domingo, 20 de janeiro de 2019

DRA. PALOMA CAVALCANTE: ULECTOMIA E ULOTOMIA, O QUE É E QUANDO INDICAR?


Na Odontopediatria são comuns situações nas quais há impacção de elementos dentários, fato este, que pode acarretar em transtornos para a dentição em desenvolvimento. Nestas situações, após o diagnóstico e confirmação no exame radiográfico, cabe ao Cirurgião Dentista, fazer a indicação correta do procedimento cirúrgico, de acordo com o diagnóstico.

Sendo assim, os procedimentos de ulectomia/ulotomia podem ser indicados.
A ulectomia consiste na remoção do tecido gengival fibroso, mais conhecido como “capuz”, que recobre a coroa do dente permanente/decíduo não irrompido ou parcialmente irrompido.


Já a ulotomia, consiste apenas na abertura da mucosa através de uma incisão, sem remoção de tecido gengival. Ambos os procedimentos permitem a exposição do bordo incisal/oclusal do dente, facilitando a sua erupção. São procedimentos de fácil execução, realizados com anestesia local e pós-operatório favorável.

* Na imagem do post foi realizada uma ulectomia.

*Dra. Paloma Cavalcante - Cirurgiã Dentista formada pela UNP-Natal/RN, com aperfeiçoamento em endodontia pela ABO - Natal/RN e especialista em endodontia pelo CENO-Salvador/BA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...