domingo, 23 de dezembro de 2018

DRA. PALOMA CAVALCANTE: ALTERAÇÕES BUCAIS NA GESTAÇÃO


A gestação é um período de grandes mudanças físicas e emocionais, que visam preparar a futura mamãe para o parto e amamentação. Neste contexto não podemos nos esquecer de que a boca também sofre algumas alterações, todas elas influenciadas pelas novas condições do organismo.

Desta forma, em virtude das alterações hormonais que ocorrem por todo o organismo da gestante, incluindo as gengivas que ficam mais vascularizadas (aumento da circulação sanguínea) e sensíveis, as grávidas que não redobram os cuidados com a higiene bucal e a dieta, tendem a ter sangramento gengival. 

Esta condição da gengiva, por acontecer na gravidez, é denominada “gengivite gravídica”.

Da mesma forma que a gengivite, quando não há maiores cuidados, o risco da cárie se manifestar, aumenta, influenciado também pelas seguintes razões:

1
. Mudanças nos hábitos alimentares: influenciadas pelo desejo de comer alimentos doces;

2
. Mudança no padrão de higiene oral: influenciada pelo enjoo que algumas gestantes apresentam com os cremes dentais;

3
. Boca seca: que altera a capacidade de autolimpeza fornecida pela saliva;

Para algumas mulheres o enjoo matinal é o principal sintoma durante a gestação, e junto à náusea há presença de ácidos adicionais que se deixados na boca causam erosão (desgaste dental que não envolve bactérias). 

Portanto, desde o início da gestação as consultas com o Dentista são imprescindíveis (Pré-Natal Odontológico) e devem ser feitas com a periodicidade por ele estabelecida.

A prevenção evita o aparecimento e agravamento das manifestações bucais acima mencionadas, garantem uma gestação tranquila e influenciam a saúde do bebê que está se formando.


*Dra. Paloma Cavalcante - Cirurgiã Dentista formada pela UNP-Natal/RN, com aperfeiçoamento em endodontia pela ABO - Natal/RN e especialista em endodontia pelo CENO-Salvador/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...