terça-feira, 27 de abril de 2021

NÚCLEO DE ANTROPOLOGIA DA UFRN EXIBE DOCUMENTÁRIO INÉDITO COM EX-CANGACEIRA DO GRUPO DE LAMPIÃO


Na próxima quarta-feira, 28, o Núcleo de Antropologia Visual da UFRN promove exibição, seguida de debate, de documentário com Ilda Ribeiro de Souza (1925-2005), ex-integrante do cangaço. O filme traz uma entrevista realizada em 1994 com Sila (como era conhecida no grupo liderado Lampião) reconstituindo o percurso feito pelo grupo nos anos 1930 e contando sobre os costumes, as crenças e rotina dos cangaceiros e cangaceiras.

O percurso é finalizado com a descrição feita por ela do que ocorreu na manhã do dia 28 de julho de 1938, quando o grupo foi cercado por policiais da Volante, equipe especial criada para combater os cangaceiros. Os policiais emboscaram e mataram Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, Maria Bonita e outros nove integrantes do cangaço.

Lampião, Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita), Quinta-feira, Mergulhão, Luís Pedro, Elétrico, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete e Marcela foram degolados e tiveram as cabeças expostas em locais públicos e submetidas a análises por mais de três décadas.

“Eu sabia que não podia deixar de contar essa história”, diz Lisabete Coradini, coordenadora do Navis e responsável pelo documentário. Ela conta que viu Sila dando uma entrevista na televisão e decidiu que precisava registrar o relato da ex-cangaceira.

“O documentário é a versão da Sila. Ela é a narradora e a personagem principal. Quem fala sobre o cangaço e ser cangaceira é ela”, explica Coradini.

A documentário “Entre bandidos e heróis: a mulher cangaceira” será exibido no canal do Youtube do Navis (Link aqui), às 15h do dia 28 de abril. Na sequência, Coradini recebe o antropólogo Duarte Júnior, professor do IFRN, para o debate “A imagem constitui-se memória”. O evento faz parte das comemorações dos 20 anos de criação do Núcleo de Antropologia Visual da UFRN (Navis).

Fonte: Saiba Mais/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...