sábado, 9 de abril de 2022

PROFESSOR SUSPENDE AULA NA UFRN APÓS ALUNO SE RECUSAR A USAR MÁSCARA (Universidade diz que uso da proteção continua obrigatório para docentes e estudantes)

Um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) suspendeu a aula, na noite de quinta-feira (7), após um aluno se negar a usar máscara contra a covid-19. Segundo a instituição, o uso da proteção ainda é obrigatório para alunos, servidores e professores.

O caso aconteceu no Departamento de Comunicação e foi notificado à coordenação do curso de Jornalismo e à chefia do departamento, segundo o professor Daniel Dantas Lemos, que estava ministrando a aula de Comunicação Integrada.

De acordo com ele, o estudante se negou usar a máscara alegando que o governo do estado havia publicado decreto desobrigando o uso da proteção em locais abertos e fechados. Apesar disso, o professor e colegas disseram ao homem que a exigência continuava valendo dentro da universidade.

"Não foi eu quem fez a norma. Todos nós entramos no semestre sabendo disso, inclusive a universidade deixando claro que quem descumprir pode responder a um processo administrativo. Se eu, como professor na sala de aula, não fiscalizo, sou eu quem responde", afirmou o docente.

Segundo o professor Daniel Dantas, a aula já havia começado, quando o aluno chegou cerca de 15 minutos atrasado. O professor esperou o aluno se sentar e pediu para ele colocar a máscara, mas o estudante se negou.

"Discutimos civilizadamente. Eu expliquei a norma, disse que não daria aula a ele sem máscara e pedi para sair da sala, mas ele disse que não iria sair. Então eu decidi fazer a chamada e encerrar a aula", afirmou o professor.

Ao g1, o estudante Marcelo Nascimento confirmou o relato do professor sobre o início da discussão e disse que estava mantendo apenas um direito de não usar máscara.

"Me sentei lá no fundo da sala e algum tempo depois ele fez o gesto para que eu colocasse a máscara. E eu disse que não ia mais colocar porque o decreto desobrigou, e iniciou a discussão. Ele disse que eu me retirasse da sala e eu disse também que não me retiraria, porque eu estava exercendo meu direito de não usar mais máscara. No momento em que ele disse que ia encerrar a aula, alguns colegas se voltaram contra mim. Alguns alunos foram hostis, mas em nenhum momento houve agressão. Só discuti dentro do que cabia", afirmou.

Professor e o aluno seguiram até a secretaria do curso, onde foram orientados a procurar a ouvidoria. O professor informou que notificou à coordenação do curso, a chefia do departamento e à pró-reitoria de graduação sobre o caso. Já o estudante afirmou que vai procurar a ouvidoria nesta sexta-feira (8).

O professor ainda negou que tenha chamado a segurança da UFRN, como a história foi divulgada nas redes sociais. Ele disse que um aluno informou o caso a um vigilante do prédio, que acionou a segurança patrimonial da universidade, mas a equipe só chegou lá cerca de meia hora após a discussão ter sido encerrada.

Em nota, a UFRN informou que o uso de máscaras segue obrigatório na instituição.

"O Supremo Tribunal Federal reconheceu que as universidades federais têm autonomia para decidir sobre medidas a serem adotadas para as atividades presenciais. O Protocolo de Biossegurança da UFRN, que está na terceira versão, prevê o uso de máscaras e passaporte vacinal. Logo que foi publicado o decreto do Governo do Estado do RN, que faculta o uso de máscaras de proteção facial, o Comitê COVID-19 da UFRN foi consultado. Uma nova atualização do Protocolo dependerá de posicionamento do Comitê", diz a nota.

A UFRN também exige passaporte vacinal para entrada de estudantes, professores, servidores e visitantes nos prédios da instituição.

Fonte:G1/RN

Um comentário:

  1. Tinha mais é que divulgar o nome desse aluno energúmeno negacionista e aplicar-lhe suspensão de uns dois meses. Só assim irá aprender a viver entre os civilizados.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...