Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TITINA MEDEIROS : MELHORES DO ANO 2012

A nossa TITINA MEDEIROS está concorrrendo na categoria ATRIZ REVELAÇÃO 2012, nos melhores do ano do Programa do Faustão. Vamos votar nessa Potiguar arretada, que mostrou todo o seu talento interprentando a Socorro de Cheias de Charme.

POLÍCIA: Marido de fisiculturista morta em Natal é denunciado pelo MP

O Ministério Público do Rio Grande do Norte enviou ao Tribunal de Justiça do RN  a denúncia contra o empresário Alexandre Paes Furtado pela morte da fisiculturista Fabiana Caggiano, com quem ele era casado. O delegado responsável pelo caso, Frank Albuquerque confirmou a denúncia, do promotor Jovino Pereira da Costa Sobrinho, por crime triplamente qualificado.

Segundo Albuquerque, o juiz aceitou a denúncia e Alexandre agora já é considerado réu no caso da morte da mulher. A prisão preventiva do empresário foi decretada no dia 25 de janeiro, mas até agora ele não foi encontrado.

Fabiana Caggiano morreu no dia 2 de janeiro deste ano, após passar cinco dias internada. No dia 28 de dezembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado no hotel onde ela estava hospedada e a levou para o hospital, onde ficou na UTI até falecer.

Em seu depoimento, Alexandre disse à polícia que a mulher tinha sofrido um acidente enquanto tomava banho. Porém, os laudos divulgados pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) apontou asfixia mecânica como causa da morte de Fabiana.

Com informações do Blog Cardoso silva

ATENÇÃO PROFESSORES: Assembléia aprova reajuste salarial dos professores do Rio Grande do Norte

Por unanimidade, os deputados presentes ao plenário da Assembleia Legislativa aprovaram, há pouco, Projeto de Lei Complementar, elaborado pelo Governo do Estado, estabelecendo reajuste de 7,97% sobre o salário básico dos professores e especialistas em Educação do Rio Grande do Norte.

A matéria foi objeto de acordo de líderes da Assembleia que dispensou as formalidades de tramitação pelas comissões técnicas do Legislativo.

“Quero agradecer a compreensão dos líderes em liberar a tramitação do reajuste do piso”, declarou o deputado Fernando Mineiro (PT). O reajuste de 7,97% é uma adequação do Estado ao piso salarial nacional instituído pela Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008 e, aprovado em plenário, deve constar no contracheque desse mês.

Serão contemplados os professores e cargos de suporte como direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação. Com o reajuste o vencimento básico passa para R$ 1.175,27.


Via Jornal de Fato

LEONARDO BOFF : "Ambiguidades marcam a história de Ratzinger"

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Apesar de serem a mesma pessoa, Joseph Ratzinger e o papa Bento XVI eram duas personalidades diferentes. A opinião é do teólogo e professor universitário Leonardo Boff, um dos poucos brasileiros que conviveram com o líder católico que anunciou no último dia 11 o fim de seu pontificado.

Ex-integrante da ordem franciscana e um dos expoentes da Teologia da Libertação no Brasil, Leonardo Boff  falou à Agência Brasil sobre o papa  Bento XVI “de função ambígua e polêmica” e de atitudes rígidas.


“Uma coisa é o Ratzinger professor e acadêmico, que era extremamente gentil e inteligente, além de amigo dos estudantes. Dava metade do salário aos estudantes latinos e da África. Outra coisa é o Bento XVI, que exerce função autoritária e centralizadora, sem misericórdia com homossexuais e [adeptos da] camisinha”, disse Boff.


O teólogo define Ratzinger da fase pré-papal como um pastor e professor extremamente erudito e de fácil acesso. “Era pessoa simples que, ao se tornar cardeal, mudou de comportamento e passou a assumir posições duras. Tratava com luvas de pelica os bispos conservadores e com dureza teólogos da libertação que seguiam os pobres”.


Segundo Boff, dois aspectos caracterizaram o Ratzinger da fase posterior. “Primeiro, o confronto com a modernidade, no encontro com as culturas e com outras religiões. Tinha a compreensão de que a Igreja Católica era o único porta-voz da verdade, e a única capaz de dar rumo a toda humanidade. Por isso, teve dificuldades com muçulmanos e judeus”.


O segundo aspecto tem origem à época em que era cardeal. “Ele pedia aos bispos que impedissem que padres pedófilos fossem levados aos tribunais civis. Na medida em que a imprensa mostrou que havia não apenas padres, mas também bispos e cardeais suspeitos dessa prática, o Vaticano teve de aceitar a realidade. Ratzinger carrega essa marca de, quando cardeal, ter sido cúmplice desses crimes”, declarou Boff.


Na avaliação do ex-franciscano, outro ponto fraco da atuação de Bento XVI como maior líder da Igreja Católica foi o de levar um papado tradicional, voltado para dentro da Europa. Na opinião de Boff, o papa construiu “uma igreja baluarte: fortaleza cercada de inimigos por todos os lados” e dos quais tinha de se defender.


“Acho que o projeto dele era uma reforma da Igreja ao estilo do passado, voltada para dentro e tendo como objetivo político a reevangelização da Europa. Nós, fora de lá, consideramos esse projeto como ineficaz e como opção pelos ricos. Projeto equivocado”, argumentou. “Não é um papa que deixará marcas na história”.


Boff disse não ter recebido com surpresa a notícia de que o papa Bento deixará o posto, e que já sabia que ele vinha tendo problemas de saúde que o comprometiam física e psicologicamente para exercer o ofício.

“Recebo com naturalidade essa notícia. Essa decisão segue sua natureza objetiva. Não é praxe um papa renunciar. Ele desmistificou a figura do papas, que geralmente ficam [no cargo] até morrer. Provavelmente por entender o papado como um serviço. Essa atitude merece toda admiração e respeito. Esperamos, agora, que até a Páscoa, em meados de março, elejam um novo papa. De preferência um papa mais aberto. Até porque 52% dos católicos vivem no terceiro mundo e não mais na Europa”, completou.

CONVITE: Instituto Histórico e Geográfico do RN

O Escritor JURANDYR NAVARRO DA COSTA, Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE tem a satisfação de convidar Vossa Excelência e família para prestigiarem a sessão especial desta Instituição na qual ocorrerá a posse da NOVA DIRETORIA, sob o comando  do Presidente Valério Alfredo Mesquita, para o triênio 22013-2015.  
Data: 15 de março de 2013  (sexta feira)
Horário: 19:30 horas
Local  ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS
Rua Mipibu, 443 - Centro - Natal - Rio Grande do Norte

 DIRETORIA
1.      Presidente: VALÉRIO ALFREDO MESQUITA
2.      Vice-Presidente: ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
3.      Secretário-Geral: CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
4.      Secretário-Adjunto: ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS
5.      Diretor Financeiro: GEORGE ANTÔNIO DE OLIVEIRA VERAS
6.      Diretor Financeiro Adjunto: ANTÔNIO EDUARDO GOSSON
7.      Orador: JOSÉ ADALBERTO TARGINO ARAÚJO
8.      Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: EDGAR RAMALHO DANTAS.

CONSELHO FISCAL
1.      EIDER FURTADO DE MENDONÇA E MENEZES, Membro titular
2.      PAULO PEREIRA DOS SANTOS, Membro titular
3.      TOMISLAV R. FEMENICK, Membro titular
4.      LÚCIA HELENA PEREIRA, Membro suplente.

DO BLOG: Parabéns ao amigo Alexandriense GEORGE VERAS, que a partir do dia 15 de Março será o novo Diretor Financeiro dessa importante instituição. Sucesso nessa nova missão. Alexandria torce por você!!! 



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SERÁ??? Ricardo Motta propõe extinção de ajuda de custo aos parlamentares

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Motta (PMN), propôs a extinção da ajuda de custo aos parlamentares. A verba é paga no início e no fim de cada período legislativo e corresponde a um subsídio. 

O presidente vai apresentar formalmente a proposta à Mesa Diretora e aos líderes para que seja encaminhado um Projeto de Resolução com a mudança.
Ricardo Motta recebeu o apoio dos colegas que estavam no plenário. 

Fernando Mineiro (PT) parabenizou a iniciativa e o deputado Kelps Lima (PR) destacou positivamente a ação em consonância com o Congresso Nacional. “Estaremos prontos para votar essa medida que vem ao encontro do que deseja a população do nosso Estado”, disse Hermano Morais (PMDB).

“Nossa Casa haverá de trilhar pelo mesmo caminho e temos que olhar para a realidade do País e a realidade do nosso Estado”, disse o presidente, referindo-se à votação, nesta quarta-feira, do projeto que extingue o pagamento do 14º e 15º salários na Câmara e Senado.


Com informações de Marcos Pedroza via Blog do BG

UFRN é a 31ª universidade da América Latina no ranking da webometrics

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ficou na 31ª posição entre as 100 universidades da América Latina que aparecem no ranking publicado pelo site Webometrics (http://www.webometrics.info), listando as universidades de todo o mundo de acordo com seu desempenho global em visibilidade e qualidade do conteúdo na internet.

A UFRN ficou como a 4ª do Nordeste, atrás apenas das Universidades Federais de Pernambuco, Bahia e Ceará. A primeira do Ranking latino-americano foi a Universidade de São Paulo (USP).

O site objetiva incentivar as instituições a estarem mais presentes na internet. O ranking é feito considerando as publicações de cada uma delas na web, sejam formais ou informais, como periódicos, artigos, resultados de pesquisa, entre outros.

Ranking Mundial

Webometrics Ranking of World´s Universities consiste numa iniciativa do Laboratório de Cibermetria, que pertence ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior centro nacional de investigação da Espanha.

O Ranking tem uma abrangência maior que qualquer outro ranking similar, pois não se baseia apenas nos resultados das pesquisas tradicionais, mas também em outros indicadores. Ele proporciona a mais completa e atualizada classificação de instituições de educação superior de todo o mundo.

Desde 2004, o Laboratório de Cibermetria publica a cada seis meses, um ranking acadêmico independente, com o objetivo de fornecer informações atualizadas e úteis sobre as universidades de todo o mundo, levando em conta sua presença e impacto na web.

Barrigudanews com informanções Boletim UFRN

SUCESSÃO UERN 2013: CONVITE

Agradecemos o convite e desejamos BOA SORTE aos Professores Pedro e Aldo.

IFRN DE PAU DOS FERROS PROMOVE SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 Florescendo Saberes: Ciência, Cultura e Tecnologia no Sertão

A SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA é um evento que tem como objetivo estimular, ampliar e aprofundar a integração entre os diversos grupos de ensino, pesquisa e extensão e as áreas de conhecimento atuantes na Instituição, sendo um espaço para troca de experiências e divulgação da produção acadêmica, articulada às necessidades das empresas e comunidade em geral.

Desde quando era uma vez, o homem sofreu fome e sede. 

No princípio, colheu os frutos das árvores e a água dos rios para saciar-se. Nesse tempo, era nômade, vagava como os bichos brutos. Percebeu, depois, que podia enraizar-se no chão, cultivá-lo, e colher os frutos da terra. Viu, certo dia, um raio incendiar um velho tronco, e descobriu o fogo, e chamou ao fogo “deus” porque estrondava o firmamento, alumiava o céu escuro e fazia mais gostosa a comida e quente a própria carne. Ergueu, então, casas. Fincou currais. Abriu cacimbas. Inventou roupa, cadeira, rede, barco, instrumentos de metal. E daí surgiram as famílias, as primeiras cidades, as religiões, os governos. A vã cobiça e a vaidade, porém, desde logo ceifaram a paz; a terra não foi partilhada nem o pão chegou a todas as mesas. Vieram, assim, as guerras. E Deus muitas vezes chorou. 

Com o passar das eras, descobriu o homem que a Terra era redonda; inventou máquinas que por dinheiro vestissem e alimentassem as multidões; descobriu os micróbios que matavam às cegas; dividiu o átomo; e muito mudou do que se imaginava perpétuo. 

A própria realidade já não é tão real nesta era cibernética.

Mas o homem, no entanto, nem de todo despido de sua brutalidade antiga, ainda é cativo da fome e da sede... E ainda se mata por água e pão. A liberdade que tantas bandeiras ergueu ao longo do tempo, é ainda utopia entre as nações. Em pleno século XXI, muitas vezes não sabemos por quem os sinos dobram. O homem é ainda lobo do próprio homem. 

O lobo mais voraz é o medo quanto ao futuro. 

Olhar o futuro escavando o passado e semeando o presente. Eis o propósito do IFRN Câmpus Pau dos Ferros nesta SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Olhá-lo pelos olhos do Sertão é demasiado humano, é a própria humanidade. O Sertão – diga-o Guimarães Rosa – está dentro da gente! O Sertão é a própria utopia que se realizada; é o cinza que se põe verde quando chove a esperança. Quem faz chover esperança nos corações da juventude, e fazê-los sempre verdes, é a educação. Educar os jovens quanto às ciências e tecnologias; instrumentalizá-los no manuseio de laboratórios e máquinas; oferecer-lhes o conhecimento de uma profissão. Mas não só isso. 

Quando já não mais se olha o sol nem as estrelas, porque o “sistema” – essa ignóbil incógnita da civilização contemporânea – diz que o tempo corre, embora as filas não andem; quando o deleite parece ameaçado pela mecanicidade imediatista da burocracia, e nem sempre deciframos o enigma de Édipo no tablet ou no facebook; hoje, mais do que nunca, é preciso mostrar aos jovens algo para muitos deles ainda escondido nestes rincões não obstante “globalizados”; algo que se vê não apenas com os olhos da razão, mas sobretudo da sensibilidade: que há certos livros a serem lidos e melodias a serem ouvidas e quadros e filmes a serem admirados... Em outras palavras, educá-los na arte para que descubram a poesia do próprio cotidiano e, assim, semeiem as raízes do amanhã. 

Com esse propósito, o IFRN Câmpus Pau dos Ferros convida a todos para juntos adentrarmos as veredas deste grande Sertão, em busca de nossa identidade enquanto sertanejo, brasileiro e ser humano. O Sertão do ponto de vista da sociedade, da seca, das máquinas, da ciência, da poesia...
A FEIRA ACONTECE NOS DIA 27 e 28 de Fevereiro e 01 de Março.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

NOTÍCIA BOA: CASA DE ALEXANDRIA (em Natal) JÁ ESTÁ ABASTECIDA

Hoje, após cumprir com todos os trâmites legais de uma licitação, o Prefeito Dr. Nei, deu ordem de compra para os gêneros alimentícios necessários aos enfermos e acompanhantes que necessitam de tratamento em Natal e se hospedam na Casa de Alexandria.

A foto mostra a fartura de alimentos ali deixados, contendo frutas, verduras, legumes e carnes suficientes para os próximos dias de funcionamento, quando deverá ser novamente abastecida.


Dr. Nei jamais deixaria alexandrienses "morrer de fome" na casa, pois ela só existe porque ele criou-a em 1988, em sua primeira gestão, sendo desativada entre 1993 e 1996, na gestão do ex-prefeito Janduí Fernandes, e posteriormente reaberta pelo ex-prefeito José Bernardino e mantida até então.

A atual gestão locou um novo imóvel, mais amplo e, principalmente, sem escadas, o que dificultava a locomoção de idosos e recém-operados na casa anterior. Isso tudo a um preço inferior ao que vinha sendo pago pela antiga casa. O imóvel está a disposição da população que necessite, sempre com um veículo e motorista, além de cozinheira e arrumadeira.  


O atraso na compra dos gêneros alimentícios se deu, unicamente, pelo cuidado no cumprimento do processo licitatório necessário à compra de qualquer coisa por um órgão público.

O Prefeito cumpre agenda em Natal nesta quarta, quinta e sexta, quando visitará diversos órgãos com FUNASA, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Tribunal de Justiça, Caixa Econômica Federal, dentre outros, buscando sempre resolver algumas pendências da Prefeitura e buscar ajuda em forma de recursos e obras para o município.



Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

ALEXANDRIA-RN: Resumo da Sessão da Câmara Municipal de ontem

Vereador Junior Abrantes apresentou requerimento solicitando a implantação de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde na nossa Cidade com o intuito de melhorar a qualidade de vida de pacientes portadores de necessidades especiais que hoje precisam se deslocar para outros centros em busca de tratamento especializado. Colocou o Hospital Guiomar Fernandes à disposição para esta equipe.
Vereador Suê apresentou requerimento solicitando atualização do regimento interno da casa; solicitou título de cidadão alexandriense para servidora Irene. Apelou para o Prefeito solucionar o mais rápido possível a situação de alimentação da Casa do Alexandriense em Natal. "Hoje os pacientes que estão lá, não têm alimentação. Os pacientes não estão tendo transporte para levá-los para Natal."Apelou para os proprietário de Farmácias da cidade retornarem com os plantões de 24hs, nos finais de semana e feriados.
Vereador Mazinho apresentou requerimento solicitando isenção da taxa de água (saae) para os hospitais da cidade como forma de ajudá-los em virutde da situação financeira complicada em que se encontram. Prestou homenagem ao Vice-Prefeito Edilberto Oliveira. Ainda falou: "O Prefeito está transferindo pessoas de um canto pra outro, isso é uma vergonha"!!! "A casa de apoio em Natal não está oferecendo alimentação para quem está lá." Concluiu.
O Vereador Diassis solicitou a formação de uma comissão de enfrentamento da seca no nosso município. Agradeceu ao Secretário de Saúde por ter consentido colocar uma rede de proteção na quadra de esportes da Escola de 2º Grau.
O Vereador Mauricy demonstrou preocupação com a saúde do município: "Me disseram que está faltando a medicação para os diabéticos e hipertensos; no outro mandato Alberto foi ruim, mais nunca faltou esses medicamentos..." Outra coisa: "As duas  casas de saúde estão com quatro meses atrasados: "Doutor Nei abra os olhos direitos e olhe  para as Casa de Saúde!!!" Concluiu.
O Vereador Allan prestou uma homenagem ao seu Pai Edilberto Oliveira e se comprometeu em dar continuidade ao trabalho político realizado por Edilberto. Na oportunidade convidou todos para participar da missa de 30º dia de falecimento do seu pai neste próximo domingo (pela manhã) na Igreja Matriz de Alexandria.
O Vereador Gil Fábio homenageou o ex Vice-Prefeito Edilberto Oliveira e também mostrou preocupação com seca no nosso município.
O Vereador Raimundinho, Presidente da Casa,  fez referências às falas dos colegas vereadores; e em nome do Prefeito, como já é tradicional, deu as explicações pertinentes aos questionamentos dos colegas.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ALEXANDRIA-RN: Alunos da Esc. Est. 7 de Novembro lançam o JORNAL GJ7N

O Grupo Jornalístico "7 de Novembro" - GJ7N - foi criado no dia 08 de janeiro de 2013, por Marcos Vinicius e Kátia Almeida e, tem como objetivo principal, neste jornal escolar, transmitir informações diversas, como: atualidades, esportes, músicas, temas transversais, etc; além dos acontecimentos da nossa escola. Também o de tornar-se o elo de ligação entre os alunos e a direção, onde haverá o espaço para ambas as partes se comunicarem; usando o jornal para divulgar o que ocorre na escola, tanto os fatos positivos quanto os negativos.

Contatos para o GJ7N
Kátia Almeida (84) 9915-1273
Marcos Vinicius (84) 9916-9707

A 1ª Edição saiu em 22 de fevereiro.

DO BLOG: Parabenizamos aos idealizadores do Jornal e, nos comprometemos de que a partir da 2ª edição estaremos divulgando , aqui no blog, o jornal na íntegra.  Boa Sorte!!!

SECA NO NORDESTE: Na Paraíba família mata tamanduá pra comer

peba torrado
Uma cena chocante foi registrada pelo Padre Djacy Brasileiro, militante árduo pelo combate a seca na Paraíba, na manhã de segunda-feira (25), enquanto realizava suas caminhadas diárias em torno das áreas atingidas pela escassez de água tanto no Sertão, quanto no Cariri do Estado.

O pároco flagrou no Sítio Pé de Serra, localizado no município de Pedra Branca (distante a 238 quilômetros de João Pessoa), o momento em que um jovem de uma família, matou um tamanduá (adulto) e arrancou sua pele. Quando perguntado pelo padre o motivo de sua atitude, o caçador lhe informou: “É para comer padre”.
peba 2
Angustiado com a situação, Djacy Brasileiro retornou a residência da família no início da noite de segunda-feira (25), e conferiu que a carne do animal, estava guardada em pedaços na geladeira e realmente serviria para alimentação dos cerca de cinco integrantes da família.

“São pessoas paupérrimas. A situação é realmente dramática”, ressaltou o padre. Que continuou: “Não é sensacionalismo, é fato constatado por quem vê de perto. O clamor é grande”, concluiu.

Ojé terça-feira (26), o Padre Djacy Brasileiro levou uma cesta básica para a família. Ele informou que recebe doações, podendo contribuir com o auxílio na alimentação das pessoas que se encontram em situação crítica.

Barrigudanews Via Portal Correio/Blog Cardoso Silva

CIED - CENTRO DE IMAGENS ELISABETE DANTAS



CIED

O Centro de Imagens Elizabete Dantas – CIED apresenta o seu calendário de atendimentos para essa última semana do mês de fevereiro.

Atenderá nesta terça-feira, 26/02, e quarta-feira, 27/02, a Dra. Ana Maria. A conceituada cardiologista, estará realizando os seguintes procedimentos: eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e risco cirúrgico.
Nesses dois dias citados, também ocorrerão atendimentos com o ortopedista e reumatologista, Dr. Godofredo Borborema.

Ainda na quarta-feira, 27/02, o Dr. Erasmo Firmino, neurologista realizará eletroencefalograma, mapa, Holter, raios-X geral digital, mamografia digital, densintometria e campimetria.

Já na quinta-feira, 28/02, os atendimentos serão realizados pelo cardiologista, Dr. Germano Lacerda quando o mesmo procederá exames de  risco cirúrgico, eletrocardiograma e outros. Nessa mesma data, 28/02, também haverá atendimentos com a dermatologista, Dra. Elaine Silviano.

O Centro de Imagens Elizabete Dantas – CIED agora está localizado na Rua Dr. Antonio Mousinho Fernandes, 369 – Bairro Boa Vista, Alexandria/RN.
Atendimentos pelo SUS - Prefeituras e particular. Contato: (84) 3381- 2981/ Celular: (84) 9667-0006 – TIM.

NOTA: O CIED A PARTIR DE HOJE SERÁ MAIS UM PARCEIRO DO BARRIGUDA NEWS . A TODOS QUE FAZEM ESSA INSTITUIÇÃO, NOSSO OBRIGADO PELA CONFIANÇA E MUITO SUCESSO.

BNB: Crédito emergencial para produtores rurais atingidos pela seca vai até 28 de fevereiro

Natal (RN), 25 de fevereiro de 2013 Encerra-se no próximo dia 28 de fevereiro o prazo para produtores rurais afetados pela estiagem no semiárido solicitarem crédito emergencial ao Banco do Nordeste.
 
Desde julho do ano passado, o BNB já contratou mais de R$ 2 bilhões, junto a esse público. Os recursos foram distribuídos em 263.421 operações de crédito. Somente no Rio Grande do Norte, foram realizadas 20,6 mil operações, totalizando mais de R$ 160 milhões.
 
Especificamente para agricultores familiares, a linha FNE-Seca tem juros de 1% ao ano, prazo de pagamento de 10 anos, com até três anos de carência.
 
Os recursos operacionalizados pelo BNB destinam-se à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.
A maioria dos financiamentos foi destinada à agricultura familiar. Empreendedores urbanos e rurais não classificados como pronafianos também compõem o público desse programa.

SOLIDARIEDADE: Casal Welington e Nina Moreira

O Casal Welington e Nina Moreira continua com suas ações solidárias junto a alexandrienses, conseguindo cadeira de rodas, bengala, etc. Nas fotos alguns dos beneficiados com as doações.
 
 
 
 
Fotos enviadas por Nina.

EDILBERTO OLIVEIRA : CONVITE MISSA DE 3Oº DIA

Keila, Ayane, Allan, Artur e demais familiares agradecem às diversas manifestações de carinho, afeto e solidariedade recebidas por ocasião do falecimento do inesquecível Francisco Edilberto de Oliveira, e ao mesmo tempo convida parentes, amigos e o povo em geral para a missa de 30° dia de sua partida, que será realizada neste dia 03 de março, domingo, às 7:00hs da manhã na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Desde já, agradecem a todos que comparecerem.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

BENTO XVI: Em seu último Angelus como papa, Bento XVI diz que vai se dedicar à oração

O papa Bento XVI realizou, neste domingo, sua última oração do Angelus como pontífice e falou sobre sua renúncia ao cargo mais alto da Igreja Católica. Frente acerca de 200 mil fiéis, peregrinos e turistas que lotaram a Praça de São Pedro para acompanhar a cerimônia, o papa falou que vai se dedicar à oração e à meditação. “Neste momento de minha vida, sinto que a palavra de Deus está dirigida a mim. O Senhor me chama a subir ao monte, a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação”, disse.

Bento XVI reforçou que mesmo fora do comando da Igreja Católica, irá continuar junto e próximo aos fiéis e a Santa Sé em oração. “Isso não significa abandonar a Igreja, ao contrário, se Deus me pede isso é para que eu possa continuar a servi-la do mesmo modo dedicado com que o fiz até agora, mas de acordo com a minha idade e as minhas forças”, reforçou o papa.

Ao fim da cerimônia, ele agradeceu aos fiéis pelas orações dedicadas a ele e à Igreja. O agradecimento foi feito em, pelo menos, cinco idiomas diferentes: português, alemão, italiano, polonês, espanhol e inglês. “Queridos peregrinos de língua portuguesa que viestes rezar comigo o Angelus: obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade, em particular pelas orações com que me estais acompanhando nestes dias”, disse em português.

No próximo dia 28 de fevereiro, às 20h, Bento XVI deixa oficialmente a função de papa e passa a viver em retiro, longe da vida pública. Pelo menos por dois meses, ele vai viver na residência pontifícia de Castel Gandolfo e, em seguida, passará a morar em um mosteiro de clausura, no Vaticano que está sendo reformado.

Via Portal G1

MEMÓRIA VIVA: JARDIM DE INFÂNCIA "ALÍVIO DA MAMÃE"

1974- Alunos do Jardim de Infância "Alívio da Mamãe", que funcionava no prédio da Cooperativa Agropecuária de Alexandria.

Identificando:
Da Esquerda para Direita (fila de cima):
Filadélfia, José de Arimatéia, Iratânia, Ana Cristina, Antônio Júnior (já falecido), Abelardo, Flávio Paiva, Onaldo, Tamiris, George Veras e Luiz Tavares (Lula).

Da Esquerda para Direita (fila de baixo):
Diassis Euflauzino, Hilyane Brito, Geovan Ribeiro, Carlos (Carlinhos) Paiva, Késia Paiva, Késia Geane, Eloiza Nobre, Fábio e Ana Amélia.

O Jardim de Infância tinha como professoras: Fátima Pedrosa, Dalva Irene Torres, Suely Ferreira e Ana Laura Brunet.

Fonte: Livro  Alexandria - Retratos de Uma História
Autor: George Veras -2007
Foto: Acervo de George Veras

GOVERNO Rosalba Ciarlini arrecadou R$ 28,2 milhões por dia em janeiro

O Governo do Estado começou o ano vetando todas as emendas coletivas da Assembleia Legislativa ao Orçamento-Geral do Estado (OGE 2013) afirmando que precisava economizar e que elas poderiam prejudicar as contas públicas. Contudo, ao analisar as finanças do Estado disponíveis no Portal da Transparência, é possível ver que a situação governamental está ainda melhor que em 2012, quando a arrecadação bateu o recorde de R$ 8,3 bilhões. Em janeiro deste ano, o Governo do Estado já arrecadou R$ 876,8 milhões, o que representa R$ 28,2 milhões por dia.

Para se ter ideia, esse valor representa um aumento, diário, na arrecadação estadual de R$ 5,5 milhões em comparação aos R$ 22,7 milhões médios que o Governo conseguia em 2012. Ou seja: R$ 170 milhões a mais ao final do mês. A arrecadação estadual só de janeiro representou 7,97% do total previsto para este ano, que é de R$ 10,998 bilhões.

Nesta semana, inclusive, segundo o Portal da Transparência, a arrecadação estadual já estava R$ 200 milhões mais alta, superando a marca do primeiro bilhão de reais em pouco mais de um mês e meio. Com esse valor, seria possível o Governo construir duas Arenas das Dunas (avaliada em R$ 400 milhões cada) e mais uma Ponte Newton Navarro (que custou R$ 196 milhões), considerada a principal obra da gestão anterior, de Wilma de Faria.
Porém, essa não é a única comparação que pode ser feita com os valores arrecadados. Alias, para atualizar mais esse tipo de análise, pode-se fazer a comparação com o valor de investimento do Governo do Estado na compra de 450 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo, que serão distribuídas para 42 mil produtores rurais e atenderá todas as regiões do Rio Grande do Norte.

O valor do investimento foi de R$ 3,8 milhões, mas se o Governo do Estado usasse só o “a mais” que ele arrecadou por dia em janeiro (os R$ 5,5 milhões), poderiam ser compradas quase 20 mil toneladas dessas sementes. Ainda em relação ao homem do campo, mas dizendo respeito também à situação de seca, nesta semana, o Governo do Estado anunciou a aprovação do novo plano de trabalho para a instalação de mais 270 poços em 49 municípios do Rio Grande do Norte.

Nesse projeto, o investimento foi na ordem, segundo o próprio Governo, de R$ 5 milhões, valor oriundo da Defesa Civil Nacional. Ou seja: se investisse o que arrecadou em um só dia neste ano (os R$ 28,2 milhões) a gestão Rosalba Ciarlini poderia construir quase 12 mil poços tubulares, mais de 85 em cada um dos 139 municípios em situação de calamidade devido à estiagem.
 

ARRECADAÇÃO
Dos mais de R$ 800 milhões arrecadados em janeiro, o Portal da Transparência mostra que cerca de R$ 323,9 milhões foram apenas do Imposto sobre a Produção e Circulação de Mercadorias. Para o ano, a previsão é que essa fonte de renda estatal seja de R$ 4,2 bilhões. De repasses da União, no primeiro mês do ano, somam-se outros R$ 377,8 milhões, o que representou 12% do total de R$ 3 bilhões previstos para 2013.

DESPESA
Muitas vezes, quando se fala em aumento da receita no Governo do Estado, a informação é acompanhada de um crescimento, também, nas despesas. Esse, por sinal, seria o motivo para que neste início de terceiro ano de gestão Rosalba Ciarlini, a justificativa da falta de recursos financeiros ainda esteja em vigor. Contudo, neste começo de 2013, pelo menos segundo o Portal da Transparência, o que se viu foi um crescimento acentuado da receita que não foi acompanhado pelas despesas.

Bom, pelo menos não na descrição do Portal da Transparência. Despesas em janeiro, conforme aponta o site, estão na casa dos R$ 360 milhões. Isso é menos da metade do que foi arrecadado no mesmo mês pelos cofres públicos do Estado. Na verdade, só com repasses federais seria possível cobrir essas despesas.

Com um valor como esse, pode-se dizer que o Governo do Estado arrecadou R$ 28,2 milhões por dia em janeiro de 2013, mas gastou apenas R$ 11,6 milhões, ficando com um saldo positivo diário de R$ 16,6 milhões. Dessa forma, só com esse superávit, a gestão Rosalba Ciarlini poderia ter assinado, todos os dias, um contrato semelhante ao que foi feito com a Associação Marca para gerir o Hospital da Mulher, em Mossoró.

Afinal, esse foi o valor que o Governo Estadual aceitou pagar à organização social para que ela administre a unidade médica recém-inaugurada durante seis meses. Diante disso, porém, é importante lembrar que esse contrato foi alvo de questionamento do Ministério Público e pela Justiça Estadual.

Além disso, uma auditoria feita pela Controladoria-Geral do Estado apontou que houve sobrepreço no valor que deveria ser pagar à Marca – que é aquela mesma acusada de irregularidade na Operação Assepsia. Esse “superfaturamento”, inclusive, chegaria a mais de R$ 8 milhões (valor que ainda pode ser alterado ao final do processo de auditoria).

Contudo, apesar de se tratarem de informações do Portal da Transparência, é importante esclarecer que esse dado representa apenas despesas realmente pagas e não os restos a pagar que, por exemplo, por questões burocráticas, já comprometem o orçamento, mas ainda não foram oficialmente quitadas.

2012
No ano passado, o segundo ano de gestão de Rosalba Ciarlini, o Rio Grande do Norte conseguiu arrecadar R$ 8,294 bilhões. Contudo, a previsão de arrecadação era de R$ 9,350 bilhões. Sendo assim, a gestão conseguiu realizar menos de 90% do previsto, errando seu planejamento em mais de R$ 1 bilhão, o que explicaria as dificuldades financeiras de que se reclamou: planejou mais, gastou mais, mas arrecadou menos.

Com informações do Portal JH
Ciro Marques