quinta-feira, 16 de junho de 2022

Ex-seminarista expõe escândalo sexual na Igreja do RN; Arquidiocese e padres emitem nota


A Arquidiocese de Natal tem sofrido duros golpes nas últimas semanas.

Após áudios e conversas envolvendo um suposto caso amoroso do Pe. Julio Cesar com um homem nos últimos anos, agora um ex-seminarista fez graves acusações contra o alto clero da Igreja de Natal, dentre eles o próprios arcebispo, Dom Jaime Viera Rocha.

A entrevista do ex-seminarista Djalma Júnior foi publicada no Blog de Gustavo Negreiros. Segundo ele, aconteceram conversas nada agradáveis com o arcebispo de Natal, o que teria motivado sua não ordenação.

De acordo com o ex-seminarista, ele teria sido assediado por Dom Jaime. "Quando cheguei ao final do meu seminário, sem nenhum problema moral, o reitor, acobertando toda essa situação, disse que eu não tinha vocação e me mandou embora", diz.

Segundo Djalma Júnior, a carta denúncia contra o padre está prestes a ser enviada a Dom Giambattista Diquatro, que é o núncio apostólico (espécie de embaixador do Vaticano) no Brasil.

A Arquidiocese emitiu nota, afirmando que a Nunciatura Apostólica do Brasil já foi devidamente comunicada do caso e que vai apurar as denuncias feitas pelo ex-seminarista.

Os padres que compõe o clero da Arquidiocese de Natal também emitiram nota em apoio a Dom Jaime e afirmam que o Arcebispo sempre fomentou o desejo de formar padres que enfrentem a realidade que os envolvem, dando prioridade aos excluídos da sociedade.

O clero expressa na nota apoio e amizade filial ao Arcebispo e a todos que fazem o Seminário de São Pedro.

Veja abaixo as notas da Arquidiocese e do clero sobre o caso.

Veja na íntegra a nota da Arquidiocese:

A Arquidiocese de Natal tomou conhecimento das acusações do ex-seminarista Djalma Feliciano Ferreira Júnior direcionadas a alguns membros do clero.

Considerando a gravidade do assunto, a Arquidiocese também informa que a Nunciatura Apostólica no Brasil foi devidamente comunicada do ocorrido.

Djalma foi aluno do Seminário São Pedro no período de 2011 a 2019, tendo sido desligado após análise feita pela equipe de formação da instituição.A primeira avaliação ocorreu em 2019. Em seguida, foram oferecidas outras oportunidades, mas nenhuma alcançou o conceito necessário para o ingresso no sacerdócio.

Na última sexta-feira, dia 10 de junho, o processo foi encerrado e o senhor Djalma Júnior recebeu o comunicado da inviabilidade da ordenação.

O Seminário São Pedro tem sido no transcorrer de mais de um século, responsável pela formação do clero. Ali, também, formaram-se inúmeros jovens leigos que não foram ordenados, mas que trilharam caminhos diferentes no exercício das mais diversas profissões, enriquecendo, assim, a família humana e a sociedade potiguar de valores humanos que transcendem à missão primária do referido Seminário.

Nunca é demais recordar que o Ministério Sacerdotal é uma vocação específica pertencente à Igreja, a Comunidade do Povo de Deus.

Trata-se de um Ministério acessível aqueles que, segundo as normas e critérios estabelecidos pela própria Igreja, são chamados e designados presbíteros ou bispos pela própria Igreja.Não se trata, portanto, de um direito reconhecido e dado ao candidato, mas de um Dom, que se faz Serviço ao Povo de Deus numa determinada Igreja particular.

Considerando o bem da Igreja – Povo de Deus -, a tutela e a promoção da verdade, A Arquidiocese comunica ainda que apurará acuradamente o conteúdo das acusações. Natal (RN), 14 de junho de 2022.

Veja a nota do Clero da Arquidiocese de Natal na íntegra:

NOTA DO CLERO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL AO POVO DE DEUS

Diante das últimas ventanias que sopram fortemente sobre a Igreja de Natal e ultimamente sobre o seu pastor, nosso Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, nós, padres desta Igreja Particular, gostaríamos de expressar nosso apoio e amizade filial.

Dom Jaime, desde quando chegou a essa Porção do povo de Deus há 10 anos, sempre expressou sua acolhida a todos, inclusive aos presbíteros e diáconos, e fomentou, de maneira clara, seu desejo de formar padres que enfrentem a realidade que os envolvem, dando uma prioridade particular aos sem voz e sem vez da sociedade, no estar perto e na atenção ao escutar. Presente na vida formativa dos nossos seminaristas, defensor de padres comprometidos com a verdade, que amassem a Igreja e que também sofressem por ela, quando necessário.

Sabemos que na missão, os sofrimentos são inerentes, até pelo fato de estarmos com Cristo, pregados na Cruz e por Ele fomos libertos e restaurados; a sua Cruz nos “trouxe vida nova” (Jo 3,13-17). Desta maneira, o nosso Arcebispo, Dom Jaime, diante das falsas acusações que lhe foram dirigidas por um ex-seminarista, coloca-se de prontidão à atender aquilo que a Igreja, enquanto Mãe e Formadora, apresenta como proposta de formação.

Da mesma maneira, a equipe de formadores do Seminário de São Pedro segue rigorosamente as suas orientações diante daquilo que a própria Igreja propõe, não se dobrando a certas insinuações ou pontos de vista que estão em desacordo com aquilo que é a real proposta para formar os nossos sacerdotes. Por isso, reafirmamos que estamos em união com o nosso Pastor e com todo o presbitério de Natal e disponíveis também, para que tudo possa ser esclarecido e que nada possa pairar a nível de dúvida e desconfiança sobre a idoneidade dos nossos pastores.

Padres da Arquidiocese de Natal
Com informações do Blog Edipo Natan
Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...