segunda-feira, 18 de março de 2019

NOITE TRANQUILA: A importância do sono para a perda de peso

REDAÇÃO PORTAL NO AR

A chegada da luz e energia trouxeram a humanidade diversos benefícios, mas, para as reações do corpo humano, prolongar o dia e transformar muitas vezes a noite em um período de produção podem trazer diversos problemas para a saúde. Precisamos da noite e de um bom sono para recuperar o estresse do dia. Para muitas pessoas, por exemplo, essa pode ser a causa de uma eterna briga com a balança.

Quem explica é a médica, especialista em metabologia, Fabiola Melo (foto). “O principal hormônio do dia é o cortisol, já o da noite é a melatonina. Como aumentamos o dia, por causa do advento da luz, o cortisol passou a ser produzido também à noite. Chega uma hora que a pessoa entra em fadiga e passa a ter a diminuição da produção do cortisol. O mesmo acontece com a produção da melatonina e a resposta do corpo é deixar o metabolismo baixo”.

Ela explica que muitas pessoas chegam ao consultório dizendo que fazem dieta, que se alimentam bem, mas que na balança não veem resultado. A reposta, muitas vezes, está no sono. “A melatonina tem o objetivo de fazer com que as células se recuperem no período noturno do estresse diário. Por isso, ela é considerada um hormônio antioxidante e de antienvelhecimento. Dormir mal envelhece. Se a pessoa acha que dormiu a noite toda, mas acorda cansada, pode ser um sinal que está com deficiência de melatonina, quem tem insônia tem uma deficiência grave e isso traz diversos problemas”, fala a médica.

A médica indica pelo menos oito horas de sono por noite e, se possível, em ambiente escuro para que o corpo possa estimular todos os hormônios que necessita para deixar o metabolismo adequado. Assim, as pessoas podem garantir mais saúde e uma balança mais equilibrada.

Sobre o Cortisol:

A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

A melatonina é um hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, que está localizada no cérebro. Ela é produzida quando há ausência de luz e sua função mais estudada e conhecida é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...