terça-feira, 21 de janeiro de 2020

SAÚDE MENTAL É PAUTA DE ATIVIDADES NA MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO

Pensar sobre a vida, condição social e psicológica, relacionamentos pessoais e profissionais, propósitos, emoções, sentimentos e de como está a saúde mental, numa perspectiva integral é o objetivo da celebração do Janeiro Branco, campanha de conscientização em favor da saúde mental, criada em 2014, em Minas Gerais pelo psicólogo Leonardo Abrahão e que hoje cresce em todo o país.

A partir de amanhã, dia 21, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada a Rede Hospitalar Ebserh, promove a Campanha Janeiro Branco, com o tema: “Precisamos falar sobre Saúde Mental”.

A programação acontecerá até o final do mês e contará com oficina de comunicação não violenta, rodas de conversas sobre estresse com sessões de acupuntura, debate sobre saúde mental com o psiquiatra Jorge Nóbrega, realização do abraçaço em todos os setores da maternidade e a disponibilização de um painel reflexivo sobre o autocuidado físico, emocional, social e espiritual, levando às pessoas a refletirem sobre as ações e mecanismos que praticam em prol de sua saúde mental.

Segundo a psicóloga organizacional da MEJC, Monique Pimentel, a campanha do Janeiro Branco, nasceu para tornar realidade o ideal de um mundo mais saudável em relação à subjetividade dos indivíduos. “Precisamos falar sobre Saúde Mental, convidando cada um a cuidar de si e do outro, contribuindo para um mundo com mais sentido e harmonia”, afirma.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as perturbações mentais e comportamentais são comuns e afetam mais de 25% da população em dada altura da sua vida. Essas mesmas perturbações são também universais, atingindo pessoas de todos os países e sociedades, de todas as idades e exercem um impacto econômico sobre as sociedades e sobre o padrão de vida das pessoas e das famílias.

Estudos da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), apontam que o Brasil apresenta as maiores taxas de comprometimento da saúde mental, do continente americano, causadas por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%).

“O crescente número de casos de doenças relacionados à falta de qualidade de vida, são um sinal de alerta para que se repense e trate, a Saúde Mental, com a urgência que merece”, ressalta a especialista.

Acesse aqui a programação completa do Janeiro Branco na MEJC.

João PedrosaRelações Públicas
Chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...