O segundo tumor maligno que mais atinge os homens é o câncer de próstata. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 68 mil novos casos surgem por ano no Brasil.
O diagnóstico é feito pela combinação do exame físico através do toque retal, da dosagem do PSA no sangue e da ecografia pélvica, exames que devem ser feitos regularmente após os 50 anos de idade.
Devido ao preconceito, pesquisas mostram que quase 50% dos homens nunca realizaram o toque retal, o que dificulta o diagnóstico precoce e compromete o tratamento adequado e a cura. Dentro os principais fatores de risco temos: herança familiar, sedentarismo, álcool, fumo, drogas e má alimentação.
O câncer de próstata tem evolução silenciosa e somente nos estágios mais avançados ele pode cursar com dificuldade de urinar, ardência e dor na micção e ejaculação.
A prevenção é o melhor remédio: faça consultas e exames periódicos com especialistas, clinico geral e urologista, pratique esportes regularmente, tenha uma alimentação saudável, evite álcool, tabagismo e o estress físico e/ou emocional!!!
*Dr. Edinaldo Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS