domingo, 5 de maio de 2019

QUELÓIDE - Por Dr. Edinaldo Almeida


Queloide é uma alteração cicatricial benigna numa ferida em regeneração. 

Atinge ambos os sexos, com maior incidência nas mulheres. Os índios, negros e orientais são mais propensos pela provável maior espessura de suas peles o que justifica menor incidência nos idosos. Quando já existe predisposição, qualquer lesão de acne ou o simples ato de furar a orelha para pôr brincos ou piercings, pode desencadear uma cicatriz de queloide. Diferente da cicatriz hipertrófica, o queloide é progressivo e costuma atingir toda a extensão da ferida. Dor tipo queimação, vermelhidão e coceiras são frequentes.

De difícil tratamento, haja vista nenhuma terapêutica isolada ter se mostrada eficaz, na maioria dos casos deve-se associar o tratamento a outros procedimentos como: infiltração intralesional de corticoide, crioterapia com nitrogênio líquido, uso tópico de fitas contendo corticoide, compressão contínua com fitas de gel de silicone da @silimed e uso do laser, procedimentos sempre indicados por médicos.

Quando a cirurgia para remoção é a única possibilidade, advertindo que uma cirurgia tem riscos de ocasionar uma cicatriz maior e mais anômala, associamos a cirurgia à radioterapia ou betaterapia, com o fim reduzir a recidiva, iniciadas imediatamente após a cirurgia. 

Como prevenção, difícil, ao perceber cicatrização anormal de uma ferida, procure profissional especializado, cirurgião plástico ou dermatologista para diagnóstico e tratamento adequado!!!

*Dr. Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...