municipal vem se estabelecendo
a duros custos, uma vez que os Conselheiros, todos voluntários, se esforçam em
prestar um bom trabalho, sem a devida ajuda e anuência do Poder Executivo
Municipal.
Alexandria/RN, 13 de Março de 2015.
Francisco Eduardo
O. de F. Lobo
Presidente
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Marione Pires de
Paiva
Vice-presidente
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