sábado, 7 de janeiro de 2023

Professora Mercedes Bustamante é a nova presidente da Capes


A professora da Universidade de Brasília (UnB) Mercedes Bustamante, 59 anos, foi anunciada, na tarde desta sexta-feira (6/1), como a nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Bióloga pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1984) e membro da Academia Brasileira de Ciências, Bustamante foi diretora de Políticas e Programas Temáticos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação entre 2010 e 2013.

Nascida no Chile, mas também com nacionalidade brasileira, Mercedes Maria da Cunha Bustamante possui licenciatura em ciências biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em ciências agrárias (fisiologia vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Geobotânica em Universitat Trier (1993), na Alemanha. Bustamante atua na área de ecologia de ecossistemas, particularmente em temas relacionados a mudanças no uso da terra, biogeoquímica e mudanças ambientais globais. Além disso, é uma das principais referências no bioma Cerrado, com o qual trabalha há quase 30 anos.

No âmbito internacional, foi co-coordenadora do capítulo “Agriculture, Forestry and Other Land Uses” do Grupo de Trabalho III: Mitigação do 5º Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Entre outros trabalhos, Mercedes foi também membro do Comitê Científico responsável pela revisão do relatório sobre emissões de óxido nitroso do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e representante da América Latina na Iniciativa Internacional do Nitrogênio (2010-2013).

“Quero tranquilizar os bolsistas: o pagamento das bolsas está assegurado. À comunidade acadêmico-científica, digo que ampliaremos o diálogo e manteremos uma comunicação constante. Quanto aos servidores da Capes, lembro de ficar impressionada com a qualidade dos quadros quando fui diretora. Eles devem ser valorizados”, disse a presidente da Capes.

A Capes é uma fundação do Ministério da Educação (MEC), e tem como missão a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Em 2007, também passou a atuar na formação de professores da educação básica.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...