domingo, 27 de agosto de 2017

Ele é fã de Roberto Marinho, batizou o time como Globo, construiu um estádio e agora está na Serie C

Uma das maiores surpresas da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, o Globo-RN carrega em seu nome a história de admiração do presidente Marconi Barretto por Roberto Marinho, ex-proprietário das Organizações Globo, falecido em 2003, aos 98 anos.

“Eu comecei a fazer o meu clube aos 59 anos, um ano mais jovem do que o Roberto Marinho quando começou a fazer televisão [1965]. Ele foi um visionário”, disse Barretto, ao ESPN.com.br

O mandatário do time potiguar, que conseguiu acesso para a Série C Nacional de 2018, se inspira na emissora carioca.

“Sempre acompanhei a evolução da Globo. É uma empresa extremamente organizada  e objetiva. Ela tem um foco e isso nos dá uma direção muito grande. Além do nome ser incrível. Nós conseguimos patenteá-lo na área de esporte que estava aberta”, disse. 

Empresário do ramo da construção civil, Barretto morou alguns anos nos Estados Unidos. Assim que voltou ao Brasil, ele decidiu construir um estádio na cidade de Ceará-Mirim-RN para 10 mil pessoas chamado Manoel Dantas Barretto. 

“Eu fui o fundador da equipe, que foi uma criação toda minha desde o começo. Eu sempre tive intenção de ter um time de futebol”, garantiu.
Além de Roberto Marinho, Britto também utilizou outras referências para criar a identidade de seu clube. 

“Nosso time tem como símbolo a águia porque é uma ave que enxerga à distância. A bandeira tem as cores [preto, vermelho e amarelo] baseadas na Alemanha por causa de sua grande organização e por ter um futebol muito forte”, contou. 



A ascensão do clube foi meteórica. Após disputar a segunda divisão estadual, em 2013, a equipe chegou à Série C Nacional em pouco mais de quatro anos.
“Eu ganhei a Segundona e depois fomos vice da primeira divisão do Potiguar por duas vezes [2014 e 2017]. Depois disso, já participamos de Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro”, falou.

Em 2018, o clube potiguar terá um calendário para todo ano, com Estadual, Copa do Brasil, Série C do Campeonato Brasileiro e Copa do Nordeste. 

Para o time fazer sucesso, Britto aposta na formação de jovens atletas.
“Mudamos muito pouco a base do nosso time. Trouxemos apenas um jogador de fora nos últimos 12 meses. Quase todos são formados no próprio clube. E o pessoal que vem de fora fica muito tempo aqui. O goleiro está conosco desde a segunda divisão”, contou. 

O Globo-RN já negociou algumas revelações para equipes do Brasil e até mesmo do exterior. 

“Mandamos o Romarinho ao profissional do Fluminense, o Pablo ao Guarani e o Pedro Paulo já é o goleiro titular do Sub-20 do Flu. Já vendemos um garoto chamado Ricardo Lopes para a Coreia do Sul por 1,5 milhão de dólares. Podemos mandar em breve um jogador para Europa.”, afirmou.

Com o sucesso do Globo-RN, Marconi Britto virou prefeito da cidade de Ceará-Mirim-RN. 

“Fui eleito sem apoio sem de ninguém. Todos estavam contra mim, incluindo o governo do estado e os senadores. Comecei nas pesquisas com apenas 1%, mas venci a eleição”, disse.

Com as obrigações que o cargo público exige, Britto deixa algumas decisões para o treinador Luizinho Lopes.

“Ele tem uma formação boa na Europa e está sendo cogitado por vários times. Ele pensará dez vezes em aceitar propostas porque tem estabilidade grande por ser competente e sério”, desafiou. 

“Ele sabe que pode perder cinco vezes seguidas que não vai cair porque está preparando o time. Você precisa ser atrevido para colocar os garotos para jogar. Temos jovens de 17 anos que já estão na reserva”, garantiu.

*MSN Esportes/ESPN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...