quinta-feira, 26 de junho de 2025

STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais


Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (26) que as plataformas que operam as redes sociais devem ser responsabilizadas diretamente pelas postagens ilegais feitas por seus usuários.

Após seis sessões seguidas para julgar o caso, a Corte decidiu pela inconstitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

O dispositivo estabelecia que, "com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura", as plataformas só poderiam ser responsabilizadas pelas postagens de seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo ilegal.

Dessa forma, antes da decisão do STF, as big techs não respondiam civilmente pelos conteúdos ilegais, como postagens antidemocráticas, mensagens com discurso de ódio e ofensas pessoais, entre outras.

Com o final do julgamento, a Corte aprovou uma tese jurídica, que contém as regras que as plataformas deverão seguir para retirar as postagens.

O texto final definiu que o Artigo 19 não protege os direitos fundamentais e a democracia. Além disso, enquanto não for aprovada nova lei sobre a questão, os provedores estarão sujeitos à responsabilização civil pelas postagens de usuários.

Pela decisão, as plataformas devem retirar os seguintes tipos de conteúdo ilegais após notificação extrajudicial: 

Atos antidemocráticos;
Terrorismo;
Induzimento ao suicídio e automutilação;
Incitação à discriminação por raça, religião, identidade de gênero, condutas homofóbicas e transfóbicas;
Crimes contra a mulher e conteúdos que propagam ódio contra a mulher;
Pornografia infantil;
Tráfico de pessoas.

Fonte: Agência Brasil


sexta-feira, 20 de junho de 2025

Maior vazamento de dados da história expõe 16 bilhões de logins e senhas

 

Um megavazamento de dados considerado o maior já registrado revelou cerca de 16 bilhões de credenciais de acesso, incluindo logins e senhas de serviços como Apple, Google, Facebook, Telegram e até sistemas ligados a governos. A descoberta foi feita por pesquisadores do portal Cybernews, que classificaram o episódio como “sem precedentes” em escala e impacto.

Segundo os analistas, os dados foram coletados a partir de 30 bases distintas, algumas com até 3,5 bilhões de registros. Grande parte desse material nunca havia sido identificada anteriormente em outros vazamentos, o que indica que se trata de conteúdo inédito e de alto valor para criminosos virtuais.

“Não estamos diante de um simples vazamento, mas sim de uma base organizada com potencial de exploração em massa. Com esse volume, os cibercriminosos ganham acesso sem paralelo a contas pessoais, o que abre margem para roubo de identidade, sequestro de perfis e ataques de phishing extremamente específicos”, alertaram os pesquisadores em nota.
Informações organizadas e altamente perigosas

As credenciais foram compiladas no formato URL, login e senha, facilitando seu uso por grupos especializados em crimes cibernéticos. Isso inclui tentativas automatizadas de invasão a qualquer tipo de conta digital, seja de redes sociais, bancos ou e-mails.

Boa parte dos dados teria sido obtida por malwares do tipo infostealer, programas que registram tudo o que a vítima digita — como senhas e dados bancários — e repassam essas informações a agentes maliciosos. Segundo os investigadores, os dados já estariam sendo comercializados na dark web, o que eleva o risco de novas ofensivas virtuais.

O ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) e atual CEO da Desired Effect, Evan Dornbush, comentou o caso à revista Forbes:

“Não importa a complexidade da senha. Se o banco de dados onde ela está for comprometido, sua conta também estará em risco”, disse.

O que fazer agora?

Especialistas recomendam trocar imediatamente qualquer senha reutilizada em mais de um serviço. Também indicam usar senhas diferentes para cada conta, ativar a autenticação em dois fatores (2FA) e utilizar gerenciadores confiáveis.

Além disso, eles apontam como alternativa mais segura o uso das chamadas passkeys — método de autenticação que substitui senhas por recursos como biometria ou chaves criptografadas locais, como o reconhecimento facial.

Empresas como Google, Apple e Meta (Facebook) já adotam suporte às passkeys em seus sistemas, e a expectativa é que esse padrão se torne predominante nos próximos anos.

Veja as recomendações de segurança:

Altere imediatamente senhas repetidas;
Use senhas únicas para cada plataforma;
Habilite a autenticação em dois fatores (2FA);
Use um gerenciador de senhas seguro;
Prefira passkeys sempre que possível;
Redobre a atenção com e-mails ou mensagens suspeitas.

Fonte: Agora RN
Foto: José Aldenir / Agora RN

terça-feira, 10 de junho de 2025

Cidade Limpa: MPRN premia 79 municípios potiguares por destinação correta de resíduos sólidos

 

ALEXANDRIA - O município de Alexandria foi premiada com o Selo Cidade Limpa 2025, concedido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), como reconhecimento pelo compromisso com a destinação adequada dos resíduos sólidos e a promoção de práticas sustentáveis.

"A concessão do selo simboliza o êxito das ações implementadas pela gestão municipal na área ambiental, com destaque para o encaminhamento dos resíduos sólidos urbanos de Alexandria para um aterro sanitário licenciado, em conformidade com as normas legais e ambientais." Destacou o Prefeito Raimundinho Andrade.

O selo Cidade Limpa faz parte do projeto Lixo Negociado, criado em 2018. A primeira edição, em 2022, premiou 24 municípios potiguares. Nesta segunda edição, apenas 20 dos primeiros premiados se mantiveram na lista, que passou a contemplar 59 novos municípios.

“O Lixo Negociado é um projeto que, por meio de práticas autocompositivas de acordos, visa à implementação da política de resíduos nas cidades. O foco é a erradicação dos lixões como objetivo principal. Então, nesse sentido, identificamos a importância desse reconhecimento para os municípios que estão dispondo corretamente seus rejeitos em aterro licenciado e encerraram seus lixões e estão descontaminando essas áreas degradadas”, explicou a promotora de Justiça Rachel Germano, coordenadora do Caop-MA, por ocasião do evento.

domingo, 8 de junho de 2025

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

 

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a prorrogação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Inicialmente programadas para encerrar na sexta-feira, dia 6 de junho, as inscrições agora podem ser feitas até o dia 13 de junho.

Com isso, o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 18 de junho. Já os pedidos de tratamento por nome social e solicitações de atendimento especializado devem ser feitos até o dia 13 de junho, mesma data em que se encerram as inscrições.

Em sua rede social, o Inep publicou um vídeo com o tutorial de como fazer a inscrição.

Os participantes que tiveram os pedidos de isenção da taxa de inscrição e as justificativas de ausência em 2024 aprovados pelo Inep precisam se inscrever no exame.

Os estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública, mesmo com a inscrição pré-preenchida automaticamente, precisam atualizar os dados solicitados e confirmar a inscrição para garantir a participação nesta edição. Esses candidatos não pagarão a taxa de inscrição. A medida pretende estimular a participação desse público no Enem e facilitar o processo de inscrição.

Fonte: Agência Brasil
Paulo Pinto/Agência Brasi
ulo Pinto/Agência Brasi Paulo Pinto/Agência Brasi

domingo, 1 de junho de 2025

Prefeito Raimundinho sanciona a Lei de nº 1.329 de 29 de maio de 2025


ALEXANDRIA - No último dia 29 de maio, o Prefeito de Alexandria sancionou a Lei nº 1.329 aprovada pela Câmara de Vereadores, que autoriza a doação de bem imóvel e dá outras providências.

Essa doação objetiva à edificação de uma residência em cooperação com a Fundação Casa Durval Paiva (Projeto Vida) em favor de Antônio Isaque, 06 anos, filho de Thainá Pereira e Jonas Vitoriano que é paciente da Instituição citada, diagnosticado com Retinoblastoma; e a família vive situação de vunerabilidade social.

A residência será construída no terreno de 200m2.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...