Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

COMPLEXO HOSPITALAR CIED

O Centro  de Imagem Elizabete Dantas- CIED deseja além de um Feliz e Próspero Ano Novo, muita saúde a todos os nossos pacientes, com prevenção e cuidado. Que o ano que chega venha com muita luz!  #complexocied #complexohospitalar #hospitalcompleto #centrodeimagem #altooeste #anonovo

Contatos: 
(84) 999667 - 0006
(84) 3381 - 2981

DIABETES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O QUE É DIABETES?
Diabetes Mellitus, simplesmente chamada diabetes, é uma doença causada por quantidades insuficientes de insulina no organismo ou pela incapacidade do organismo em utilizar quantidades normais de insulina. Este desequilíbrio na utilização da insulina causa aumento de açúcar no sangue e, eventualmente, várias alterações podem ocorrer em diversas partes do organismo.

Existem tipos diferentes de diabetes?
Sim, há vários tipos de diabetes, os mais comuns são: tipo 1 e tipo 2.

diabetes tipo 1 ocorre principalmente em pessoas jovens e era também conhecido como diabetes "juvenil". Este tipo de diabetes é causado pela incapacidade do pâncreas em produzir quantidades suficientes de insulina. Na diabetes tipo 1, o paciente depende de injeções diárias de insulina.

diabetes tipo 2 desenvolve-se em pessoas habitualmente com mais de 40 anos e era também conhecida como diabetes "adulto". Neste caso, quantidades quase normais de insulina são produzidas pelo pâncreas, mas o organismo é incapaz de ter uma resposta de utilização normal. O aumento do açúcar no sangue pode ser habitualmente controlado com uma dieta apropriada e/ou através de medicações por via oral.

Como a diabetes ataca os rins?
Como consequência da diabetes, os pequenos vasos sanguíneos do organismo são lesados e o rim assim como os outros órgãos incluindo os olhos, pele, nervos, músculos, intestinos e o coração, também são afetados. O rim torna-se incapaz de filtrar o sangue adequadamente quando os seus vasos sanguíneos são lesados. 

Neste caso a eliminação de um excesso de sal e água do organismo torna-se mais difícil e substâncias tóxicas acumulam-se no sangue. A insuficiência dos rins que resulta da diabetes é chamada "nefropatia" diabética. Quando os nervos do organismo são lesados pela diabetes (denominado neuropatia), pode ocorrer uma dificuldade no esvaziamento da bexiga. A urina pode ficar retida na bexiga e a pressão elevada no interior da bexiga pode transmitir-se para cima atingindo os rins e levando a uma hipertensão renal. Além disso, se a urina permanece muito tempo na bexiga pode ocorrer uma infecção urinária, devido ao crescimento rápido de bactérias facilitado pela alta concentração de açúcar na urina.

Podem ocorrer outras complicações no diabético?
Pacientes com diabetes podem desenvolver pressão alta (hipertensão). Pode ocorrer um desenvolvimento mais rápido, no endurecimento das artérias (arterioclerose) e isto pode afetar o coração. Os olhos podem ser afetados, (chama-se retinopatia) e eventualmente pode ocorrer cegueira.

Que outras coisas podem afetar o paciente com diabetes?
Os pacientes diabéticos são muito suscetíveis aos efeitos adversos de certas medicações utilizadas para combater a dor. 

Quando estas medicações são ingeridas por um paciente diabético, uma complicação destas medicações pode ser a perda rápida da função do rim. 

Como exemplo, podemos citar os medicamentos analgésicos e antiinflamatórios que contenham Ibupofreno. Estes medicamentos podem ser perigosos para o paciente diabético. Todo o paciente diabético deve consultar seu médico antes de tomar qualquer medicação.

Quais as chances de um paciente diabético desenvolver doença renal?
Aproximadamente 50% do tipo 1 (juvenil) e 10% do tipo 2 (início adulto) desenvolverão eventualmente uma enfermidade progressiva dos rins, que causará uma insuficiência permanente dos rins.

Quais são os sinais iniciais de doença renal em diabéticos?
O sinal mais precoce de enfermidade renal diabética é o aparecimento de microalbuminúria (pequenas quantidades de albumina na urina, habitualmente não detectadas por exames simples de urina). A presença de microalbuminúria é preditora do desenvolvimento posterior de proteinúria (presença de proteínas na urina) e insuficiência renal.

Um sinal precoce de enfermidade renal diabética é a presença de proteína na urina e isto habitualmente ocorre após dez anos ou mais de diabetes tipo 1 e mais tarde ainda em pacientes diabéticos tipo 2.

À medida que a quantidade de proteína na urina aumenta, ocorre uma diminuição da quantidade de proteína no sangue. Em razão disso, a diminuição da proteína no sangue resulta numa retenção de líquido a qual causa edema das pernas e um aumento das micções à noite. Pressão arterial elevada pode ocorrer ou piorar à medida que a doença progride. Todo paciente diabético deve verificar regularmente, através de seu médico, a sua pressão arterial e fazer exames de sangue e urina. Esta conduta levará a um melhor controle da doença e ao tratamento mais precoce da pressão arterial elevada presente.

Quais são os sinais tardios de doença renal em diabéticos?
À medida que a função do rim diminui (indicada nos exames de sangue, por um aumento da uréia e creatinina), vários sintomas não-específicos podem aparecer. Estes sintomas podem ser: náuseas, vômitos, perda do apetite, fadiga fácil, prurido, câimbras musculares e anemia. A necessidade de insulina pode, na verdade, diminuir quando a insuficiência dos rins já é avançada. Se qualquer destes sintomas citados ocorrer, o paciente deve consultar seu médico.

Quais são os sinais precoces e tardios de doenças renais no diabético?
Sinais precoces e tardios de doenças renais no diabético:
1.  Proteína na urina (microalbuminúria);
2.  Pressão alta;
3.  Edema e cãimbras nas pernas;
4.  Micções noturnas;
5.  Exames de sangue anormais (elevação da uréia, creatinina);
6.  Diminuição da necessidade de insulina ou medicamentos para controlar o diabetes;
7.  Enjôo pela manhã, náuseas e vômitos;
8.  Fraqueza, palidez e anemia;
9.  Coceira.

O que pode ser feito para se prevenir a lesão do rim pelo diabético?
Não há dúvida que um controle adequado do diabetes (controle da glicemia), resulta numa redução das chances de se desenvolver uma doença renal mais grave. É extremamente importante controlar-se a pressão alta já que, a hipertensão agrava qualquer lesão renal causada por diabetes. 

Recomenda-se um período de sono adequado, seguir-se uma dieta adequada, evitar cigarros e álcool e fazer-se exercícios adequadamente. Estes são hábitos de vida saudáveis que beneficiarão o paciente diabético. 

O paciente deve ter seu médico. É também importante lembrar que muitos pacientes com diabetes não desenvolvem doença dos rins. Isto significa que ter diabetes não indica necessariamente que os rins irão tornar-se insuficientes. Há evidências recentes de que há um fator genético importante que predispõe ao aparecimento de doença renal no diabético.

Além do controle rígido da glicemia, sabe-se mais recentemente que uma dieta com menor quantidade de proteína reduz o ritmo de deterioração da função renal. Além do mais, modernas drogas anti-hipertensivas como os inibidores da enzima conversora (exemplo: Captopril), tem o mesmo efeito benéfico da dieta hipoproteica.

Se a diabetes afetou os rins o que pode ser feito?
Toda vez que o paciente diabético apresentar os sintomas e sinais de doença renal descritos acima, ou se desejar saber se já possui lesão renal, deverá procurar seu médico. Através de exames de urina e de sangue, o médico poderá dizer se os rins estão funcionando adequadamente e prescrever o melhor tratamento para seu paciente.

O que acontece se um paciente já possui a diminuição da função do rim?
O primeiro passo é verificar se realmente a diabetes é a causa do problema renal. Caso a hipótese seja comprovada, será necessário controlar adequadamente a pressão arterial, tratar as infecções urinárias, corrigir qualquer disfunção da bexiga ou obstrução do trato urinário e evitar medicamentos que possam lesar os rins. Esses cuidados vão ajudar os rins a trabalhar melhor e funcionar mais tempo.

Como se pode retardar a progressão da doença renal?
O especialista de doenças do rim (nefrologista), junto com o paciente e a família, planejará um tratamento individualizado. De maneira geral, o controle da pressão arterial, com medicação e uma dieta especial, parece prolongar o tempo de função do rim e retardar a progressão da insuficiência renal.

O que é insuficiência renal terminal da diabetes?
Isto se refere ao período no qual os rins são incapazes de manter um indivíduo em bom estado de saúde e diálise e/ou transplante são necessários. Este período geralmente ocorre quando a função remanescente no rim é inferior a 10%. De uma maneira geral, o tempo médio entre o início da lesão renal pelo diabético e o aparecimento de insuficiência renal terminal varia entre 5 a 7 anos.

Como se trata a insuficiência renal terminal em pacientes diabéticos?
Há três tipos de tratamento que podem ser utilizados quando os rins falham: transplante renal, hemodiálise e diálise peritoneal. O tipo de tratamento escolhido será determinado pelo estado de saúde do paciente, condição médica e o impacto que o método causaria no estilo de vida e preferência pessoal do paciente. Os resultados a longo prazo de cada tipo de tratamento também são levados em consideração no planejamento. 

As decisões com relação ao tipo de tratamento são individualizadas, não são exclusivas. Vários pacientes já foram submetidos a cada uma destas três formas de tratamento em épocas diferentes de suas vidas. O que pode ser o melhor tratamento para um paciente numa época, pode não ser o melhor para outro ou para o mesmo paciente numa outra época.

Pode um paciente com diabetes receber um transplante renal?
Sim, o rim transplantado pode vir de um parente (transplante renal com um doador vivo parente), ou de uma pessoa que faleceu (transplante de cadáver). Após o transplante a quantidade de insulina necessária para o controle da glicemia habitualmente aumenta, devido a um melhor apetite, maior ingestão de alimentos, maior degradação da insulina pelo rim além do uso dos medicamentos, particularmente a cortisona, utilizada na prevenção da rejeição do novo rim.

Qual é o papel da dieta baixa em proteínas no tratamento da lesão renal?
Pesquisas recentes indicam que uma dieta alta em proteína pode causar danos aos rins. Tem-se sugerido que a diminuição da proteína na dieta pode reduzir a progressão da insuficiência renal causada por várias enfermidades, incluindo a diabetes. Recomenda-se que o paciente discuta estes aspectos com seu médico e qualquer modificação na dieta, pode ser feito com o auxílio da nutricionista. Os pacientes não devem iniciar uma dieta baixa em proteínas sem supervisão, porque isto poderá resultar em desnutrição.

Qual é o futuro de pacientes com diabetes?
Há realmente um grande esforço na investigação dos mecanismos do diabético. Espera-se que a terapêutica baseie-se mais na prevenção do que no tratamento suportivo no futuro. Entretanto, o cuidado clínico do diabético melhorou muito com o advento da monitorização da glicemia através de aparelhos tipo glicosímetro, melhor reconhecimento do papel da pressão alta na progressão da nefropatia diabética e novas informações sobre o efeito da dieta na preservação da função renal. 

Quando a diabetes causar uma insuficiência renal grave, o diabético pode ter sucessos com diálise ou transplante renal, e o sucesso é igual a de um paciente com insuficiência renal não-diabético . 

Finalmente os transplantes de pâncreas que então curam a diabetes estão aumentando em número e sucesso. Recentemente, um grupo de pesquisadores de Edmonton (Canadá) relatou 100% de sucesso em 7 pacientes com o transplante de ilhotas de pâncreas (as células que produzem insulina). Portanto, o futuro é realmente promissor com relação às novas descobertas dos mecanismos e manejo do diabetes.
Dr. M.C. Riella
Médico Nefrologista - CRM 2370 PR

PARABÉNS AO GRUPO REUNIDAS CATOLÉ DO ROCHA PELA GRANDEZA DO GESTO

 CATOLÉ DO ROCHA/PBMais um final de ano e nós da Reunidas estamos aqui sempre agradecendo a Deus pela oportunidade de doar presentes e cestas básicas para moradores da região de Catolé do Rocha.
 O coração bate mais forte nessas ocasiões em que retribuímos um pouco do que Deus tem nos dado ao longo de mais um ano de trabalho com dedicação.
A você cliente, nossos agradecimentos por ser parte desse trabalho que estamos realizando.

Agradecemos a Deus mais uma vez e sempre.

Foram 250 crianças presenteadas com brinquedos e 50 famílias que receberam cesta básica.


Assecom REUNIDAS

PAGAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS - DEZEMBRO 2019

Prefeitura Municipal de Alexandria/RN, honra com suas obrigações e realiza pagamento de todos os funcionários dentro do mês.

A movimentação financeira foi feita ontem, 30/12, e os salários já foram creditados ontem mesmo, nas contas de todos os servidores efetivos, ativos, comissionados e contratados.

Aposentados, pensionistas e auxílio doença recebem hoje, 31/12.

Com planejamento, responsabilidade e o bom uso dos recursos públicos, a prefeita Jeane Ferreira encerra o ano de 2019, com o pagamento dos servidores municipais pagos rigorosamente dentro do mês trabalhado.

*AssecomPMA

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

ELEIÇÕES 2020

2020 será um ano movimentado no tocante à política local, já que no dia 04 de Outubro haverá eleições para escolha do novo mandatário municipal.

Daqui até lá muita, coisa deve acontecer no que se refere às composições das chapas.

A Prefeita Jeane Ferreira deverá se candidatar à reeleição. A questão é: Quem será seu ou sua companheiro(a) de chapa. 

Informações de bastidores dão conta de que o ex-prefeito Alberto Patrício deverá substituir sua esposa (atual vice-prefeita) na composição com Jeane. Não sei se ainda existe algum impedimento que o afastasse de tal propósito!

Quem prestou bem atenção, notou que em quase todos os eventos públicos realizados na cidade, no ano que se finda,  Alberto sempre acompanhou a Prefeita Jeane; e esta fazia questão de agradecer e falar no nome dele.

Seria um indício, um indicativo da composição da chapa situacionista??? Uma pessoa lá de dentro garantiu que sim.

Com relação a chapa de oposição; Jânia, David e Junior Abrantes demonstram  claramente que dois dos três deverão compor a chapa majoritária oposicionista (desde sempre novidade alguma).

A questão advém de quem  irá compor com quem.

É notório que Dra. Jânia partiu na frente quando resolveu trabalhar seu marketing pessoal; lembrando a máxima de que quem não é visto não é lembrado; até um "marketeiro" foi contratado para fazer sua assessoria nessa empreitada.

Dr. David trabalha mais nos bastidores. Sem muitos arroubos.

Junior Abrantes, creio eu, entra como conciliador. Não acredito que seja candidato novamente; apesar de ter demonstrado muito bom desempenho nas eleições passadas.

De modos que Jânia, David e Junior (ladeados por Robson Souza) deverão permanecer unidos.

Correndo por fora vem Dr. Nei Moacir que poderá se juntar a uma das chapas e carrear os votos que inquestionavelmente ainda detém.

Seria o fiel da balança???

É claro que tudo isso são conjecturas; afinal a política é muito dinâmica e dependendo do andar da carruagem muitas surpresas poderão advir.


RENASCE A ESPERANÇA - CHOVEU 10mm NA MADRUGADA

ALEXANDRIA/RN - O sertanejo com certeza amanheceu esperançoso; voltou a chover na terra da Serra Barriguda.

Pois é; a esperança de haver um bom inverno volta a povoar as mentes e os corações do sertanejo.

Durante a madrugada choveu 10mm.

*Informações do Bruno Lombardi

domingo, 29 de dezembro de 2019

DRENAGEM LINFÁTICA e Pós Operatório

Algumas cirurgias plásticas necessitam de tratamentos estéticos complementares no pós operatório, sendo  a drenagem linfática o mais importante e recomendado procedimento. 

Cirurgias como abdominoplastia, pálpebras, face, mamoplastia e outras, a tendência é que a área afetada retenha líquidos,    sangue e soro fisiológico, ocasionando o edema e dores locais. 

A atuação da drenagem linfática ocasiona  recuperação mais rápida e melhor atuando na retirada de líquidos e toxinas que se acumulam entre as células e consequente aumento de oxigênio local, redução das dores e das equimoses, rouxidões, mais precocemente. 

Porém, para submeter-se a esse tipo de tratamento, é necessário que o cirurgião responsável libere o procedimento de acordo com as condições físicas de cada paciente. 

A drenagem linfática deve ser feita por especialista qualificado, fisioterapeuta ou esteticista, num local confiável, com a higiene adequada e toda a segurança que você precisa.

Dr. Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico

sábado, 28 de dezembro de 2019

REAL SUPERMERCADO REINAUGURA EM GRANDE ESTILO

 ALEXANDRIA/RN - Aconteceu ontem (27) a reinauguração da Loja 1 do Real Supermercado. A nova loja, muito bem mais estruturada, oferece aos clientes um melhor padrão de atendimento em todos os sentidos.

Completando 23 anos de história na terra da Serra Barriguda, o Real Supermercado se reestruturou e se igualou as grandes lojas do ramo na região auto-oestana.

Os alexandrienses compareceram em massa, prestigiando essa marca original da nossa terra.

Parabéns ao empresário Manoel Emídio e Família .

É olhando pra frente que se caminha!!!








Fotos: José Filho

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

HOSPITAIS GUIOMAR FERNANDES E JOAQUINA QUEIROZ ENTRE OS 4 MAIORES DO ESTADO

O rateio feito no Brasil inteiro entre as santas casas de misericórdia e os hospitais filantrópicos — com base na produtividade e prestação de serviços ao SUS, ano 2018 —, só vem demonstrar a grandeza e importância dos hospitais de Alexandria.

Não são eles pouca coisa, não!

No RN só ficaram atrás do Hospital Infantil Varela Santiago, de Natal, e do Hospital Almeida Castro, de Mossoró.

À frente, portanto, dos hospitais de cidades como Parnamirim - 200 mil hab., São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Caicó, Assu, algumas dessas com mais de 100 mil habitantes ou perto disto; juntos superando, inclusive, o valor destinado à Liga Contra o Câncer/Hospital Dr Luiz Antônio, essa potência na saúde do Estado.

Imaginar que esses números são produzidos num cidade de menos de 14 mil habitantes, hein?

Que luta grandiosa, que comprometimento, que gestão! - não é imodéstia se afirmar.

Apesar das dificuldades, dos parcos recursos, estão aí os resultados e reconhecimento público.

E outra: da decisão desse ranking  sequer sabiam, não houve qualquer interferência, senão critérios técnicos, estatísticos, dados exclusivos do MINISTÉRIO DA SAÚDE, o que demonstra a pujança dessas casas de saúde - a GUIOMAR e a JOAQUINA - por ordem alfabética.

Fazem história, são exemplos pro país inteiro, além de mostrar que a luta de nossos pais, fundadores das instituições, está cada vez em alta, dando frutos, cumprindo rigorosamente aquilo a que se destinaram um dia: acolher e servir os que necessitam e que os procuram!

Napoleão Veras
Presidente do HMGF

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

UMA ÓTIMA NOTÍCIA PARA ALEXANDRIA

Em contato com o Diretor/Presidente do Hospital Guiomar Fernandes, Médico Napoleão Paiva, nos foi informado que chegou hoje (26) o aparelho/sistema de Endoscopia Digestiva

"Em janeiro abriremos o NOVO SERVIÇO de Endoscopia e Colonoscopia - pelo SUS, afirmou Dr. Napoleão.

Investimento de mais de 250 mil reais.

*Imagem ilustrativa

AMANHÃ A PARTIR DAS 08:30h

Dia  27 de Dezembro, a partir das 8:30 da manhã, venha conhecer um novo conceito de supermercado: espaço mais amplo, moderno, novos equipamentos.

GENTE DA NOSSA TERRA

ALEXANDRIA/RN - Neste dia 26/12/2019 homenageamos, na nossa coluna Gente da Nossa Terra, o casal Chiquinho e Rita Pires.

Um dos casais mais tradicionais da nossa Alexandria; com um folha enorme de serviços prestados à terra da Serra Barriguda.

Chiquinho e Rita continuam na ativa prestando seus serviços à nossa terra.

Parabéns!!!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

BARRIGUDA NEWS - 8 ANOS MOSTRANDO OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DE ALEXANDRIA E REGIÃO

ALEXANDRIA/RN - Há exatos oito anos surgia o Barriguda News. Criado com a pretensão exclusiva de divulgar noticias da Cidade de Alexandria e região alto-oestana dávamos os primeiros passos no mundo da blogosfera.

Os recortes acima mostram nossas primeiras noticias. Algumas de próprio punho, outras clicadas de outros órgãos informativos.

Era o começo de nossa trajetória buscando mostrar a Alexandria, sem cortes, recortes ou maquiagens.

A Alexandria e o  dia a dia de sua gente.

Muitos não acreditavam que conseguíssemos ir adiante.

Críticas surgiram; as boas, coerentes, fundamentadas, foram absorvidas e colocadas em prática por nós, com a intensão de melhorar a cada dia.

Hoje completamos 8 anos com mais de 10 mil postagens mostrando nossa terra, nossa gente, nosso estado e união.

10.000.000 de acessos.

A família Barriguda News cresceu e hoje, além do blog, temos o Barriguda News no Instagram, No Facebook e um Canal no Youtube.

Mostramos Alexandria para o mundo todo.

E graças a você nosso leitor, que nos acompanha diariamente, podemos continuar esse trabalho informativo.

Muito obrigado.





AOS NOSSOS PARCEIROS DIÁRIOS

A todos vocês que diariamente veiculam suas empresas nas páginas do nosso Barriguda News, bem como contribuem diretamente para que possamos está no ar dia após dia; nosso muito obrigado pela confiança nesse trabalho informativo diuturno.

Espero que em 2020 possamos continuar com essa parceria de sucesso.

Feliz Natal e Um Próspero 2020!!!

Da família BARRIGUDA NEWS.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

PRF VOLTA A FISCALIZAR RODOVIAS FEDERAIS COM RADARES MÓVEIS

AGÊNCIA BRASIL


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou ontem (23) que todas as suas superintendências estaduais retomaram o uso de radares móveis na fiscalização das rodovias federais. Na semana passada, uma decisão da Justiça determinou da volta do uso de medidores de velocidade móveis e portáteis em todo o país.

Segundo a PRF, 5 mil quilômetros de rodovias estão cobertos pela fiscalização dos radares móveis, que será intensificada em 500 trechos com maior ocorrência de acidentes. Em nota à imprensa, a PRF também afirmou que a fiscalização é pautada pela "observância dos requisitos legais estabelecidos" para promover a segurança viária e a preservação da vida.
Na segunda-feira (16), o juiz Marcelo Gentil Monteiro, da 1ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, atendeu a um pedido liminar feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e determinou que a Polícia Rodoviária volte a usar os radares móveis.
Os equipamentos móveis foram recolhidos em agosto após a publicação de um despacho do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, foram revogados atos administrativos sobre a atividade de fiscalização eletrônica de velocidade em rodovias e estradas federais para que novos estudos sobre o uso do equipamento fossem realizados. 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

MASTOPEXIA

A mastopexia é a cirurgia plástica para reposicionar ou corrigir o caimento natural dos seios (ptose mamária), utilizando o próprio tecido mamário ou com inclusão de próteses mamárias dependendo da quantidade daquele tecido. A mastopexia é indicada nas ptoses mamárias ocasionadas por perda de peso, amamentação, pós cirurgia bariátrica, características genéticas e envelhecimento.

É uma cirurgia que pode deixar cicatrizes ao redor das aréolas(periareolar), podendo estender em uma linha vertical(raquete) ou ainda para uma cicatriz abaixo dos seios, formando um T invertido, dependendo da quantidade de pele a ser retirada. O tipo de cicatriz é decidido em consulta médica com especialista, Cirurgião Plástico, de forma a obter um melhor resultado estético, e claro, optando pela cicatriz mais discreta possível.

É essencial seguir corretamente as recomendações e os cuidados no pós operatório, para se obter uma boa cicatrização da pele, resultando em cicatrizes mais finas e claras.


*Dr. Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico

COMUNICADO - COLETA DE LIXO

A Prefeitura Municipal de Alexandria, comunica  que em virtude do feriado do Natal,  25/12, não haverá recolhimento de lixo na cidade. 

Informa ainda que esse serviço será normalizado dia 26/12. 

O lixo domiciliar destinado à coleta deve ser acondicionado obrigatoriamente em sacos plásticos.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

*AssecomPMA

GENTE DA NOSSA TERRA

ALEXANDRIA/RN - Nesta segunda-feira dia 23, homenageamos a alexandriense NATILDE FERREIRA (81 anos), mais conhecida como TIDA.

Mulher de grandes préstimos à terra da Serra Barriguda.

Mais uma grande dama de Alexandria.

O SEGREDO DA LONGEVIDADE: A receita para viver mais e melhor

“Por volta dos 30 anos, começamos a perder massa muscular, num processo natural, mas a velocidade dessa perda e o impacto que ela causa na qualidade de vida do paciente decorrem diretamente da quantidade de massa magra que as pessoas têm no corpo: quanto menos massa magra tivermos mais riscos corremos”, diz o dr. Roberto Miranda, cardiologista e geriatra.
Segundo dados do IBGE (2018), a expectativa de vida ao nascer dos brasileiros aumenta ano após ano e já atinge 72 anos para os homens e 79 anos para as mulheres, além de ser cada vez mais comum, pessoas comemorem mais de 100 anos de idade. Mas esses números são superados quando pensamos por faixa etária, ainda segundo o IBGE uma mulher com 60 anos, por exemplo, em média viverá mais 22,9 anos, ultrapassando assim o número estimado no nascimento.
Muito se fala em como o país está ou não preparado para cuidar dessas pessoas e pouco sobre como a população está se preparando para viver mais e melhor.
Dr. Roberto Miranda explica que o indivíduo com pouca massa magra torna-se “fraco” e o quadro pode ser agravado com a incidência de uma doença aguda. Por exemplo: um idoso com boa quantidade de massa magra tende a se recuperar melhor de uma pneumonia, pois o organismo usa esse recurso para auxiliar a recuperação. Com o quadro estabilizado, ainda sobra massa para ele se recuperar e voltar para suas atividades rotineiras. O mesmo não acontece com o idoso com pouca massa magra. Ele tem as chances de morte ou dependência ampliadas, pois o seu organismo pode não ter a força necessária para se recuperar completamente de uma enfermidade pontual.
“Outro problema é a perda de massa e de tecido ósseo (osteoporose), que também é comum e aumentam o risco de fraturas, as quais são extremamente complicadas para lidar e recuperar os pacientes”, ressalta o geriatra.
Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm osteoporose, o que causa 1 milhão de fraturas por ano. Esses graves problemas podem ser minimizados (ou adiados) com mudanças simples no cotidiano: ter estilo de vida ativo, o que significa no mínimo 5 mil passos por dia, ou fazer meia hora de caminhada; ter alimentação balanceada, que não restrinja os alimentos, mas reduza a ingestão daqueles que não contribuem com a saúde; ter equilíbrio emocional, para que o corpo não sofra as consequências de problemas menores; evitar o excesso de álcool e não fumar.
Outra ferramenta importante é a suplementação, que proporciona ao organismo os nutrientes essenciais quando eles não são aportados por meio da dieta nutricional padrão. Um exemplo clássico é a ingesta de proteínas, que na maioria das vezes não atinge a recomendação diária. Uma ótima fonte de proteínas são os peptídeos de colágenos que são isentos de alérgenos, como a proteína do leite, soja e glúten. Uma combinação adequada e balanceada de proteínas associada a vitaminas, minerais e aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA´s) são indispensáveis para a síntese muscular auxiliando na prevenção da sarcopenia.
Já para a saúde dos ossos e contra a osteoporose é necessária uma ingesta adequada cálcio, vitamina D, K e magnésio. Lembrando que os ossos não são formados apenas por cálcio e que o aporte de proteína para os ossos, além da vitamina D e magnésio, é fundamental para a formação de um composto ósseo de qualidade, não esquecendo o papel da vitamina K2 como um carreador do cálcio para os ossos evitando que ele se acumule nas artérias e rins. Vale mencionar que existem diversas fontes de cálcio, e que o Cálcio Citrato Malato, dentre os compostos de cálcio é o melhor absorvido pelo nosso organismo, chegando a ser quase 2 vezes mais absorvido do que o carbonato de cálcio.
Uma alimentação balanceada, seja via dieta nutricional padrão ou suplementada, e a prática de atividade física regular são a chave para manter o organismo em condição de oferecer a melhor resposta frente às necessidades habituais, promovendo um envelhecimento mais saudável e longevo.
“Nada disso é fácil, mas os resultados são evidentes e comprovados por inúmeros estudos. Por isso, minha dica para todos é: parem de procrastinar. 
Comecem hoje a fazer a diferença, independente da sua idade”, completa dr. Roberto Miranda.