segunda-feira, 25 de abril de 2022

"Pode ser que eu não seja candidato a nada", diz MORO

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, que abandonou o projeto presidencial no Podemos e se filiou ao União Brasil no mês passado, afirmou nesta segunda-feira ser possível que não dispute as eleições neste ano. A declaração foi dada durante sabatina ao portal UOL.

Questionado se ele disputará a Câmara dos Deputados caso o seu partido lhe negue a candidatura ao Senado, Moro deixou aberta a possibilidade de ter um papel restrito aos bastidores da política. Então terceiro colocado nas pesquisas para a Presidência da República, empatado com Ciro Gomes (PDT), ele havia desembarcado no União Brasil com discurso de candidato, mas foi logo reprimido pelos novos correligionários. Uma ala da sigla chegou a emitir nota descartando qualquer chance de permitir a Moro disputar o Planalto.

Desautorizado por parte da cúpula do novo partido, Moro passou a se definir como um “soldado da democracia” e que, independentemente de candidatura, quer ajudar na formação, segundo ele, de um “centro democrático” que viabilize uma candidatura contrária tanto ao ex-presidente Lula quanto ao presidente Jair Bolsonaro, de quem foi ministro até maio de 2020.

— Em relação a eventual outra candidatura, isso é uma questão que a gente ainda está discutindo. Pode ser que eu não seja candidato a nada. Eu vim com objetivo de ajudar a romper a polarização e a colocar o Brasil no caminho certo — disse ele.

Há duas semanas, o União indicou o presidente da sigla, Luciano Bivar, como o nome do partido para a disputa presidencial. A sigla negocia com o PSDB, cujo pré-candidato oficial é João Doria, e com o MDB, de Simone Tebet, uma candidatura única, a ser anunciada no dia 8 de maio.

Moro evitou opinar sobre se a figura de Bivar, nacionalmente desconhecido, seria capaz de arrebatar os votos necessários para levar a chamada “terceira via” ao segundo turno, e afirmou que não participa das negociações que estão sendo tratadas na cúpula da legenda.

O ex-juiz também afirmou que a crise deflagrada entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio, é um “mal entendido”.

Após Barroso afirmar que as Forças Armadas “estão sendo orientadas a atacar e desacreditar” o processo eleitoral, durante sua participação em um seminário promovido por uma universidade alemã no fim de semana, o Ministério da Defesa publicou uma nota na qual “repudia qualquer ilação ou insinuação, sem provas”.

— Eu acho que esse episódio é todo um mal entendido e que não vale essa escalada. Claro que todos nós temos preocupações em relação ao nosso contexto político e temos que tentar serenar esses ânimos. Espero que esse episódio não escale — afirmou.

Ele também fez críticas ao STF. Para ele, o combate à corrupção simbolizado na operação Lava-Jato, na qual foi juiz, tem sido desmantelado nos últimos anos com ajuda de integrantes do Supremo e de outros Poderes.

Fonte: Agora RN/O Globo
Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...