Teve início no dia primeiro de dezembro a campanha de prevenção do câncer de pele, uma iniciativa da SBD(Sociedade Brasileira de Dermatologia), é o Dezembro Amarelo, porém ela se estenderá até o final do verão e a SBCP(Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) se faz presente nessa campanha para alertar a população sobre a importância do uso de protetores solares, do diagnóstico precoce e tratamento adequado para tais lesões.
Aconselhamos conhecer bem a nossa pele, saber onde existem “pintas” e como identifica-las faz toda a diferença na hora de detectar quaisquer anormalidades, pois cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença.
Uma lesão de pele avermelhada, ulcerada, sangrativa, pruriginosa(que coça), que muda de cor para marrom ou preta, com bordas irregulares e de difícil cicatrização, merece avaliação de médico especialista, dermatologista ou cirurgião plástico.
O diagnóstico é clínico com dermatoscopia digital e complementado por biopsia e exame anatomopatológico. A exposição solar demasiada é o principal fator de risco, daí deve-se evitar exposição solar demasiada entre 10h e 16h, fazer uso de protetor solar com fps(fator de proteção solar) acima de 30 e usar protetores físicos como roupas e chapéus!
*dr. Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS