sexta-feira, 19 de março de 2021

GOVERNO ESTUDA INSTALAR UNIDADE DE CONSERVAÇÃO


Em visita técnica a Martins, nesta quinta-feira (18), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, esteve reunido com a gestão municipal para tratar acerca das questões ambientais do município e propor o projeto para implantar o Monumento Natural - Cavernas de Martins, primeira Unidade de Conservação Estadual no Alto Oeste.

A reunião aconteceu na sede da Prefeitura com a presença do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, do secretário da Sedraf, Alexandre Lima, e da prefeita, Maria José Costa.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o fortalecimento do diálogo com os municípios é fundamental para otimizar os trabalhos com segurança jurídica, técnica e apoio mútuo às questões ambientais. “Ao pensar na instalação de um Monumento Ambiental, em Martins, estamos favorecendo o desenvolvimento sustentável da região e do Estado. Além disso, o município poderá ter a primeira Unidade de Conservação (UC) do bioma Caatinga no Alto Oeste, e também, poderá receber projetos de educação ambiental e parcerias com institutos de pesquisa, através da implantação da UC com uma sede do Ecoposto. A prefeitura vai ter um papel chave na consulta à população, sendo voz ativa no Conselho Gestor da Unidade de Conservação", esclareceu o diretor.

A prefeita de Martins, Maria José Costa, enfatizou que o Idema está mais próximo ao município, “estamos conversando sobre a implantação do Monumento que é importante para o nosso município. Mas precisamos analisar algumas questões como será a manutenção do Monumento, visto que a cidade apresenta dificuldades hídricas. Após a construção da RN-117, pessoas de outros Estados estão vindo visitar Martins. Com a instalação do Monumento Natural, o turismo será ainda mais incrementado e o meio ambiente mais protegido", reforçou a prefeita.

O coordenador do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC), Rafael Laia, apresentou o projeto e explanou sobre as Unidades de Conservação já existentes no Estado. Além disso, detalhou as informações já catalogadas na área ambiental onde pretendem implantar o Monumento. “O Monumento Natural é uma das modalidades de UC que estão dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), sendo ele uma unidade de proteção integral, mas que não necessariamente requer desapropriações. Nosso objetivo é investir na preservação do bioma Caatinga. Além disso, a região possui complexos de cavernas, como a Casa de Pedra com formação de calcário muito importante. A intenção é proteger a flora e a fauna da localidade e cerca de 4 mil hectares da Caatinga, salvaguardar o patrimônio espeleológico, incentivar o ecoturismo e a realização de pesquisa científica, compatibilizar o uso do solo nos limites da UC e seu entorno com a conservação do patrimônio ambiental”, frisou o coordenador.

Na ocasião, foi mencionada como seria dada a compatibilização para instalar o Monumento com as atividades que são desenvolvidas atualmente na região, como por exemplo o uso do solo por parte da população da Zona Rural. Segundo o secretário da Sedraf, Alexandre Lima, "é possível conciliar o uso racional, alimentar e da pecuária. As famílias farão uso sustentável da terra, vão ganhar em suporte de forragens, ampliar a capacidade de criação e a oferta alimentar”. O secretário mostrou apoio ao Monumento, "Martins já possui uma área turística consolidada, a Unidade de Conservação irá agregar uma roupagem diferenciada à região. O município passará a ter a conotação de Turismo Sustentável”, informou o secretário.

Casa de Pedra

Após o encontro, os representantes do Governo e técnicos foram conhecer a área, onde possivelmente será implantado o Monumento Natural. No espaço, rico em biodiversidade e com grande área florestada, fica localizada uma das importantes cavernas da região, a Casa de Pedra.

Também participaram da reunião os assessores Técnicos do Idema, Francisco Freitas e Francisco Josivan; os secretários municipais Flávio Junior (Educação e Recursos Humanos), André Costa (Obras, Transporte e Infraestrutura); Controlador Geral do Município, Wagner Escóssia; e a assessora Jurídica, Edivânia Fernandes.

Fonte: IDEMA-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...