Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

CRIANÇA DE 3 ANOS MORRE AFOGADA APÓS CAIR EM PISCINA DE CASA EM TIBAU

Uma tragédia aconteceu no final da tarde desta quinta feira 30 de dezembro de 2021, na cidade de Tibau, distante 42,4 quilômetros de Mossoró, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. Um criança de apenas 03 anos de idade, morreu após cair na piscina de uma casa na Rua Praia das Emanuelas.

De acordo com informações, a família procurava a criança pela casa e não encontrava e quando correu pra piscina ela estava se afogando. A garotinha foi retirada da água e levada as pressas para o hospital da cidade, mas infelizmente ela não resistiu e foi a óbito ao dar entrada na unidade de saúde.

O corpo dela será removido do necrotério da unidade, para o Instituto de Medicina Legal (IML) do ITEP unidade de Mossoró, onde passará por exames necroscópico e depois será liberado para seu familiares. A Polícia Civil deverá instaurar inquérito para investigar o caso.

Fonte: Novo Jornalismo

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

PREFEITO JORGE FERNANDES COMEMORA DECISÃO DA SPU/IPHAN EM CONCEDER GUARDA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA AO MUNICÍPIO E DESCARTA PARCERIA COM O ARTISTA PLÁSTICO MOCÓ

Foto: Jânio Melo (2013)

ANTÔNIO MARTINS (RN) - Depois de 16 anos de luta, o prefeito Jorge Fernandes comemorou a decisão conjunta da SPU/RN (Superintendência do Patrimônio da União) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em conceder a guarda da Estação Ferroviária de Antônio Martins ao município e afirma que firmará parcerias públicas para revitalizar o complexo ferroviário, que compreende a estação de trem e a Casa do Agente.

Desde 2005, ainda na gestão do ex-prefeito Dr. Zé Júlio, o município tem demonstrado interesse em urbanizar toda a área e transformá-la em mais um ponto de lazer e cultura para a população.

À época, o ex-prefeito chegou a ir pessoalmente à sede da RFFSA, em Recife, para entregar os documentos com o referido pleito, visando dar início ao processo de restauração do local.

De lá para cá, o município chegou a solicitar em outras três ocasiões a posse dos prédios históricos para empreender um arrojado projeto que inclui um museu histórico e cultural, que remonte a história do município, uma praça de eventos e uma biblioteca pública.

Até o momento, o município ainda não havia feito nenhuma intervenção nos prédios porque não possuía documentação legal de posse para executar obras no local.

Contudo, nos últimos dois, três, meses, um artista plástico currais-novense, autointitulado "Mocó", resolveu por conta própria explorar a área, o que é proibido uma vez que se trata de um patrimônio da União.

Ao tomar conhecimento, SPU/Iphan advertiram o artista de que ele não possui autorização dos órgãos competentes, nem legitimidade para executar serviços no local e, portanto, estava praticando ato passível de multa e condenação por apropriação indevida de patrimônio público, o que o fez recuar.

Com a decisão tomada pelo SPU/Iphan, em conceder ao município a guarda da Estação Ferroviária, tomada durante audiência realizada na última terça-feira, 28 de dezembro, na sede do órgão, em Natal, com as partes envolvidas, o prefeito Jorge Fernandes aguarda agora a documentação jurídica em mãos para poder iniciar os investimentos com recursos públicos.

"Só faremos parceria com órgãos públicos, e com autonomia, na execução e condução das reformas e revitalização daquele patrimônio", declarou Jorge Fernandes.

O prefeito acrescentou que os recursos para o início das obras de reestruturação do complexo ferroviário já estão praticamente assegurados através de emenda parlamentar.

A audiência na SPU/RN contou com participação do superintendente substituto do órgão, Adriano Platiny Torquato Rêgo; da presidente do Iphan/RN, Ilana de Castro Lima Chagas; de representantes dos ministros das Comunicações, Fábio Faria, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; de herdeiros da propriedade da família Carvalho, onde o complexo ferroviário está encravado; e do prefeito Jorge Fernandes, o controlador municipal, Dr. Lincol Alves, e assessor de imprensa Cristiano Rojas; além de Mocó.

O documento, redigido pelo superintendente do Patrimônio da União, Adriano Platiny, deixa claro: a guarda da Estação Ferroviária pertence, a priori, ao município de Antônio Martins, reclamante legítimo da área, ressalvando que, o referido artista plástico poderá colaborar com o empreendimento caso haja interesse da municipalidade de contratá-lo, o que de pronto foi descartado pelo prefeito.

Um novo encontro com a SPU/Iphan está agendado para o próximo dia 10 de janeiro de 2022, ocasião em que o município voltará a apresentar seu projeto de destinação à Estação Ferroviária.

AssecomPMAM

AOS 40 ANOS, MORRE VICE-PREFEITO DA CIDADE DO ENCANTO


O vice-prefeito de Encanto/RN, Wagner Rêgo (DEM), morreu nesta quinta-feira (30), aos 40 anos. 

Internado em Natal desde o último fim de semana para tratar uma doença hepática, o vice-prefeito teve uma parada cardíaca durante a madrugada e chegou a ser intubado, mas não resistiu.

GOVERNO DO RN SANCIONA AUTONOMIA FINANCEIRA E UERN TERÁ R$ 290 MILHÕES EM 2022

O Governo do Estado sancionou a Lei 11.045/2021 que estabelece a autonomia de gestão financeira e patrimonial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, entidade mantenedora da UERN. A sanção foi publicada nesta quinta-feira (30), na edição do Diário Oficial do Estado, e prevê orçamento inicial de R$ 290 milhões para a instituição em 2022.

Aprovada na reta final dos trabalhos da Assembleia Legislativa, a proposta era um pleito dos servidores da UERN e concede autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial à UERN, que obedecerá ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os recursos que serão destinados à universidade equivalem a 2,31% da Receita Líquida de Impostos prevista para 2022 e chegarão a 3,08% em 2025, não cabendo redução nos valores.

Em solenidade para a sanção da lei, a governadora Fátima Bezerra disse que a autonomia financeira da UERN "é o mais importante ato das últimas três décadas", se equiparando à fundação da instituição, em setembro de 1968, como uma entidade municipal, à estadualização em janeiro de 1987, e ao reconhecimento pelo Ministério da Educação em junho de 1993.

UERN em números

Estudantes: 9. 067
Docentes: 1.220
Técnicos: 906
Campi: 06
Cursos: 59

Percentual do orçamento do Estado a ser repassado à UERN

2022: 2,31%
2023: 2,50%
2024: 2,98%
2025: 3,08%

Fonte: Tribuna do Norte

"CHAPA" FÁTIMA GOVERNADORA E WALTER ALVES VICE TEM ENCONTRO PÚBLICO EM SÃO PAULO DO POTENGI


A governadora Fátima Bezerra (PT), o ex-senador Garibaldi Filho e o deputado federal Walter Alves, ambos do MDB-RN, participaram, na noite desta terça-feira (28), do lançamento do livro “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: um arauto da dignidade humana no sertão potiguar”, escrito pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O evento foi realizado na praça na igreja de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi.

Este foi o primeiro encontro público dos três desde a reunião com o ex-presidente Lula da Silva, durante sua passagem pelo RN este ano. Naquele encontro, Lula e Fátima formalizaram o convite para o MDB-RN compor a futura chapa da governadora na disputa pela reeleição. Desde então, o nome do deputado Walter Alves tem surgido como forte opção para ocupar a vaga de vice-governador caso a aliança se concretize.

Nos discursos, Fátima fez questão de enaltecer a presença de Garibaldi no evento.

Fonte: Portal Grande Ponto

SOBE PARA 24 O Nº DE MORTOS POR CAUSA DAS CHUVAS NA BA

Foto aérea mostra ruas inundadas após por fortes chuvas em Itajuipe (BA) no sul da Bahia, em 27 de dezembro — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
O número de mortos por causa da chuva na Bahia subiu para 24, nesta quarta-feira (29). Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabiliza 91.258 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 37.324. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 53.934.

Ao todo, 629.398 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 358 pessoas para 434.

Fonte: G1/BA

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

PAULO SOUSA RESCINDE COM A POLÔNIA E É O NOVO TÉCNICO DO FLAMENGO

PZPN.PL/Divulgação/Direitos Reservados
O Flamengo anunciou nesta quarta-feira (29) a contratação do técnico Paulo Sousa. O português, de 51 anos, desligou-se da seleção da Polônia, que dirigia desde janeiro. O contrato tem validade de duas temporadas.

"Esta é uma mensagem à maior torcida do mundo. Será um orgulho e satisfação representar um clube com a grandeza incomparável do Flamengo. É hora de trabalharmos muito para darmos alegrias, títulos e aproximarmos os mais de 40 milhões de torcedores em torno do time. Jogaremos juntos. Saudações rubro-negras", declarou Sousa, em vídeo divulgado pela equipe carioca.

A confirmação da contratação do treinador pelo Rubro-Negro se deu pouco depois de o presidente da Federação Polonesa de Futebol (PZPN, sigla em polonês), Cezary Kulesza, comunicar, no Twitter, que o vínculo de Sousa foi encerrado por decisão "unânime" do conselho administrativo da entidade. O dirigente também informou que o técnico "pagará à PZPN uma compensação [financeira] de acordo com as expectativas da federação".

Fonte: Agência Brasil

CANTOR MAURÍLIO, DA DUPLA COM LUIZA, MORRE AOS 28 ANOS EM GOIÂNIA

O cantor Maurílio, da dupla com Luiza, morreu nesta quarta-feira (29), aos 28 anos, em Goiânia. Ele estava internado após sofrer um tromboembolismo pulmonar.

O artista passou mal durante a gravação de um DVD no dia 15 de dezembro. Ele caiu no palco, foi socorrido pela equipe e sofreu três paradas cardíacas.

Após a internação, ele foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar, uma obstrução dos vasos da artéria do pulmão, que causa coágulo e bloqueia o fluxo sanguíneo.

Ele se recuperava nas últimas semanas, mas, de acordo com boletim médico divulgado nesta manhã, o cantor havia apresentado piora no quadro clínico nas últimas 12 horas por conta de uma infecção. Com a piora, Maurílio não resistiu.

Trajetória

Maurílio Belmonte Ribeiro nasceu em Imperatriz, no Maranhão, em 15 de fevereiro de 1993. Ele conheceu Luiza na mesma cidade e, em 2017, lançaram o primeiro disco, “Luiza e Maurílio Ao Vivo”.

Dois anos depois, eles lançaram o grande hit da carreira, “S de Saudade”, em parceria com Zé Neto e Cristiano.

O lançamento mais recente da dupla sertaneja foi a música “Não Dá Pra Continuar”, com João Bosco e Vinícius.

Fonte:Band

REUNIÃO FRUSTRA O ARTISTA PLÁSTICO RASMUSSEN XIMENES (MOCÓ)

 

ANTÔNIO MARTINS/RN - Reunião realizada ontem (28), com o intuito destravar o imbróglio relativo a restauração dos prédios em Antônio Martins, foi decepcionante, afirma o artista plástico Mocó em seu instagram.

As principais autoridades envolvidas mandaram seus representantes que, segundo a visão do artista; todos estavam pensando num capital político com relação ao caso.

Nova reunião ficou marcada para o dia 10 de janeiro.

Enquanto isso, a população que desde sempre sonha com essa restauração, vai ter que esperar mais um tempinho.

Que todos os envolvidos usem o bom senso.



 

STJ SUSPENDE PENA DE CONDENADO POR FURTO DE PAPEL HIGIÊNICO


O ministro Humberto Martins, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), suspendeu a pena de um homem condenado a 1 ano e 3 meses de prisão por furtar 24 rolos de papel higiênico, avaliados em R$ 23,99.

O magistrado aplicou o chamado “princípio da insignificância”, que vale quando o bem furtado tem valor considerado irrisório. Em situações assim, o entendimento corrente da Corte é o de que há irrelevância penal. Ou seja, o bem é tão insignificante que não há justificativas para a abertura de uma ação.

“Considerando que o paciente não agiu com violência, bem como o valor insignificante dos objetos, além dos precedentes favoráveis sobre esse tema, ao ponto de excluir a própria tipicidade da conduta, defiro parcialmente a liminar unicamente para suspender o cumprimento da pena”, diz a decisão. Eis a íntegra (129 KB).

INSIGNIFICÂNCIA

Ainda que a Corte entenda que furtos insignificantes são atípicos -ou seja, que não se enquadram em nenhum crime tipificado pela legislação brasileira-, casos como esses chegam com frequência ao STJ, contrariando a jurisprudência da Corte.

Em junho deste ano, por exemplo, a Corte trancou uma ação movida contra um homem acusado de furtar dois pedaços de frango empanado, cada um no valor de R$ 2. O caso tramitava desde 2017 na Justiça de Araxá, em Minas Gerais.

O ministro Rogerio Schietti Cruz, relator do processo, aproveitou a análise do tema para criticar o fato de o Judiciário ter arrastado o caso por tanto tempo, a ponto de chegar ao STJ.

“É mais um caso da insignificância penal da conduta que infelizmente chega nesta Corte. É tão absurda a situação que eu achei importante trazer ao colegiado e dar mais visibilidade ao caso. O fato se traduz como um furto de dois steaks de frango, do valor de R$ 2. Na verdade, está se usando o Sistema de Justiça Criminal para perseguir quem furtou R$ 4 de alimentos, o que representa 0,5% do salário mínimo”, disse na ocasião.

Até o procurador Domingos Sávio Dresch da Silveira se disse constrangido com a ação, em especial porque as duas primeiras instâncias de Minas Gerais se recusaram a trancar o processo, com a anuência do MP (Ministério Público). “Realmente é chocante. Eu fui ao processo, inclusive para ler a denúncia. Fiquei absolutamente constrangido enquanto membro do MP”, afirmou.

De acordo com levantamento feito pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em parceria com o Depen (Departamento Penitenciário Nacional), cada preso custa em média R$ 1.800 por mês aos cofres estaduais. A tramitação de ações envolvendo furtos considerados insignificantes também gera custos quase sempre superiores ao valor dos bens lesados.

Fonte: Poder 360
Foto: Gustavo Lima

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

ESTIMATIVA DE RECEITA PARA O MUNICÍPIO DE ALEXANDRIA É DE 63,2 MILHÕES DE REAIS PARA O EXERCÍCIO DE 2022

LEI MUNICIPAL Nº 1.236, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2021.

Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Alexandria para o exercício de 2022 e determina outras providências.

A Prefeita Constitucional do Município de Alexandria-RN, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei

TITULO I

DISPOSIÇÃO GERAL

Art. 1º. Esta Lei estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Alexandria-RN para o exercício de 2022.

Orçamento Fiscal; e Orçamento da Seguridade Social, ambos referentes aos seus respectivos órgãos.

TITULO II

DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

Capítulo I

ESTIMATIVA DA RECEITA

Art. 2º. A Receita Total do Município para o exercício de 2022 é estimada no valor de R$ 63.200.000,00 (sessenta e três milhões e duzentos mil  reais).

Art. 3º. As Receitas decorrerão da arrecadação de Tributos, outras Receitas, Transferências Correntes e de Capital, na forma da Legislação vigente, e discriminadas na Tabela I, com a estimativa constante do seguinte desdobramento:

Capítulo II

FIXAÇÃO DA DESPESA

Art. 4º. A Despesa Total é fixada no valor de R$ 63.200.000,00 (sessenta e três milhões de reais).

Parágrafo Único – No valor da despesa, está consignada a importância de R$ 50.000 (cinquenta mil reais), que servirá como Reserva de

Contingência, a ser usada como fonte de recurso orçamentário para a abertura de créditos adicionais, nos termos dos arts. 40 a 46 da Lei 4.320 de 17 de março de 1964.

Art. 5º. A despesa fixada será realizada por conta de Recursos previstos no artigo 3º desta Lei, e sua execução orçamentária e financeira observará a discriminação constante na Tabela II:

DESPESA POR PODER E ÓRGÃO
Art. 6º. O Poder Executivo fica autorizado a:

Realizar Operações de Crédito por antecipação da Receita, até o valor fixado nesta Lei, de acordo com a Resolução 043/2001 do Senado Federal.

Abrir Créditos Suplementares, para atender insuficiências nas suas Dotações Orçamentárias, até o limite de 50% (cinquenta por cento), do total da despesa fixada para cada um dos dois poderes, em consonância com o que determina os artigos 40 e 45 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 
1964.

Reprogramar os saldos financeiros decorrentes até 31/12/2021, provenientes de operações de créditos e convênios.

Quando a abertura de créditos suplementar e especiais ocorrer para atender dotações vinculadas a despesas de convênios, fundos especiais serão utilizados os recursos oriundos de suas respectivas fontes, os créditos suplementares abertos com esta finalidade não serão computados no percentual
fixado neste artigo.

Quando a abertura de créditos suplementar ocorrer para atender dotações vinculadas as despesas de pessoal e encargos sociais, não serão computados no percentual do inciso II.

TITULO III

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 7º. Esta Lei entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.

Art. 8º. Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO NOÉ ARNAUD, sede da Prefeitura Municipal de Alexandria/RN, 
em 21 de dezembro de 2021, 199° da Independência e 132° da República.

JEANE CARLINA SARAIVA E FERREIRA DE SOUZA
Prefeita Municipal


KELPS LIMA, GUSTAVO CARVALHO E GETÚLIO RÊGO "ENVERGONHAM A ASSEMBLEIA", DIZ FÁTIMA BEZERRA


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), voltou a fazer críticas à CPI da Covid na Assembleia Legislativa – que, no fim dos trabalhos, pediu o indiciamento dela e do secretário Cipriano Maia (Saúde), entre outros agentes, por irregularidades em contratos firmados durante a pandemia. Para Fátima, a comissão serviu de “palanque” para a oposição e foi usada como peça de campanha para as eleições de 2022.

Em entrevista à Band RN, a governadora disparou especialmente contra os deputados estaduais Kelps Lima (Solidariedade), Gustavo Carvalho (PSDB) e Getúlio Rêgo (DEM) – que, por serem maioria, votaram e conseguiram o indiciamento dela. Na avaliação da governadora, esses três parlamentares “envergonham” a Assembleia.

“O relatório (final), ao pedir o indiciamento, não se sustenta do ponto de vista jurídico. A não ser do ponto de vista político. Palco, proselitismo, demagogia, fazer o jogo dos interesses do bolsonarismo no Estado… A justificativa do relatório é essa. Fazem isso de uma maneira irresponsável, assacando contra a honra e a reputação das pessoas. Isso me causa muita indignação”, afirmou a governadora.

Fátima disse “lamentar” que esse tenha sido o caminho adotado pela CPI. “Lamento que três parlamentares envergonhem o Parlamento do Rio Grande do Norte – pelo qual eu tenho muito respeito, já integrei aquele Parlamento – com atitude politiqueira, visando meramente interesses do ponto de vista eleitoral”, destacou.

A governadora potiguar disse, ainda, que está “tranquila” com o desenrolar das investigações. Para ela, a CPI só confirmou que não houve irregularidades em contratos firmados durante a gestão dela.

“Pautei a minha vida, ao longo de toda essa existência, pela honestidade, simplicidade, honradez. Minha vida é um livro aberto. Tenho uma vida limpa, pautada pela honestidade, simplicidade. Esse tipo de acusação leviana, irresponsável, não me atinge porque não tem credibilidade perante a maioria da população. Confiança, respeito, credibilidade não se compra na bodega, na prateleira de supermercado”, finalizou.

Fonte: 98FM/Portal Grande Ponto

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

HOMEM DE 36 ANOS NÃO VACINADO MORRE DE COVID NO INTERIOR DO RN


Um homem de 36 anos não vacinado contra a Covid morreu na manhã desta segunda-feira (27) no Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, por complicações da doença.

Ele estava internado na ala Covid do hospital, após ter sido infectado pelo coronavírus, o que foi comprovado através do teste RT-PCR (ou swab).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos, o paciente não tinha nenhuma comorbidade e não tinha registro de vacina contra a Covid. A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) também confirmou que não consta registro de imunização na plataforma RN+ Vacina.

A equipe da Vigilância em Saúde de Currais Novos informou, em nota, que desde o dia 26 de julho "tínhamos vacina disponível para a faixa etária do nosso munícipe que veio a óbito na manhã de hoje (segunda-feira)".

Fonte: G1/RN

domingo, 26 de dezembro de 2021

TARDE E NOITE CHUVOSAS EM ALEXANDRIA

 

ALEXANDRIA/RN - Tarde e noite chuvosas na terra da Serra Barriguda, deixam o clima agradabilíssimo nesse domingo 26/12/2021.

As chuvas que caíram nessa tarde e noite fizeram despencar as temperaturas por aqui, e no momento temos uma gostosa sensação térmica de tempos invernosos.

GASOLINA TEM LEVE REDUÇÃO DO PREÇO EM ALEXANDRIA

 

ALEXANDRIA/RN - Gasolina tem ligeira redução de preço em Alexandria. Confira os valores praticados neste dia 26/12/2021.

Gasolina Comum passou de $7,29 para $7,24
Gasolina Aditivada passou de $7,39 para $7,24
Diesel comum permaneceu com o mesmo preço
Diesel S-10 também permaneceu com o mesmo  preço.

sábado, 25 de dezembro de 2021

OLHE ALÉM DAS LUZES E LEMBRE-SE DOS POBRES, DIZ PAPA


Em discurso aos católicos romanos do mundo todo na véspera do Natal, nesta sexta-feira (24), o Papa Francisco disse que as pessoas indiferentes aos pobres ofendem a Deus e pediu a todos que “olhem além das luzes e das decorações” e se lembrem dos mais necessitados.

Vivendo o nono Natal de seu pontificado, o Papa celebrou uma missa solene de vigília na Basílica de São Pedro para cerca de 2 mil pessoas, com participação restrita pela covid-19 a cerca de um quinto do tamanho visto nos anos pré-pandêmicos.

Minutos antes do início da missa de véspera de Natal, a Itália contabilizou seu segundo recorde consecutivo no número diário de casos de covid-19, com 50.599 novas infecções.

Francisco, vestido de branco, fez sua homilia em torno do argumento de que Jesus nasceu sem nada.

“Irmãos e irmãs, diante do presépio, contemplamos o que é central, além de todas as luzes e enfeites, que são lindos. Contemplamos a criança”, disse ele na missa celebrada em conjunto com mais de 200 cardeais, bispos e padres. Todos, exceto ele, usavam máscaras.

Francisco, que fez 85 anos na semana passada, disse que o menino Jesus nascido na pobreza deve lembrar às pessoas que servir aos outros é mais importante do que buscar status ou visibilidade social ou passar a vida inteira em busca do sucesso.

“É neles (os pobres) que ele quer ser homenageado”, disse Francisco, que faz da defesa dos pobres o ponto central do seu pontificado.

“Nesta noite de amor, tenhamos um só medo: ofender o amor de Deus, ferindo-o ao desprezar os pobres com a nossa indiferença. Jesus os ama ternamente e um dia eles nos receberão no céu”, disse.

Ele citou um verso de um poema de Emily Dickinson: “quem não encontrou o céu –aqui embaixo– falhará nele lá em cima”. O papa acrescentou em suas próprias palavras: “Não percamos de vista o céu; cuidemos de Jesus agora, acariciando-o nos necessitados, porque é neles que ele se fará presente”.

Dizendo que os trabalhadores –os pastores– foram os primeiros a ver o menino Jesus em Belém, Francisco disse que o trabalho tem que ter dignidade e lamentou que muitas pessoas morram em acidentes de trabalho em todo o mundo.

“No Dia da Vida, vamos repetir: chega de mortes no local de trabalho! E vamos nos comprometer a garantir isso”, disse.

Fonte: Agência Brasil
Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

PROJETO PREVÊ FIM DE PRISÕES PARA QUEM, EM SITUAÇÃO DE POBREZA, FURTAR PARA SACIAR A FOME

A deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ) apresentou um projeto de lei que prevê a vedação de prisão em casos de furtos de alimentos e de produtos considerados de primeira necessidade. A ideia é que essas práticas tenham punição leve, como prestação de serviços à comunidade e aplicação de multas, a depender do caso.

A proposta prevê incorporar ao Código Penal termos como “furto por necessidade”. Esse ocorreria “quando a coisa for subtraída pelo agente, em situação de pobreza ou extrema pobreza, para saciar sua fome ou necessidade básica imediata sua ou de sua família” e ainda o “furto insignificante”, neste caso é aquele sem dano relevante ao patrimônio.

Nos dois casos, não haveria crime cometido. Atualmente, o furto ou roubo de alimentos é passivo de punição criminal. O projeto defende que se o juiz não absolver a pessoa nesses casos, ele pode trocar a prisão pelas pena alternativas supracitadas.

Práticas de furto de alimentos têm aparecido com mais frequência em noticiários pelo País com a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19, tendo inclusive registrado decisões recentes do Judiciário que liberaram pessoas que foram presas após furtar alimentos por conta da fome.

Fonte: O Povo/Daltro Emerenciano

EXONERAÇÕES SELAM ROMPIMENTO DE PREFEITO E VICE DE MOSSORÓ

O Jornal Oficial de Mossoró desta terça-feira (21) trouxe uma chuvas de exonerações de cargos comissionados lotados na vice-prefeitura de Mossoró.

Todos os nomes indicados pelo vice-prefeito dissidente Fernandinho das Padarias (PSD) foram enxotados do Executivo municipal.

As exonerações selam de vez o rompimento do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) com seu vice.

Fernandinho quer seguir caminho próprio. Há cerca de dois meses evita programações e encontros com o prefeito.

Justamente nesse período, aliou-se com a governadora Fátima Bezerra (PT), apesar da resistência de setores do petismo local.

Ele quer ser candidato a deputado estadual. Inclusive, vai sair do PSD e se filiar ao Republicanos.

Fonte: Saulo Vale

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

DEFENSORIA PÚBLICA LANÇA EDITAIS PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS E RESIDENTES DE DIREITO PARA 15 NOVOS NÚCLEOS

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) lançou dois novos editais para seleção de estagiários e residentes de Direito. As seleções se destinam à formação de cadastro de reserva para os 15 novos núcleos que a instituição irá instalar em 2022. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22) e podem ser acessados no site www.defensoria.rn.def.br. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 07 e 28 de janeiro via e-mail.

Os editais têm como objetivo formar um cadastro de reserva de estagiários de graduação e pós-graduação em Direito para atuação nos núcleos que serão instalados nas cidades de Alexandria, Angicos, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Florânia, Ipanguaçu, Lajes, Luís Gomes, Martins, Parelhas, Pendências, São José do Campestre, São Miguel e São Paulo do Potengi.

Ao todo, 10% das vagas serão destinadas para candidatos portadores de deficiência que atendam às exigências expressas nos editais. Os candidatos que pretendem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência deverão enviar, no e-mail da inscrição, o laudo médico original ou cópia simples de acordo com os editais.

SELEÇÃO DE ESTÁGIO

Os interessados em participar da seleção para estudantes de graduação devem enviar e-mail para o endereço selecaosimplificada@dpe.rn.def.br entre os dias 07 e 28 de janeiro de 2022 indicando o assunto “Seleção de Estagiário de Graduação em Direito – [núcleo para o qual deseja concorrer]”.

No corpo do e-mail, o candidato deverá informar nome completo, nacionalidade, endereço, telefone para contato, e-mail, data de nascimento, estado civil, RG, CPF e filiação. O candidato deve ainda anexar, obrigatoriamente uma cópia da cédula de identidade e do CPF, histórico ou cópia da declaração de matrícula atualizados fornecida pela instituição de ensino e documento emitido pela instituição de ensino onde é cursada a graduação, no qual conste o índice de desempenho acadêmico do candidato.

A seleção será composta por três etapas, sendo as duas primeiras de análise dos documentos exigidos e análise curricular. A terceira e última etapa consistirá em uma entrevista com os 20 primeiros colocados após feita a análise curricular. Os aprovados no processo vão cumprir jornadas presenciais diárias de até 06 horas, no turno matutino, e serão contemplados com uma bolsa mensal de um salário-mínimo acrescido de auxílio-transporte.

DPE RESIDÊNCIA

As inscrições para a DPE Residência, destinada a estudantes de pós-graduação em Direito, devem ser feitas através do e-mail selecaoresidente@dpe.rn.def.br, também entre os dias 07 e 28 de janeiro de 2022. O candidato deve colocar como assunto do e-mail “Seleção de Estagiário de Pós-Graduação”.

No corpo do e-mail, será preciso informar nome completo, nacionalidade, endereço, telefone para contato, e-mail, data de nascimento, estado civil, RG, CPF, filiação e o núcleo para o qual deseja se candidatar. O candidato deve ainda anexar, obrigatoriamente, uma cópia da cédula de identidade e do CPF, histórico ou cópia da declaração de matrícula atualizados fornecida pela instituição de ensino e documento emitido pela instituição de ensino onde é cursada a graduação, no qual conste o índice de desempenho acadêmico do candidato.

A seleção será composta por quatro etapas, sendo as duas primeiras de análise dos documentos exigidos e análise curricular. A terceira etapa consistirá em uma prova de redação com caráter classificatório e eliminatório. A última etapa da seleção consistirá em uma entrevista. Os aprovados no processo vão cumprir jornadas presenciais diárias de até 06 horas, no turno matutino, e serão contemplados com uma bolsa mensal de R$ 1.800,00 acrescido de auxílio-transporte.

ELEIÇÕES 2022: VEJA QUANTO CADA PARTIDO TERÁ PARA GASTAR COM ‘FUNDÃO’ TURBINADO

A aprovação pelo Congresso dos valores dos fundos eleitoral e partidário garantiu às legendas brasileiras um montante inédito de recursos públicos no ano eleitoral de 2022. Um total de R$ 5,96 bilhões ficará à disposição dos partidos para o financiamento das campanhas e o custeio das agremiações. Este valor é a soma das duas reservas financeiras e representa um aumento de 92,5% em relação a 2018, em valores corrigidos pela inflação.

A distribuição dos recursos públicos entre os partidos é baseada, principalmente, no tamanho das bancadas eleitas na Câmara.

Veja o valor que cada partido terá disponível para campanhas em 2022:

PSL: R$ 604,1 milhões
PT: R$ 594,4 milhões
MDB: R$ 417 milhões
PP: R$ 399,2 milhões
PSD: R$ 397 milhões
PSDB: R$ 378 milhões
DEM: R$ 341 milhões
PL (PR): R$ 340 milhões
PSB: R$ 323,6 milhões
PDT: R$ 299 milhões
Republicanos: R$ 297 milhões
Podemos: R$ 229 milhões
PTB: R$ 136 milhões
Solidariedade: R$ 133 milhões
PSOL: R$ 129 milhões
Novo: R$ 119 milhões
PROS: R$ 113,5 milhões
Patriota: R$ 111 milhões
Cidadania: R$ 105 milhões
PSC: R$ 101 milhões
PC do B: R$ 95 milhões
Avante: R$ 89,7 milhões
PV: R$ 68,5 milhões
Rede: R$ 68,5 milhões
PTC: R$ 22,9 milhões
PMN: R$ 14,1 milhões
DC: R$ 9,7 milhões
UP, PSTU, PRTB, PMB, PCO, PCB: R$ 3 milhões

Fonte: Estadão

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

TURMA GILVAN FERREIRA DE LIMA CONCLUINTES 2021 DA ESCOLA ESTADUAL WALDEMAR DE SOUSA VERAS

 

ALEXANDRIA/RN - Aconteceu no último dia 16/12 a colação de grau dos concluintes 2021 da Escola Estadual Waldemar Veras.

A turma recebeu o nome de GILVAN FERREIRA DE LIMA (in memorian) pai da concluinte Giovana Abrantes Ferreira. 

Gilvan foi uma das vítimas de Covid-19 na cidade de Alexandria em 2021.






Fotos: Cedidas pela Escola.


BANCADA FEDERAL DO RN SEGUE MAIORIA DO CONGRESSO E MANTÉM FUNDO ELEITORAL DE R$ 5,7 BILHÕES (Maior parte disse não e manteve o fundo bilionário destinado ao financiamento de campanhas eleitorais nas eleições do próximo ano

A maioria da bancada federal do Rio Grande do Norte seguiu o entendimento da maioria do Congresso Nacional e votou a favor da derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos R$ 5,7 bilhões previstos no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o fundo de financiamento de campanhas eleitorais nas eleições de 2022, ou seja, a favor do fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões.

Dos onze parlamentares (8 na Câmara Federal e 3 no Senado), seis votaram pela derrubada, quatro se posicionaram a favor da manutenção do veto, ou seja, contra o fundo de R$ 5,7 bilhões, e houve uma ausência. Podemos, Cidadania e Rede foram os únicos partidos a orientar o voto contra o fundo eleitoral.

Na Câmara Federal, a votação foi a seguinte: 
Benes Leocádio (Republicanos) – Sim; 
Carla Dickson (Pros) – Sim; 
General Girão (PSL) – Sim; 
Beto Rosado (PP) – Não; 
João Maia (PL) – Não; 
Rafael Motta (PSB) – Não; 
Walter Alves (MDB) – Não 
Natália Bonavides (PT) – ausente. 

Já no Senado Federal a votação foi assim: 
Jean Paul Prates (PT) – Não; 
Zenaide Maia (Pros) – Não  
Styvenson Valentim (Podemos) – Sim.

Devido a soluções tecnológicas diferentes, as sessões do Congresso, antes conjuntas, têm sido realizadas separadamente em cada Casa. O veto foi inicialmente rejeitado na Câmara e, depois, no Senado. A matéria foi derrubada na Câmara dos Deputados por 317 votos a favor e 146 contrários à derrubada. Já o Senado derrubou o veto com 53 votos.

Partidos que compõem a base do governo federal, como PL (inclusive é novo partido de Jair Bolsonaro), PP e Republicanos, votaram em peso para derrubar a decisão do presidente. Em junho, a proposta foi aprovada pelas duas casas em uma mudança feita na LDO.

Seguindo o documento, o fundão será composto por recursos de emendas de bancada estaduais mais 25% de todo o orçamento da Justiça Eleitoral dos anos de 2021 e 2022. Em agosto, Jair Bolsonaro vetou esse trecho da LDO. No entanto, com a decisão dos parlamentares, a regra volta a valer no próximo ano.

O fundo eleitoral é tema de interesse tanto da base, quanto da oposição e do centro. A decisão de vetar o valor originalmente proposto surgiu em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro estava sem partido.

MENINO DE 10 ANOS MORRE APÓS CIRURGIA PARA EXTRAIR DENTE

Um menino de 10 anos morreu, na tarde desta segunda-feira (20), após um procedimento odontológico em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, para extração de um dente.

De acordo com a PM (Polícia Militar), Antony Bernardo da Silva Souza teria sofrido uma hemorragia. As informações iniciais dão conta que o garoto foi levado, pela própria dentista, de 29 anos, para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. Segundo os médicos do hospital, o menino estava com quadro de parada cardiorrespiratória.

Ainda de acordo com os militares, a dentista relatou que a mãe procurou a clínica informando que o filho estava com dor de dente há alguns dias. O diagnóstico foi de inflamação e a profissional teria indicado duas possibilidades de tratamento: um canal, que custaria R$ 800 ou a extração, que seria mais barata.

A mãe teria optado pela segunda opção, em função do valor. Durante o procedimento, o garoto teria reclamado de dor. A anestesia não teria funcionado corretamente. Após a retirada do dente, o paciente teria perdido grande quantidade de sangue.

Segundo a PM, a mãe também não teria informado se o menino tinha problemas de saúde.

Ameaça

Na UPA, revoltados com a morte, familiares teriam ameaçado a profissional. Ainda segundo os militares, a dentista deixou o local e se apresentou em uma companhia de polícia próxima à unidade hospitalar depois de ser ameaçada.

O pai do garoto foi impedido de entrar na Upa, devido às ameaças contra a profissional. A dentista foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil, onde será ouvida pelo delegado de plantão.

Segundo a prefeitura, a clínica odontológica é particular. Ainda não se sabe o que pode ter levado a morte da criança. A perícia da Polícia Civil foi acionada para comparecer à UPA onde o menor foi atendido.


Fonte: Agora RN

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

MINISTÉRIO DA SAÚDE ORIENTA QUARTA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19 PARA PACIENTES COM BAIXA IMUNIDADE


O Ministério da Saúde anunciou a aplicação de uma quarta dose da vacina contra a covid-19 para pacientes adultos com baixa imunidade. A nova orientação foi publicada em uma nota técnica, divulgada pela pasta nesta segunda-feira (20).

De acordo com a recomendação, todos as pessoas imunossuprimidas acima dos 18 anos que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), devem receber mais uma injeção de reforço após quatro meses da última aplicação.

São considerados imunossuprimidos pessoas em tratamento de quimioterapia para câncer, transplantados, pessoas com HIV/aids, além de:

-Imunodeficiência primária grave
-Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
-Uso de algumas drogas modificadoras da resposta imune
-Pacientes em hemodiálise
-Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Na nota técnica, o governo também oficializa a redução no intervalo da dose de reforço de cinco para quatro meses na população acima dos 18 anos e reforça que, preferencialmente, deve ser utilizada a vacina da Pfizer na aplicação.

O ministério ainda reiterou que, para as pessoas que receberam o imunizante da Janssen, a recomendação é receber uma segunda aplicação da mesma vacina em um intervalo de, no mínimo, dois meses após ter recebido a dose única.

Como fica a vacinação:

Quarta dose

Público: destinada a pessoas com baixa imunidade e com mais de 18 anos
Intervalo: quatro meses após a última dose
Vacina: preferencialmente Pfizer

Terceira dose

Público: destinada a todas as pessoas com mais de 18 anos
Intervalo: quatro meses após a última dose
Vacina: preferencialmente Pfizer, na ausência, podendo ser utilizados os imunizantes da AstraZeneca e Janssen

Segunda dose Janssen

Público: destinada a pessoas que fizeram uma dose da vacina da Janssen
Intervalo: dois meses após a última dose
Vacina: Janssen

Fonte: GZH/Daltro Emerenciano

RN VIVE EPIDEMIA DE SÍFILIS COM AUMENTO DE 809% NA DETECÇÃO DE CASOS


Os registros de casos de sífilis, um infecção bacteriana que pode levar à morte quando não tratada adequadamente, aumentaram 809% no Rio Grande do Norte de 2011 a 2020, conforme dados do mais recente Boletim Epidemiológico Sífilis da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN). Os números foram analisados por preceptores médicos e multiprofissionais no Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba (RN). Por estar presente em todos os perfis sociais e regiões do estado, a sífilis é caracterizada como uma epidemia no território potiguar.

Chama atenção o aumento da taxa de detecção da sífilis adquirida: de 5,1 casos por 100 mil habitantes em 2011, para 42,7 casos por 100 mil habitantes em 2020 – representando uma elevação de 737,3%. A sífilis é uma doença bacteriana causada pelo Treponema Pallidum. Quando tratada, pode ser curada. É transmitida, principalmente, através da relação sexual desprotegida e da mãe para o bebê na hora do parto, o que se chama de transmissão vertical. De acordo com a Sesap/RN, “quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica com sequelas irreversíveis em longo prazo”.

De acordo com a preceptora médica infectologista do ISD, Manoella Alves, o assunto precisa ser tratado com urgência. “Temos a junção de uma maior testagem para a doença associada ao aumento real de novos casos. O que precisamos fazer com esses números em mãos, é ter ciência da urgência do assunto e realizar um trabalho massivo junto à população, principalmente aos grupos com maior incidência da doença, para que se conscientizem da importância da testagem, tratamento e da relação sexual protegida”, ressalta a especialista.

Conforme o Boletim Epidemiológico da Sesap/RN, entre os anos em referência, foram confirmados 9.043 casos de sífilis adquirida. A maioria deles – 4.997 – foi notificada na 7ª Região de Saúde (Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Macaíba). É na capital, porém, que estão concentrados 41,3% do total de casos em todo o estado. No mesmo período, foram registradas 4.591 grávidas com a infecção e 4.324 ocorrências de sífilis congênita. As taxas de detecção da doença no Rio Grande do Norte aumentaram significativamente de 2010 para 2020, conforme detalhado no documento: 2,9 vezes em relação à sífilis congênita; 5,6 vezes no que diz respeito à sífilis em gestantes, e 8,3 vezes no tocante à sífilis adquirida.

“A sífilis é uma epidemia pela quantidade de casos registrados, por existir em todos os territórios e populações. Creditamos os números atuais ao aumento dos testes, à sensibilização dos profissionais na realização dos testes rápidos e isso tem favorecido o diagnóstico. O aumento de casos não pode ser avaliado somente como um ponto negativo. Há o acesso ao tratamento oportuno para que o ciclo da doença se quebre. Os casos já existiam e o que está acontecendo é a ampliação da testagem e da notificação compulsória. Isso não é ruim, avaliando por essa vertente. O que é ruim é desconhecer os casos e não tratá-los”, ressalta Renata Gadelha, técnica do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesap/RN. A pasta atua na detecção dos municípios que não notificam os casos de sífilis, questionando se os testes não estão sendo aplicados, o que configura os casos silenciados.

Os homens, conforme ocorre em outras infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV, por exemplo, concentram o maior número de casos. No período analisado, 53,3% das ocorrências foram registradas em pessoas do sexo masculino contra 46,7% em pessoas do sexo feminino. A faixa etária que mais concentra notificações é a que vai dos 20 aos 29 anos (36,9%). No mesmo intervalo de tempo, na faixa etária de 10 a 19 anos, em ambos sexos, as taxas de detecção cresceram 2.270% e 1.137%, respectivamente. A taxa de detecção de sífilis congênita em 2020, porém, pode estar subnotificada. A Sesap aponta redução de 12,2% no número de testes rápidos aplicados para sífilis no estado em virtude da pandemia da covid-19.

Fonte: Agora RN

domingo, 19 de dezembro de 2021

EM ANTÔNIO MARTINS: ARTISTA PODE SER MULTADO POR TENTAR RESTAURAR, POR CONTA PRÓPRIA, CASARÃO HISTÓRICO

Deveria ser algo a ser enaltecido. Contudo, o poder público resolveu agir e, mais uma vez, dificultar tudo. Foi isso que aconteceu com o artista plástico curraisnovense (mas com fama interncional), Rasmussem Sá Ximenes, conhecido como Mocó. Ele relatou em seu Instagram (@mocotopia) que a tentativa de recuperar o casarão e uma estação de trem localizados na fazenda Muquén, em Antônio Martins(RN) não só está ameaçada como ele ainda pode ser multado pelas autoridades.

De acordo com o Blog do BG, Mocó afirma ter sido intimado por um órgão público, o qual ele não cita, e teria que derrubar tudo que foi feito até agora e além disso teria que pagar uma multa. “Não tenho ajuda do poder público, de fundações, de empresários, nada”, conta Mocó, que utilizou dos próprios recursos para tocar o projeto.

“Alguém foi no órgão e reclamou do que eu e Karla estávamos fazendo na fazenda. Esbarramos na burocracia e não poderemos fazer isso tão rápido como gostaríamos”, disse Mocó. “Vou ter que pagar para destruir o que foi feito, vou ser processado e vou ter que pagar uma multa”, completou.

Ele se queixa de estar sendo prejudicado por ter tido a iniciativa de fazer o bem.

Fonte: Portal Grande Ponto

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

INSULTOS A MULHERES NO PARTO SÃO "PONTA DO ICEBERG" DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASIL, DIZ MÉDICA

Insultos verbais e humilhações vividos por mulheres durante o parto são "a ponta do iceberg" de uma série de intervenções e procedimentos nem sempre necessários, às vezes feitos sem consentimento da paciente e em certos casos invasivos que caracterizam a violência obstétrica no Brasil, diz a médica e estudiosa do tema Melania Amorim.

Palavras "cruéis" ouvidas por mulheres ao dar à luz vão desde a insistência para ela fazer força quando não consegue fazê-lo até "cala boca senão seu bebê vai nascer surdo", "na hora de fazer (o filho) não gritou" ou "cala a boca ou você vai acabar matando o seu bebê", relata a médica, que é professora de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal de Campina Grande e coautora de diretrizes nacionais relacionadas a procedimentos obstétricos.

Essas violências, segundo ela, transformam partos, mesmo sem intercorrências graves, em "experiências traumáticas", com sequelas físicas e psicológicas para mulheres.

O tema da violência obstétrica veio à tona nesta semana por conta de áudios e vídeos vazados da influenciadora Shantal Verdelho, que deu à luz, em setembro, em um parto realizado pelo médico Renato Kalil - agora sob investigação do Conselho Regional de Medicina paulista.

No vídeo do parto, o médico aparece dizendo "faz força, p*rra".

Fonte: BBC Brasil

JUSTIÇA FEDERAL DO RN RECEBE DENÚNCIA CONTRA AGRIPINO MAIA POR CRIME DE PECULATO PRATICADO 84 VEZES

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte recebeu denúncia proposta pelo Ministério Público Federal contra José Agripino Maia, Raimundo Alves Maia Júnior e Victor Neves Wanderley pela prática dos crimes de peculato, por 84 vezes, e associação criminosa.

As acusações apontam que Victor Neves Wanderley, que é genro do denunciado Raimundo Alves Maia Júnior, no período de 11/03/2009 a 20/03/2016, foi nomeado para um cargo comissionado pelo então Senador da República José Agripino Maia e recebeu remuneração do Senado Federal, sem nunca ter trabalhado em qualquer função para que foi nomeado.

As informações do Ministério Público Federal apontam que Victor Neves repassava a maior parte dos valores recebidos a título de remuneração para Raimundo Alves Maia Júnior, tendo sido também uma parte transferida para José Agripino Maia. No período em que estava nomeado para o gabinete no Senado Federal, Victor Neves trabalhava em uma farmácia na cidade de Natal/RN, que pertencia ao seu tio.

O Juiz Federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara, na sua decisão afastou as preliminares de nulidade de provas e inépcia da denúncia suscitadas pela defesa e determinou a citação dos réus para apresentarem resposta à acusação.

Fonte: Agora RN

MIRLA MODAS REINAUGURA EM GRANDE ESTILO

 

ALEXANDRIA/RN - Aconteceu hoje (17) a reinauguração da Loja Mirla Modas em Alexandria.
Melhor espaço, com mais conforto para os clientes.

Venha conhecer a nova loja.







SURFISTA BRASILEIRO TEM ORELHA RASGADA AO PEGAR ONDA GIGANTE EM NAZARÉ


O surfista Vinicius dos Santos, que concorreu ao “Oscar” de ondas gigantes de 2021, viveu momentos de tensão na cidade de Nazaré, em Portugal. No palco das maiores ondas do mundo, o brasileiro sofreu um acidente e teve parte da orelha rasgada.

Em uma das ondas, a prancha de Vinicius foi quebrada ao meio e parte dela acertou o seu rosto.

Segundo relato do próprio surfista em entrevista ao UOL Esporte, ele “quebrou a cartilagem e também deu uma contusão na cabeça”.

“Na terça-feira (14) peguei minha primeira onda da temporada em Nazaré depois de ter quebrado duas pranchas e muitos dias tentando. No dia seguinte, peguei uma onda menor e ela quebrou na minha prancha, que voou na minha cabeça. Rasgou a minha orelha, atravessou o outro lado”, conta Vinicius.

O surfista estava no local sem o auxílio do jet-ski e precisou passar por uma cirurgia para a reconstrução da orelha após o acidente. “Tive que vir para o centro de saúde para ver o machucado e minha orelha teve que ser reconstruída, porque quando se corta a orelha é muito difícil de ligar os pontos”, explicou.

“Eu saí de ambulância de Nazaré e fui para o hospital em Alcobaça, só que lá não faziam esse tipo de ponto. E aí me mandaram para um cirurgião em Leiria. Tive que fazer tomografia e estou pelo menos uns oito dias afastado. Estou sob observação. Mas se der ondulação gigante, quem sabe eu vou com ponto e tudo”, brincou o brasileiro.

“Nazaré ainda tem algo de muito bom reservado pra mim nessa temporada. Só vou embora quando meu trabalho aqui tiver feito, quando eu tiver agarrado à onda que estou imaginando aqui, a onda da minha vida, e o trabalho continua”, concluiu.

Fonte SBT/Daltro Emerenciano


quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

SESAP HOMENAGEIA SERVIDORES APOSENTADOS

Com o objetivo de qualificar o processo de entrada na aposentadoria, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Comissão de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, organizou um evento, em Pau dos Ferros, para homenagear os servidores recém-aposentados do Hospital Cleodon Carlos de Andrade. A homenagem aconteceu nesta quinta-feira (16), às 9:30h, no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Os servidores aposentados entre o início de 2020 e setembro de 2021 tiveram um momento dedicado ao reconhecimento de todo o trabalho realizado ao longo dos anos, e receberam um Certificado de Gratidão aos Aposentados pelo honroso serviço na construção do SUS.

Estiveram presentes no evento representantes da Coordenadoria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), da Subcoordenadoria de Gestão do Trabalho (SGT) e da Comissão de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho.