quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

DRA. PALOMA CAVALCANTE: CHUPAR O DEDO PODE PROVOCAR ALTERAÇÕES FACIAIS NAS CRIANÇAS?


A sucção é um reflexo aprendido pelo bebê humano ainda no útero, como forma de garantir a ordenha no peito de sua mãe e assim sua sobrevivência.

Como reflexo, a sucção dura em média até 6 meses, época que geralmente inicia-se a erupção (nascimento) dos primeiros dentes decíduos (de leite). Porém, até os 2 ou 3 anos de idade, os bebês necessitam ainda de sugar para satisfazer sua fome emocional.

Crianças que não foram aleitadas ao seio das mães, têm maior probabilidade de desenvolverem hábitos não nutritivos deletérios, tais como sucção de língua, lábio, dedo ou até chupetas quando apresentadas por um adulto. 

Todos os hábitos de sucção não nutritivos podem provocar alterações no crescimento e desenvolvimento facial.

A sucção digital (dedo)  é o tipo de hábito que gera muita preocupação pelos pais e familiares, já que ao contrário da chupeta, não é possível simplesmente "jogar fora" aquilo que está causando o hábito.

Porém não se deve indicar a criação do hábito de chupeta para substituir o do dedo. 

O fato da criança sugar o dedo não significa que ela o fará por todo o sempre, na grande maioria das vezes após o término da fase oral (2,5 - 3 anos de idade) ele cessa. 

Em contrapartida, se a chupeta for removida abruptamente pela vontade do adulto, podem ocorrer substituições por hábitos piores.

Ter paciência e procurar os profissionais capacitados são pontos importantes para o sucesso de cada caso!

A abordagem e o tratamento só deve ser indicado após cuidadosa análise do Cirurgião Dentista, que irá orientar o melhor momento e a forma de tratar.

*Dra. Paloma Cavalcante - Cirurgiã Dentista formada pela UNP-Natal/RN, com aperfeiçoamento em endodontia pela ABO - Natal/RN e especialista em endodontia pelo CENO-Salvador/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...