sábado, 30 de abril de 2022

TIME DA ILHA É O CAMPEÃO ALEXANDRIENSE 2022

 

ALEXANDRIA/RN - Em jogo realizado no Estádio o Fernandão, o time do Sítio Ilha vence o time do Cascalho por 3x1 e torna-se campeão municipal de 2022.

Outras imagens estão disponíveis no instagram do barriguda news.


















ALEXANDRIA GANHA ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS

 

Na última quinta-feira, 28 de abril, com apoio do Instituto Zulmirinha Veras e da Casa da Cultura Popular – Palácio Dr. Antônio Fernandes Mousinho, foi criada a Associação Alexandriense de Artesãos (ALEARTE).

A ALEARTE surge após algumas reuniões e se propõe a ser, não apenas uma entidade representativa dos artesãos locais, mas meio para celebração de parcerias com instituições e órgãos públicos e privados e, para isso, contatos já estão sendo mantidos com o Governo do Estado em busca de benefícios para o artesanato alexandriense.

À assembleia de fundação, realizada na sede do Instituto Zulmirinha Veras, compareceram vários artesãos, os quais escolheram a seguintes dirigentes para um mandato de 02 (dois) anos:
Presidente: Arione Gomes da Silva
Vice-Presidente: Francisca Silvaneide dos Santos
Secretária: Isabel Cristina Gurgel
Tesoureira: Maria de Jesus Tavares Fernandes da Silveira

Uma das metas da ALEARTE é a implantação da Casa do Artesão, que funcionará como sede da entidade e centro de exposição e comercialização do nosso artesanato.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

THIAGO SILVA - COORDENADOR DO PROCON/RN , FALA SOBRE A REABERTURA DO ÓRGÃO EM ALEXANDRIA

  

CHUVA EM ALEXANDRIA FOI DE 14mm

 

ALEXANDRIA/RN - Chuva nas últimas 24h no município foi de 14mm, conforme informações de Alzira Carlos.

ALI - AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO

 

ALEXANDRIA/RN - Aconteceu ontem (27), na Câmara Municipal de Alexandria, mais uma Etapa do Projeto ALI (Agentes Locais de Inovação) - SEBRAE-RN.

Com o tema INOVAÇÃO; as explanações pertinentes foram socializadas pelo Bolsista Sebrae,  RODOLFO VIEIRA e acompanhadas atentamente pelos empresários locais participantes.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

VAMOS AJUDAR "SEU" JOAQUIM DA CACHOEIRA

 

Ontem, através de sua filha Maria Suely, conheci a história de "seu" Joaquim Fernandes da Silva (Joaquim da Cachoeira). O mesmo está com um câncer na garganta precisando urgentemente de tratamento.

Seu Joaquim reside no Sírio Serrota em Alexandria e está precisando se submeter a um procedimento médico que custa em torno de R$ 4.500,00 e o mesmo não tem condições financeira para tal.

Se você puder ajudar; por favor não pense duas vezes; faça um PIX para ajudá-lo ( o valor é você quem decide; o importante é a sua ajuda).

Chave PIX 014.318.264-13

Mulher que fez sexo com morador de rua quebra silêncio: “Fui taxada como promíscua”

Nesta quarta-feira (27/4), Sandra Mara Fernandes, a mulher que teve relações sexuais com o ex-morador de rua Givaldo Alves enquanto estava em surto psicótico, quebrou o silêncio e usou as redes sociais para se manifestar pela primeira vez após o ocorrido. A mulher agradeceu o apoio do público e acusou o ex-morador de rua de usá-la como objeto de prazer enquanto alucinava.

“Venho através dessa postagem agradecer as pessoas que se levantaram para me defender quando eu não tinha condições (…) Hoje eu busco na JUSTIÇA os meus DIREITOS, pois nunca faltei com respeito com ninguém e não merecia ter sido tratada como uma qualquer, e, principalmente, ter sido usada como OBJETO de prazer durante DELÍRIOS e ALUCINAÇÕES que confundiram minha mente e me colocaram num contexto NOJENTO e SÓRDIDO“, detalhou.

Sandra também afirmou que não escolheu passar pela aquela situação e se disse vítima de chacotas e humilhações em redes sociais e veículos de comunicação, além de cobrar o apoio de outras mulheres que a criticaram: “Fui VÍTIMA de chacotas, humilhações em rede nacional. Fui taxada como uma mulher qualquer, uma mulher promíscua, uma mulher com fetiches, uma traidora. E mais ofendida ainda por ter sido atacada por outras mulheres que entenderam que eu merecia o pior. Eu sempre soube que vivemos numa sociedade desigual, mas eu NÃO escolhi ter um SURTO, eu NÃO escolhi ter sido HUMILHADA, eu NÃO escolhi ter minha vida EXPOSTA e DEVASTADA!”
Leia o comunicado na íntegra:

Veja o texto na íntegra

“Olá, me chamo SANDRA MARA FERNANDES , sou a mãe da Anna Laura e a esposa do @eduardoalvestrainer . Venho através dessa postagem agradecer as pessoas que se levantaram para me defender quando eu não tinha condições.

Passei por dias muito difíceis, nunca me imaginei naquela situação. Eu me sinto profundamente dilacerada pelo ocorrido. Hoje eu tenho ciência de tudo o que foi dito enquanto eu estava internada e sendo cuidada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais.

Fui VÍTIMA de chacotas, humilhações em rede nacional. Fui taxada como uma mulher qualquer , uma mulher promíscua , uma mulher com fetiches , uma traidora. E mais ofendida ainda por ter sido atacada por outras mulheres que entenderam que eu merecia o pior. Eu sempre soube que vivemos numa sociedade desigual, mas eu NÃO escolhi ter um SURTO, eu NÃO escolhi ter sido HUMILHADA, eu NÃO escolhi ter minha vida EXPOSTA e DEVASTADA!

Então, na condição onde estive eu sei que tinha legítimo DIREITO de ser DEFENDIDA. Agradeço ao meu esposo por tudo que ele fez por mim. Ele me defendeu durante e depois do ocorrido, pois sabe que em condições normais eu jamais teria permitido passar por àquilo. Agradeço também ao meu pai, minha madrasta , meus irmãos e amigos , que me acolheram e ajudaram o Eduardo e a Anna Laura . Sou profundamente grata aos profissionais que me ajudaram a compreender o que estava acontecendo quando eu já NÃO TINHA domínio da minha própria vida.

Hoje eu busco na JUSTIÇA os meus DIREITOS , pois nunca faltei com respeito com ninguém e não merecia ter sido tratada como uma qualquer , e , principalmente , ter sido usada como OBJETO de prazer durante DELÍRIOS e ALUCINAÇÕES que confundiram minha mente e me colocaram num contexto NOJENTO e SÓRDIDO . Sigo BATALHANDO, um dia de cada vez para retomar a minha existência e vou conseguir porque DEUS é maior e infinitamente bom!”

Fonte: Agora RN

terça-feira, 26 de abril de 2022

Potiguar que fez transplante de pulmão e ECMO por complicações da Covid tem alta definitiva de hospital em SP

Foram 60 dias respirando com auxílio de pulmão artificial (ECMO) por causa de complicações da Covid, um transplante de pulmão, e mais de 8 meses internada em São Paulo. Após essa longa jornada, a potiguar Ana Raiane dos Santos, de 32 anos, recebeu alta definitiva do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, e voltou para casa em São Vicente, no interior do RN, nesta segunda (25).

"Deus está me abençoando com minha volta pra casa. Recebi minha alta definitiva. Estou muito bem graças a Deus, meu pulmãozinho está guardado, está sendo bem cuidado e agora eu vou ter a oportunidade de cuidar da minha família, dos meus filhos, da minha casa", disse Ana.

Para o cirurgião cardiovascular especialista em ECMO, Dr. Renato Max, que implantou o pulmão artificial em Raiane, a recuperação dela é um 'exemplo de resiliência e coragem'.

"Mesmo diante de todas as dificuldades, o medo de ir pra SP, ela foi, quis lutar contra essa doença, e venceu. A gente tem convicção de que presenciou um milagre. Um milagre conduzido pela fé da Raiane, pela fé da equipe, pela força de vontade dela e também da família".

Ele explicou que Ana Raiane só precisará ficar indo a São Paulo de 3 em 3 meses para exames mais complexos e avaliação da equipe transplantadora. Em Natal, ela terá acompanhamento médico especializado, e ficará fazendo exames de rotina, provavelmente no Hospital Onofre Lopes.

Fonte: G1/RN

segunda-feira, 25 de abril de 2022

"Pode ser que eu não seja candidato a nada", diz MORO

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, que abandonou o projeto presidencial no Podemos e se filiou ao União Brasil no mês passado, afirmou nesta segunda-feira ser possível que não dispute as eleições neste ano. A declaração foi dada durante sabatina ao portal UOL.

Questionado se ele disputará a Câmara dos Deputados caso o seu partido lhe negue a candidatura ao Senado, Moro deixou aberta a possibilidade de ter um papel restrito aos bastidores da política. Então terceiro colocado nas pesquisas para a Presidência da República, empatado com Ciro Gomes (PDT), ele havia desembarcado no União Brasil com discurso de candidato, mas foi logo reprimido pelos novos correligionários. Uma ala da sigla chegou a emitir nota descartando qualquer chance de permitir a Moro disputar o Planalto.

Desautorizado por parte da cúpula do novo partido, Moro passou a se definir como um “soldado da democracia” e que, independentemente de candidatura, quer ajudar na formação, segundo ele, de um “centro democrático” que viabilize uma candidatura contrária tanto ao ex-presidente Lula quanto ao presidente Jair Bolsonaro, de quem foi ministro até maio de 2020.

— Em relação a eventual outra candidatura, isso é uma questão que a gente ainda está discutindo. Pode ser que eu não seja candidato a nada. Eu vim com objetivo de ajudar a romper a polarização e a colocar o Brasil no caminho certo — disse ele.

Há duas semanas, o União indicou o presidente da sigla, Luciano Bivar, como o nome do partido para a disputa presidencial. A sigla negocia com o PSDB, cujo pré-candidato oficial é João Doria, e com o MDB, de Simone Tebet, uma candidatura única, a ser anunciada no dia 8 de maio.

Moro evitou opinar sobre se a figura de Bivar, nacionalmente desconhecido, seria capaz de arrebatar os votos necessários para levar a chamada “terceira via” ao segundo turno, e afirmou que não participa das negociações que estão sendo tratadas na cúpula da legenda.

O ex-juiz também afirmou que a crise deflagrada entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio, é um “mal entendido”.

Após Barroso afirmar que as Forças Armadas “estão sendo orientadas a atacar e desacreditar” o processo eleitoral, durante sua participação em um seminário promovido por uma universidade alemã no fim de semana, o Ministério da Defesa publicou uma nota na qual “repudia qualquer ilação ou insinuação, sem provas”.

— Eu acho que esse episódio é todo um mal entendido e que não vale essa escalada. Claro que todos nós temos preocupações em relação ao nosso contexto político e temos que tentar serenar esses ânimos. Espero que esse episódio não escale — afirmou.

Ele também fez críticas ao STF. Para ele, o combate à corrupção simbolizado na operação Lava-Jato, na qual foi juiz, tem sido desmantelado nos últimos anos com ajuda de integrantes do Supremo e de outros Poderes.

Fonte: Agora RN/O Globo
Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

16ª FEIRA DO LIVRO DE MOSSORÓ acontecerá de 03 a 06 de maio no Campus Central da UERN


Mossoró receberá, no período de 03 a 06 de maio, no Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN), a 16ª edição da Feira do Livro de Mossoró. Considerada a maior feira de livros do interior do estado, o evento tem como objetivo não apenas incentivar a leitura, mas especialmente, a valorização da literatura e arte regional.

Nesta edição, o evento contará com cerca de 15 livrarias e editoras do Rio Grande do Norte e de outros estados, e mais de 50 horas de programação cultural e literária gratuita, com bate-papos com autores e artistas, lançamento de livros, poesia, exposição, contação de histórias, dança, teatro e música.

A 16ª edição promete trazer para os norte-rio-grandenses não apenas obras consagradas nacionalmente, mas também diversos exemplares da literatura potiguar que ainda não atingiram o grande público.

Dois dos principais nomes da literatura fantástica do Brasil estarão na próxima edição da Feira do Livro. Os autores convidados Eduardo Spohr e Affonso Solano dividirão a mesma mesa na terceira noite do evento, mediados pelo também escritor e editor de livros João Paulo Cirilo.

Eduardo Spohr é carioca e jornalista. Como escritor, ganhou reconhecimento nacional com o romance "A Batalha do Apocalipse" (Verus/Record), com mais de 500 mil livros vendidos, e com a série Filhos do Éden. Seus livros foram traduzidos e publicados também na Holanda, Alemanha e Portugal.

O escritor Affonso Solano também nasceu no Rio. Autor da série bestseller “O Espadachim de Carvão” (editora Leya), Affonso é ilustrador e cocriador do Matando Robôs Gigantes. Quando adolescente, o autor já passou férias em Mossoró ao lado do pai, que morava na cidade.

O papo com os dois escritores acontecerá no Palco das Letras montado pela Feira do Livro, no Campus Central da UERN, entre 19h e 21h, na quinta-feira (05/05).

Por Diogo Damasio

domingo, 24 de abril de 2022

CHUVA EM ALEXANDRIA FOI DE 60mm

 

ALEXANDRIA/RN - Chuva e vento fortes marcaram à noite desse sábado (23) em Alexandria. No centro da cidade o pluviômetro marcou 60mm, segundo informações de Alzira Carlos. 

sábado, 23 de abril de 2022

TETO DE SUPERMERCADO DESABA NO INTERIOR DO RN; FAMÍLIA É ATINGIDA

O teto de um supermercado localizado no Centro de Acari, município na região Seridó, desabou na noite de sexta-feira (22). O proprietário do estabelecimento chegou a ficar preso aos destroços. A esposa dele e a filha de 8 anos também se feriram, mas todos passam bem.

Na manhã deste sábado (23), equipes da prefeitura estiveram no local. A causa prévia foi um ataque de cupim que acabou deteriorando a madeira que sustentava a estrutura do prédio.

Segundo a família, eles estavam fechando o estabelecimento quando o teto desabou. O dono do supermercado, José Euder de Araújo Silva, estava guardando uma moto quando a estrutura cedeu. Ele precisou de atendimento médico porque uma das pernas ficou presa e apresentou um inchaço. O comerciante chegou a ser levado a um hospital de Natal, mas, apesar do susto, nada grave foi constatado e ele já está em casa.

A esposa do proprietário, Rayane Soares de Oliveira, e uma filha de 8 anos também estavam no local no momento do desabamento. Elas tiveram apenas algumas escoriações e passam bem.

“A gente não escutou nenhum barulho, nada que fosse suspeito. Estava tudo normal. A gente passou o dia todo lá, e, na hora de fechar, caiu tudo”, contou Rayane.

“Minha menina conseguiu correr logo. Ela levou alguns pontos na cabeça, mas está bem também. Quando vi que não tinha mais nada para cair, consegui sair. E ele ficou preso. Os meninos entraram e retiraram ele”, lembra.

“Deus nos deu a oportunidade de viver novamente”.
O supermercado funciona em um prédio centenário, onde funcionou o primeiro cinema da cidade. O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, que acompanhou a vistoria da Defesa Civil do município.

Raul Victor Dantas e Silva, assessor de obras e projetos da prefeitura de Acari, relatou que o supermercado “ficará fechado até que seja regularizada a situação do prédio, sendo feitas as manutenções para que possa ser utilizado novamente”.

Fonte: Daltro Emrenciano/G1

sexta-feira, 22 de abril de 2022

JEAN PAUL, NATÁLIA BONAVIDES, CARLA DICKSON E GENERAL GIRÃO SE PRONUNCIAM SOBRE INDULTO PRESIDENCIAL PARA DANIEL SILVEIRA


Parlamentares de vários partidos do Rio Grande do Norte se posicionaram em redes sociais sobre o indulto concedido ao deputado Daniel Silveira (PL-RJ). O senador Jean Paul Prates (PT) disse que “governos autoritários alimentam sempre o germe da corrupção. Bolsonaro acha que pode tudo enquanto estiver no cargo que ocupa, mas há limites!”

Para Jean Paul “esconder os mal feitos da parentalha e dos aliados já estávamos acostumados, infelizmente, e para isso ele emporcalhou as instituições que deram guarida a seus desejos”.

Jean Paul ainda disse: “Como já alertava Tancredo Neves, o desfiguramento das instituições termina por desfigurar o caráter do cidadão.”

Jean Paul acrescentou: “Mas tenho a certeza de que o povo brasileiro ainda não foi atingido por esse processo e deve repudiar com veemência mais essa atitude de um homem incapaz de honrar a cadeira de presidente da República.”

Já a deputada federal Natália Bonavides (PT) declarou que “o chefão da quadrilha que faz de tudo para salvar os filhotes delinquentes, agora avança no golpismo e anula a prisão de um dos seus capangas que atentou contra a democracia”.

Natália Bonavides continuou: “É isso, ou derrotamos o bolsonarismo agora, ou não restará mais nada desse país.”

Segundo a deputada, “primeiro ele (Bolsonaro) impediu que sua família fosse punida pelos crimes cometidos. Depois ele anulou a pena de um bandido que ameaçou a democracia – uma forma burocrática de fechar o STF sem ajuda de cabos e soldados. Vamos esperar ele fechar o TSE e acabar com as eleições?”

A deputada Carla Dickson (União Brasil) apoiou o decreto presidencial: “Parabéns, meu presidente Jair Bolsonaro, pelo perdão concedido ao colega deputado federal Daniel Silveira, condenado pelo STF.”

“Junto-me à sociedade com profunda indignação por essa condenação tão injusta”, afirmou C. Dickson, que finalizou: “O Congresso é um poder independente e não pode ser violado!”

O deputado federal General Girão (PL) também apoiou a decisão do presidente da República: “Não duvidem do nosso presidente “.

O General Girão afirmou “querer compartilhar alegria e satisfação em ser patriota junto com vocês. Orgulho do nosso presidente por fazer justiça dentro das quatro linhas da Constituição.”

Fonte: Daltro Emerenciano

quarta-feira, 20 de abril de 2022

DONA FRANCISCA CLÁUDIA CONHECE SEU FILHO BIOLÓGICO

 

ALEXANDRIA/RN - Nesta quarta-feira dia 20/04, chega ao final uma procura que já durava quase 27 anos.

O Começo da procura pela internet:

No último dia 03/02 colocávamos no ar uma matéria que intitulava-se "Dona Francisca Cláudia tem vontade de conhecer seu filho biológico (Link Aqui), na qual contávamos a história dessa senhora que ha aproximadamente 27 anos desejava conhecer o seu filho biológico, que por força do destino não teve condições de criar e resolveu doar o recém-nascido aqui em Alexandria. 

Pois bem, em menos de 24h da publicação fui procurado por um jovem interessado em falar com Dona Francisca. Na ocasião indaguei se era ele o filho biológico narrado na matéria; ele sorriu, desconversou e disse que um amigo que queria o telefone. Fiquei "com uma pulga atrás da orelha" como diz o dito popular. Posteriormente procurei ele e conversamos e me revelou que poderia ser a pessoa procurada por Dona Francisca.

Pronto; o quebra cabeça estava quase concluído. Conversei com os dois e foi marcado um exame de DNA, que seria realmente o que poria ou não um fim à procura de Dona Francisca Cláudia.

O Grande Dia

Hoje (20), reunimos todos os envolvidos: Dona Francisca Cláudia (suposta mãe biológica - à esquerda da foto); Emanoel Fortunato (conhecido por Junior; suposto filho) e Dona Francisca Maria (Mãe de criação de Junior - à direita da foto).

A procura chegava ao fim; o DNA revelou que Emanoel era o filho biológico por quem Dona Francisca Cláudia procurou por quase 27 anos. Entre muitas lágrimas de emoção, Juninho ganhou sua segunda mãe.

Peça Fundamental

Benedita da Maternidade foi peça fundamental nessa história, pois através das informações repassadas por ela à Dona Francisca Cláudia, se seguiu uma linha de busca até o desfecho final.

Agradecimento

O Barriguda News agradece a todos os envolvidos nessa história pela credibilidade depositada na condução desse caso.

LADRÃO ESPANCA IDOSA, ROUBA CARRO, MAS SOFRE ACIDENTE E MORRE MINUTOS DEPOIS

Um ladrão morreu em um acidente de carro pouco tempo depois de ter roubado o veículo de uma idosa de 72 anos em San Antonio, no estado americano do Texas. Além do roubo, Shirlene Hernandez também foi agredida pelo homem, ficando com ferimentos no rosto.

Ela foi atacada após ter parado em um posto de combustível para tomar uma bebida, como faz diariamente. O assaltante se aproveitou da distração dela, agrediu a senhora várias vezes com socos no rosto e pegou as chaves do carro, fugindo em seguida a bordo do veículo.

Três testemunhas que presenciaram o roubo ainda tentaram intervir e abordar o homem, mas ele conseguiu escapar utilizando o carro de Shirlene, segundo a polícia local. Logo depois, no entanto, o carro foi encontrado destruído em uma rodovia interestadual, com o assaltante já sem vida no interior do veículo.

— Há muitas pessoas que diriam que o que vai, volta, carma. Eu não pensei isso. A única coisa que eu fiquei (foi) muito triste, porque ele tinha morrido. Agora, é verdade, ele me machucou, mas o Senhor achou por bem tirá-lo de sua miséria — contou a senhora.

Fonte: O Globo/Daltro Emerenciano

CERÂMICAS TIPO "A" A PARTIR DE 10x DE R$ 2,29, SÓ NA REUNIDAS EM CATOLÉ DO ROCHA

 

terça-feira, 19 de abril de 2022

FÁBIO DANTAS: "ESCOLHERAM A PESSOA ERRADA PARA DESAFIAR"

Após meses buscando um nome para enfrentar a governadora Fátima Bezerra nas urnas, a oposição confirmou, oficialmente, o ex-vice-governador Fábio Dantas como o pré-candidato durante evento realizado na manhã desta terça-feira (19), no Holiday Inn. Com o apoio do ministro das Comunicações, Fábio Dantas, presente ao evento, Fábio Dantas fará dobradinha com o ex-ministro Rogério Marinho, que disputará vaga para o Senado.

Além de centenas de apoiadores, o evento também foi bastante prestigiado entre a classe política. Dentre os deputados estaduais presentes, Cristiane Dantas (SDD), Galeno Torquato (PSDB), Kelps Lima (SDD), Eliabe Marques (SDD), Nelter Queiroz (PSDB), Getúlio Rego (PSDB), Tomba Farias (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), além de vários prefeitos e vereadores e lideranças de todas as regiões do Estado. Já a sentida ausência da bancada federal foi justificada pela necessidade de votação presencial nominal em Brasília. Também ausente, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), garantiu que vai realizar, até o fim de maio, uma grande reunião política para apresentar a Mossoró e a região Oeste a chapa que apoiará nas eleições de outubro.

Em discurso entusiasmado, o agora pré-candidato agradeceu os apoios que vem recebendo e afirmou que a união de todos é imprescindível para promover o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e tirar o PT do poder. Críticas à atual chefe do Executivo e à chapa formada por ela junto com o MDB foram a tônica do discurso.

“A origem popular tão alardeada por ela [Fátima] é um discurso vazio que representa um mero diploma na parede, utilizado para ludibriar o povo carente do nosso Estado. São mais de 30 anos de poder nas salas refrigeradas da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e, agora, da Governadoria. Ela se encaixa perfeitamente no modelo das oligarquias estaduais. Isso tudo é inegável. E se sentiu tão à vontade ao lado das oligarquias antes por ela tão combatidas, que agora convida uma ‘penca’ dos seus membros para compor uma chapa. Nunca se assistiu no Estado o despertar de tamanha manipulação eleitoral entre duas oligarquias: o PT e o MDB juntos. Fátima, Walter Alves, Carlos Eduardo e Garibaldi juntos são um desrespeito à memória da cidadania do norte-rio-grandense. O RN merece outro destino. Merece novas práticas políticas, merece sair do imobilismo. Escolheram a pessoa errada para desafiar. Desafio, para mim, é combustível”, afirmou o pré-candidato.

Fonte: Novo Jornalismo

CHUVAEM ALEXANDRIA FOI DE 28mm

 

ALEXANDRIA/RN - Chuva na madrugada deste dia 19, foi de 28mm no centro da cidade, segundo informações repassadas por Alzira Carlos.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

BRENNO RETIRA PRÉ-CANDIDATURA E ANUNCIA APOIO A FÁBIO DANTAS

“Na primeira semana de abril, Fábio levantou a possibilidade de aglutinar as forças de oposição capitaneados pelo ex-ministro Rogério Marinho em torno do seu nome. Na última quinta-feira, me reuni com Fábio e Kelps que me confirmaram o sucesso de Fábio nessa empreitada”, explica Brenno Queiroga.

Entendendo o momento partidário, Brenno retirou seu nome e vai trabalhar para o fortalecimento do grupo, retribuindo o gesto que Fábio teve em 2018, quando o apoiou para o Governo.

“Percorri todo o Estado, fui recebido com carinho e empolgação em dezenas de cidades, vi o apelo das pessoas pela mudança do Governo. Fiz minha parte e lutei pela minha pré-candidatura, passo o bastão para Fábio, fortalecendo nosso partido na certeza que o RN precisa de mudanças”.

Fábio agradeceu o gesto de Brenno: “Brenno é um dos quadros mais preparados do Rio Grande do Norte e é um nome que orgulha o Solidariedade, estará ao meu lado na pré-campanha e na gestão. Brenno terá um papel fundamental na administração e nas mudanças que precisamos fazer no Estado”.

Fonte: Rudimar Ramom

CHUVA EM ALEXANDRIA FOI DE 15mm

 

ALEXANDRIA/RN - A chuva que caiu ontem (17) à noite em Alexandria, foi de 15mm; segundo informações de Alzira Carlos

A chuva foi forte, com rajadas de vento, e de curta duração.

FÁTIMA BEZERRA REPRESENTA HOJE A OLIGARQUIA QUE SEMPRE COMBATEU

Em publicação do dia 11 de abril, o Valor Econômico destacou que a governadora Fátima Bezerra (PT) faz um mandato popular, mesmo sem grandes obras, com uma gestão marcada pela paz com sindicatos. Verdade.

Além de não apresentar obras estruturantes, a gestão petista no RN deixa a governante sem discurso nos municípios potiguares, porém em paz com os servidores estaduais por fazer o óbvio de todo e qualquer governo, pagando os salários dos servidores.

Vale ressaltar que a governadora Fátima Bezerra se afoga no discurso que fez da professora sindicalista, deputada estadual, deputada federal. senadora e agora governadora do Rio Grande do Norte, sempre atacando as oligarquias que agora são bem-vindas no palanque do PT. Fátima considerava os Alves como o pior na política do RN, agora, para se manter no poder a petista esquece tudo que disse no passado, rasgando literalmente discursos feitos há décadas, acusando a família Alves de prejudicar o Rio Grande do Norte.

Acostumada ao poder, a governadora Fátima Bezerra, mesmo contrariando parte dos companheiros petistas, deu as costas ao senador raiz Jean Paul Prates, para acomodar Carlos Eduardo Alves, com quem na eleição passada disputou o mandato que hoje exerce.

Rasgando discursos e esquecendo as lutas do passado, a governadora Fátima Bezerra tapa os ouvidos para os companheiros, escanteia dois fiéis escudeiros, o senador Jean Paul Prates e o vice-governador Antenor Roberto, para ficar entre dois Alves, Walter Alves e Carlos Eduardo Alves. Walter Alves como pré-candidato a vice-governador e Carlos Eduardo Alves como pré-candidato a senador. Tudo em nome do poder...

Fonte: Daltro Emerenciano
Foto: Beto Barata

sábado, 16 de abril de 2022

TAXA EXTRA NA CONTA DE LUZ DEIXA DE SER COBRADA A PARTIR DE HOJE (16)

A partir deste sábado (16), a conta de luz pode ficar mais barata, com o fim a bandeira de escassez hídrica que resultava em uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida, que encarecia os custos da energia elétrica, estava em vigor desde setembro de 2021.

A redução estimada pelo governo nas contas de luz para o consumidor é de cerca de 20%. Isso será possível porque, com os reservatórios de quatro das cinco regiões do país mais cheios, é possível, ao operador do sistema elétrico nacional, dispensar o uso de termelétricas, que têm custo maior do que o das hidrelétricas. Apenas os reservatórios da Região Sul estão baixos, devido à estiagem que atinge a região.

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês. A medida, no entanto, acabou sendo antecipada em cerca de 15 dias.

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil enfrentou, em 2021, “a pior seca já registrada na história”.

“Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, informou, em nota, a pasta.

De acordo com o ministério, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. Em entrevista concedida no início da semana ao programa A Voz do Brasil, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o secretário de Energia Elétrica do ministério, Christiano Vieira, disse que atualmente os reservatórios estão, em média, com 70% de níveis de armazenamento, o que, segundo ele, “é muito relevante nessa época do ano”.

“Não dispomos de níveis assim desde 2012. Temos uma condição de segurança muito considerável. Na prática, significa que pouca geração termelétrica será necessária, o que se traduz em uma expectativa de bandeira verde até o final do ano”, disse.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo


GÁS 2 IRMÃOS - COMPROU, GANHOU

 

GOVERNO FEDERAL PROPÕE SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.294 EM 2023

O salário mínimo em 2023 será de R$ 1.294 e não terá aumento acima da inflação. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023, enviado ontem ao Congresso Nacional.

O reajuste segue a projeção de 6,7% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano. A estimativa também consta do PLDO.

O projeto também apresentou previsões de R$ 1.337 para o salário mínimo em 2024 e de R$ 1.378 para 2025. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos.

Até 2019, o salário mínimo era reajustado segundo uma fórmula que previa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos anteriores mais a inflação oficial do ano anterior. Desde 2020, o reajuste passou a seguir apenas a reposição do INPC, por causa da Constituição, que determina a manutenção do poder de compra do salário mínimo.

Segundo o Ministério da Economia, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 389,8 milhões no orçamento. Isso porque os benefícios da Previdência Social, o abono salarial, o seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos gastos são atrelados à variação do mínimo.

O valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano. Pela legislação, o presidente da República é obrigado a publicar uma medida provisória até o último dia do ano com o valor do piso para o ano seguinte.

Em 2022, o salário mínimo está em R$ 1.212. O aumento representou 10,18% em relação a 2021, um pouco maior que o INPC acumulado de 10,16%.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Marcelo Casal

JOSÉ AGRIPINO NEGA BOATOS DE APOIO AO PT E DECLARA APOIO À CANDIDATURA DE EZEQUIEL FERREIRA AO GOVERNO DO RN; “ELE PRECISA VOLTAR A SER CANDIDATO”

O ex-senador e presidente estadual do União Brasil, José Agripino Maia, concedeu entrevista ao Jornal da Tropical desta sexta-feira (15) e falou sobre o cenário político no Rio Grande do Norte. O político destacou seu nome de apoio para o governo do estado e negou qualquer aliança com o PT.

Maia revelou que vai insistir para que o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, seja candidato ao Executivo potiguar. Ele explicou os motivos pela escolha do peessedebista para o governo estadual.

“Eu pretendo ganhar a eleição com um candidato de centro. Qual era o candidato que estava encaminhando e eu não desisti? Ezequiel foi pré-candidato. Não conversou comigo. Até porque eu não precisarei conversar com ninguém para apoiar uma candidatura de centro em que eu confie. De repente manifesta-se a desistência. Eu vou insistir para que ele seja candidato. Eu voto nele e apoio ele”, declarou.

“Tenho certeza que os companheiros do União Brasil votam nele e apoiam ele. Acho que ele precisa repensar. Em função dos interesses do estado e da unanimidade que se construiu em torno dele, ele precisa voltar a ser candidato. Ele ganha a eleição, contará com meu apoio e aquilo que eu puder fazer pelo RN com os deputados que viemos a eleger e com um governador amigo, ele contará comigo”, completou a fala em apoio a Ezequiel Ferreira.

Ainda no cenário político estadual, José Agripino Maia rechaçou qualquer possibilidade de apoio ao PT, que atualmente detém a liderança do Executivo com a governadora Fátima Bezerra.

“Estão falando muito que José Agripino ‘lulou’, que ‘está com o PT'”. A hipótese de eu estar perto do PT é nenhuma. A formação programática do PT, no plano local ou nacional, é frontalmente divergente da formulação programática de José Agripino. Eu jamais poderia, até pelas lutas que eu tive, estar ao lado do PT. Não é por indisposição pessoal. Eu sou um politico civilizado. Eu recebo a governadora, o candidato do solidariedade. Esqueça essa história de que José Agripino vai caminhar ao lado do PT. Por uma razão simples: nos separam formulação programática e ideológica”, assegurou.

A expectativa de José Agripino é que o União Brasil conquiste pelo menos duas vagas na Câmara dos Deputados e três cadeiras na Assembleia Lesgislativa do RN.

“Vamos fazer dois deputados federais. É muito difícil não fazer. E três estaduais, pelo menos. É um número ousado, mas plenamente factível. Temos vários candidatos. Contamos com cinco mulheres, além de outros nomes, como Paulinho Freire, Leonardo Rego, Benes Leocádio. São candidatos de grande categoria e que vão puxar nossa nominata com vontade”, completou.

Fonte: TV Tropical.

quinta-feira, 14 de abril de 2022

RN RENOVA CALAMIDADE PÚBLICA, POR MAIS 90 DIAS, EM DECORRÊNCIA DA COVID-19

Apesar dos números positivos com relação à Covid-19 no Brasil e no Rio Grande do Norte, o Governo potiguar decretou calamidade pública em razão da pandemia por mais 90 dias. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (14).

O Rio Grande do Norte está em calamidade pública em razão da Covid-19 desde 20 de março de 2020. Em janeiro, diante do aumento do número de casos com a chegada da variante ômicron, a calamidade foi prorrogada, autorizando os gestores a tomarem providências excepcionais necessárias para combater a disseminação do novo coronavírus em todo o território potiguar.

Na justificativa para a prorrogação, o Governo do Rio Grande do Norte afirma que ainda há a necessidade de "respostas céleres para evitar a proliferação do Covid-19" e de "ações para mitigar o rápido crescimento da quantidade de infectados". Além disso, o Governo pondera que ainda estão ocorrendo mortes e infecções pela Covid-19.

Em abril, o Rio Grande do Norte registrou três mortes em decorrência da Covid-19. Os leitos do SUS têm 10 pessoas internadas, sendo sete em UTIs e três em leitos clínicos.

Fonte:G1/RN

quarta-feira, 13 de abril de 2022

PACIENTE EM SURTO PSICÓTICO MATA ENFERMEIRA

Um paciente da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, em Brejo Santo, na Região do Cariri (CE), matou com golpes de marreta uma enfermeira no interior da unidade de saúde, na manhã desta segunda-feira (11).

Conforme a Polícia Civil, o suspeito, de 23 anos, deixou o quarto onde estava internado e foi até uma área em obra na unidade hospitalar. Lá, conforme a polícia, ele pegou a marreta e atingiu a cabeça da profissional de saúde, Maria Sampaio Viana, de 53 anos, com quatro golpes. A enfermeira não resistiu e morreu.

Passagens pela polícia

A polícia disse ainda que o suspeito, que já tem passagens por contravenção penal, lesão corporal em âmbito familiar e por furto, deu entrada no hospital na noite do domingo (10), depois de invadir residências também em surto. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia do município por policiais militares que atenderam a ocorrência, mas os moradores não manifestaram o desejo de representar criminalmente em desfavor do homem.

Com base nas informações, uma equipe da Delegacia Regional de Brejo Santo saiu em busca do suspeito, que foi localizado, momentos após o crime, em sua residência. O homem foi preso e autuado em flagrante por homicídio.

A Polícia Civil reforçou que será posteriormente feita uma perícia psiquiátrica forense para saber se ele vai ser responsabilizado parcial ou normalmente. Caso seja constatado que ele sofre algum problema mental, ele pode ser isento de pena ou parcialmente isento.

Fonte: G1

ALÉM DE VIAGRA, EXÉRCITO COMPRA 60 PRÓTESES PENIANAS INFLÁVEIS DE 25cm

Depois da polêmica em torno do viagra, a notícia agora é que o Exército Brasileiro parece interessado também em próteses penianas infláveis. A informação é do senador Jorge Kajuru e do deputado Elias Vaz, que informaram que vão pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) investigar a situação. Segundo os parlamentares, o Exército comprou 60 próteses ao valor de R$ 3,5 milhões.

De acordo com os parlamentares, foram feitos três pregões eletrônicos no ano passado para comprar as próteses penianas infláveis de silicone, com comprimento entre 10 e 25 centímetros. As informações constariam no Portal da Transparência do Governo Federal, inclusive.

O primeiro pregão teve a compra de dez próteses autorizadas no dia 2 de março de 2021, no valor de R$ 50.149.72 cada, para o Hospital Militar de Área de São Paulo. O fornecedor foi a empresa Boston Scientific do Brasil LTDA.

Um segundo certame estabeleceu no dia 21 de maio de 2021 a aquisição de 20 próteses, ao custo de R$ 57.647,65 cada, para o Hospital Militar de Área de Campo Grande (MS). A empresa fornecedora foi a Quality Comercial de Produtos Médicos Hospitalares LTDA.

O terceiro pregão determinou no dia 8 de outubro de 2021 a compra de 30 próteses, orçadas cada uma em R$ 60.716,57, para o Hospital Militar da Área de São Paulo.

Com informações da 96 FM.
Fonte: Portal Grande Ponto

terça-feira, 12 de abril de 2022

DARONCO APITAL FINAL DO CAMPEONATO POTIGUAR

 

O segundo jogo da decisão do Campeonato Potiguar terá arbitragem Fifa a pedido do América-RN. O gaúcho Anderson Daronco foi o árbitro escalado para o confronto desta quarta-feira, às 20h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal.

Os assistentes serão Rafael da Silva Alves, também do Rio Grande do Sul, e Marcelo Carvalho Van Gasse, de São Paulo.

O árbitro de vídeo será Wagner Reway, também da Fifa.

Fonte: GE/RN
Foto: Thiago Ribeiro

segunda-feira, 11 de abril de 2022

INSS MUDA REGRAS PARA LIBERAR BENEFÍCIOS; CONFIRA ABAIXO AS ALTERAÇÕES

Com o objetivo de tentar reduzir o estoque de benefícios previdenciários à espera de uma resposta, hoje em 1,6 milhão, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reuniu, em uma instrução normativa, regras da legislação previdenciária para nortear os trabalhos dos servidores que fazem a concessão e a revisão de aposentadorias, pensões e auxílios da Previdência.

Publicada no Diário Oficial da União em 29 de março deste ano, a IN 128 tem mais de 200 páginas com regras e esclarecimentos sobre os direitos dos segurados e os processos internos do instituto. Houve alterações em normas de concessão de benefícios, conforme novos entendimentos e mudanças que foram ocorrendo ao longo dos anos. Há, ainda, dez portarias de apoio.

Segundo o INSS, a nova documentação atualiza critérios para administrar, reconhecer, manter e revisar os direitos dos beneficiários do INSS e atua em dez temas: cadastro, benefícios, manutenção de benefícios, processo administrativo previdenciário, acumulação de benefício, acordo internacional, recurso, revisão, compensação previdenciária e reabilitação profissional.

Há, no documento, segundo o instituto, a reunião de centenas de atos esparsos que foram revogados pelo decreto federal 10.139/2019. Na prática, a nova norma substitui a IN 77, de 2015, e também incorpora as mudanças da reforma da Previdência de 2019, trazidas pela emenda constitucional 103, de 2019.

Para advogados previdenciários, além das dificuldades em entender e se adaptar a tantas normas em tão pouco tempo, a nova instrução normativa traz pontos positivos e negativos, que podem, inclusive, aumentar a busca do segurado pelo Judiciário para que se reconheçam direitos.

Outra crítica que se faz é à falta de acesso da população ao Portal IN, onde há resumos que permitem entender as mudanças com mais facilidade. “Isso fere o princípio da publicidade, pois todos os atos da administração devem ser públicos e transparentes, não fazendo nenhum sentido limitar o acesso a estes instrumentos, que tutelam direitos coletivos e/ou individuais”, diz Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

Dentre os pontos positivos apontados pelo instituto estão o reforço da validade do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) como prova para o segurado, a reabertura de tarefa e informações que antes apenas estavam em memorandos com acesso restrito somente aos servidores do INSS hoje estão no texto principal e podem ser consultados por quem está de fora do INSS.

VEJA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS

FORMULÁRIO QUE GARANTE APOSENTADORIA ESPECIAL MUDOU

Segundo Adriane, o formulário chamado de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) foi atualizado. Houve mudanças na parte estética, além de exclusão e inclusão de itens. “Foi excluída a existência de monitoração biológica, que eram os campos 17 e 18”, diz.

Adriane explica que o INSS já não exigia mais essa informação porque existe resolução do CFM (conselho Federal de Medicina) ligada ao sigilo médico da informação sobre manipulação biológica. Outra alteração é que o engenheiro de segurança do trabalho e o médico do trabalho não precisam mais informar o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), mas devem registrar o CPF.

Para Rômulo Saraiva, advogado previdenciário e colunista da Folha, os novos campos a serem preenchidos no PPP em relação a eficácia, validade e uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) são preocupantes. O motivo é que muitas empresas não fazem o acompanhamento necessário da insalubridade e da periculosidade e podem acabar anotando informações incorretas.

“Isso pode redundar em preenchimento de informações não verídicas, apenas com propósito de entregar o documento ao empregado. Essas informações não verídicas tendem a não condizer com a realidade. Termina criando um embaraço para reconhecer o tempo especial”, diz ele.

INSS ALTERA PROVA DE UNIÃO ESTÁVEL

No caso da união estável, para os advogados, houve um avanço. Desde 2019 que o INSS exige documentação comprobatória da união dos últimos 24 meses antes do pedido. Além disso, o segurado que fica viúvo deveria levar, no mínimo, dois documentos recentes ao instituto para ter o direito reconhecido.

Com a IN, para o IBDP, houve um avanço. “Há permissão de que se há um documento apenas, o que é bem comum, a segunda prova já poderá se dar por meio da justificação administrativa”, diz nota do instituto.

“Não precisa de duas provas documentais. Uma já é suficiente para fazer o procedimento de justificação administrativa para prova de união estável”, explica Adriane. A justificação administrativa é o pedido para levar testemunhas ao instituto no intuito de conseguir a concessão do benefício.

Já a advogada Priscila destaca uma novidade: será reconhecida a união entre indígenas nos casos em que o segurado tenha mais de uma companheira, desde que seja comprovada pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

AMPLIAÇÃO DO PERÍODO DE GRAÇA PARA CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

O segurado que paga o INSS como contribuinte individual conseguirá prorrogação na chamada qualidade de segurado caso prove que não pagou as contribuições previdenciárias porque estava desempregado, ou seja, por não ter conseguido exercer sua atividade autônoma.

Segundo o IBDP, além dos 12 meses de período de graça a que ele já tem direito, será concedida uma nova contagem, de mais 12 meses, conforme as regras da Previdência. O período de graça é a quantidade de meses em que o trabalhador continua tendo direito à cobertura previdenciária mesmo sem pagar o INSS.

Esse tempo varia de seis meses a três anos de manutenção da qualidade de segurado, que garante o direito a benefícios do INSS, dependendo do tipo de vínculo empregatício e de quanto tempo o segurado pagou as contribuições de forma ininterrupta.

LIMITAÇÃO DA CONTAGEM DE TEMPO DO AUXÍLIO-DOENÇA NA APOSENTADORIA

A limitação do auxílio-doença na aposentadoria está ligada ao benefício especial, conforme explica Adriane. “Se a pessoa exerceu atividade especial, o período de afastamento não será contado após o decreto 10.410, de 2020, que foi internalizado pela IN 128”, diz ela.

A nova norma retira a possibilidade de contar como especial o tempo de afastamento do trabalhador que atuava em atividade prejudicial à saúde e passou um período recebendo o auxílio-doença. Com isso, profissionais de áreas que oferecem risco que tiveram afastamentos podem não conseguir a aposentadoria especial.

Segundo Rômulo Saraiva, a medida vai de encontro ao que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) já decidiu no Tema 998 como recurso repetitivo, que vale para todas as ações do tipo na Justiça. No Judiciário, inclusive, o trabalhador consegue contar como especial até mesmo o período de afastamento de quem recebia auxílio-doença comum.

AÇÃO DOS HERDEIROS PARA MELHORAR BENEFÍCIO DE QUEM MORREU É LIMITADA

A instrução normativa 128 traz a proibição de que herdeiros exerçam alguns direitos do segurado que morreu, como desistência do benefício para pedir outro mais vantajoso, já que a troca de aposentadoria é uma medida que foi barrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), reafirmação da DER (Data de Entrada do Requerimento) e complementação de contribuições ou opção por benefício mais vantajoso.

“Os herdeiros não terão gerência sobre a possibilidade de reafirmar a DER ou fazer qualquer modificação no pedido que estava em andamento no INSS, que poderia permitir um benefício mais vantajoso. O entendimento é que o benefício ainda não estava concedido”, diz Adriane.

A reafirmação da DER é a possibilidade de mudar o dia do pedido do benefício para uma data mais vantajosa ao segurado, fazendo com que ele consiga ter acesso a uma aposentadoria melhor.

Fonte: Folha de S. Paulo/Blog do Dina

DR. HUDSON CORIOLANO ATENDE NESSA SEGUNDA-FEIRA (11) NO CIED EM ALEXANDRIA

 

Cuidamos com amor da sua visão!
☎️ (84) 33812981
📲 (84) 99667 0006 ( whatsapp)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...