domingo, 16 de novembro de 2014

RENATO TARDIVO: É proibido sofrer

Quem não conhece alguém que já sofreu de depressão? Quem ao menos uma vez não recebeu esse diagnóstico? É certo que a depressão envolve muitos fatores e pode ser definida de diferentes formas, mas vamos considerá-la, aqui, naquilo que ela traz de angústia, de falta de investimento nas relações com o outro e com o mundo, considerá-la, em suma, enquanto falta de ímpeto de vida.

Se, por um lado, problemas cotidianos viram transtornos mentais – crianças saudáveis são diagnosticadas como hiperativas, todos sofrem de depressão etc. –, por outro o mundo contemporâneo lança mão de todos os artifícios (e não são poucos) para recusar a dor. “Hoje em dia, só sofre quem quer”, dizem por aí. Boa parte dos tratamentos para a depressão, inclusive, busca esse distanciamento, ou melhor, essa recusa. Na sociedade medicalizada em que vivemos, para tudo existe um remédio, uma droga. Algo apareceu, que desapareça – pela porta dos fundos, de preferência.

Continue lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...