Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

MARIONE PIRES : S.O.S MATERNIDADE JOAQUINA QUEIROZ

Nesta segunda-feira (07) a Direção administrativa do Hospital Maternidade Joaquina Queiroz lançou uma Campanha para Arrecadar itens usados diarimente para funcionamento da insituição; o multirão de arrecadação tomou de surpresa os alexandrienses pelo  ineditismo da ação, expondo para todos a verdadeira situação das instiuições filantrópicas que vivem na dependência do Sistema Único de Saúde. O Barrigudanews entrevistou a Diretora Marione Pires para esclarecer o assunto.

BN: Como surgiu a idéia para o multirão de arrecadação?
MP: A iniciativa partiu em virtude da comemoração dos 61 anos de fundação da maternidade. Numa reunião com os funcionários a primeira idéia era comemorar tradicionalmente, com um bolo, etc. Daí sugerí  que seria melhor uma campanha de arrecadação dos intens consumidos diarimente, já que a situação econômica da instituição não é das melhores e com essa atitude poderíamos economizar algum dinheiro para comprar outras "coisas" para a maternidade. A ideía foi aceita de imediato.

BN: Como foi a repercussão do multirão?
MP: No primeiro momento causou estranheza para alguns. Agora , depois de explicar os reais motivos dessa ação, a grande maioria da cominudade apoia a nossa decisão.

BN: De onde vem o dinheiro para manutenção da instituição?
MP: Exclusivamente do SUS atavés das AIH's. Nosso teto financeiro mensal é de R$ 130.000,00 quando o número total de internações é atinigindo; nem sempre isso acontece como foi o caso do mês de dezembro que os recusros giraram em torno de 120.000,00. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde nos repassava R$ 7.400,00 por mês para ajudar no pagamento dos plantões médicos, mas alegando dificuldades financeiras no ano de 2012 só foi repassado o valor no mês de janeiro; de lá pra cá, nada.

BN: Quais são as depesas fixas, mensais, da Maternidade?
MP: Folha de pagamento dos funcionários: R$ 60.000,00
       Plantões médicos: R$ 20.000,00
       Produtividade médica: R$ 20.000,00
       Energia elétrica: R$ 6.000,00
       Água (SAAE): R$2.000,00
       Medicamentos: R$ 20.000,00
       Oxigênio: 3.000,00
       Feira-mensal: R$ 6.000,00

BN: Qual o milagre para resolver essa matemática: Despesas maiores do que Receita?
MP: Infelizmente deixamos de pagar na íntegra algumas despesas, pagamos um pouco aqui outro alí, e vamos tocando. A único compromisso que não atrasamos é o pagamento dos servidores que é feito rigorosamente em dia.

BN: Você recebeu alguma crítica por ter lançado o multirão?
MP: Algumas pessoas nos criticaram, pois não entendiam o motivo do multirão. A campanha serviu para mostrar a verdadeira situação do nosso dia a dia. A grande maioria da comunidade está sentido prazer em ajudar e isso, é gratificante.

BN: Você pretende pedir ajuda à Prefeitura Muncipal de Alexandria?
MP: Com certeza. Vamos até à Secretaria de Saúde do município para ver a possibilidade de voltar o repasse mensal dos R$ 7.400,00.

BN: O que você está recebendo de doações?
MP: Tudo. Feijão, água sanitária, papel higiênico, toalhas, talheres,... O mais interessante é as pessoas das cidades vizinhas também estão fazendo suas doações, tipo: Bom Sucesso-PB, Marcelino Vieira - RN, Santa Cruz-PB, etc.

BN: Sua mensagem final
MP: Agradeço a todos que estão envolvidos nesse multirão. Aos blogs pela divulgação, aos participantes das redes socias pelo incentivo, ao povo que se uniu à todos que fazem a Maternidade de Alexandria. Peço que continuem colaborando; a iniciativa de cada um é essencial para nosso êxito.

MAIORES INFORMAÇÕES
(84) 9947-9925 / 9138-8784 / 3381-2210

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS