Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Dep. José de Arimateia é agraciado com a Comenda Dois de Julho na ALBA


Mais de duzentas pessoas estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (dia 30), no Plenário do Palácio Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com o objetivo de participar da Sessão Especial de Outorga da Comenda 2 de Julho ao deputado Estadual, José de Arimateia (PRB-BA). O republicano é o primeiro parlamentar da história da ALBA a receber a Comenda Dois de Julho com mandato em exercício.

A honraria é a condecoração mais importante da Casa e é dedicada exclusivamente a cidadãos baianos que proporcionam serviços relevantes ao Estado da Bahia. A cerimônia foi marcada por muita emoção e demonstrações diversas da forte atuação parlamentar do homenageado. A Sessão foi abrilhantada com a apresentação da banda percussiva “Timbaleiro em Cristo” da Fundação Doutor Jesus”.
O autor do Projeto de Resolução 2542/2017 foi o deputado Euclides Fernandes (PDT). Ele durante a solenidade detalhou o desempenho de Arimateia ao longo dos seus três mandatos no Parlamento Baiano, especialmente, o trabalho classificado pelo proponente como incansável na democratização da saúde, na esperança de que toda a sociedade tenha sempre à disposição um serviço de atendimento compatível com a necessidade de cada um. “Esta homenagem hoje é um justo reconhecimento e, sobretudo, um incentivo para que jamais esmoreça na busca por seus objetivos em favor das comunidades e dos segmentos mais carentes e menos protegidos, tais como idosos e crianças”, disse, ressaltando que José de Arimateia, como Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), coloca sempre em destaque no seu cotidiano os ensinamento de Jesus Cristo.
Bastante emocionado, o deputado Arimateia, ressaltou toda a sua trajetória de vida até chagar ao Parlamento Baiano e garantiu que a honraria representa um estímulo maior para trabalhar ainda mais na tentativa de buscar uma Bahia mais justa e igualitária. “Estou extremamente feliz com esse reconhecimento dos deputados que aprovaram essa honraria por unanimidade.  Agradeço também ao meu amigo conterrâneo, deputado Euclides Fernandes pela sensibilidade. Quero que todos vocês baianos contem comigo”, disse o republicano.
Compuseram a mesa da cerimônia solene, a vereadora da cidade de Salvador, Rogéria Santos (PRB-BA), o vereador da cidade de Salvador, Luiz Carlos (PRB-BA), o secretário da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza e Promoção Social (Semps), Isnard Araújo, o vereador da cidade de Feira de Santana, Eli Ribeiro (PRB-BA), Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Júlio Santos, o Juiz de Direito, Wolney Perrucho Junior, a coordenadora do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINDNAP), Mirian Castro, o presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Eluzai Evangelista Ribeiro, os deputados estaduais, Sargento Isidório (AVANTE), Jurandy Oliveira (PROS), o representante da 6ª Região Militar, o coronel João Henrique Marinho, o Capitão de Corveta, Luiz Fernando Dias, representando o vice Almirante Almir Garnier, comandante do 2º Distrito Naval, representando a Câmara dos Vereadores de Feira de Santana, o vereador do município, José Meneses Santa Rosa, mais conhecido como “Zé Filé” (PROS), Adriana Marinho, representando o deputado Federal, Márcio Marinho (PRB-BA), além da Força Jovem Universal (FJU), do bairro de Salvador, Cajazeiras 6 e 10.
Biografia: Nascido em Alexandria (RN), em 13 de janeiro de 1963, José de Arimateia Coriolano de Paiva, é casado com Ana Cristina e, juntos, têm dois filhos, Moisés e Lucas, além do neto João Lucas. Chegou à Bahia, em 1995. Em 1998, foi eleito deputado estadual com 21.929 votos pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), para o mandato de 1999-2002. Foi eleito em 2004 no município de Feira de Santana como vereador pelo Partido Social Liberal (PSL) com 3.359 votos, o mais votado da legenda.
Em 2008 concorreu à reeleição para vereador como candidato do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e foi o terceiro vereador mais votado dos 21 eleitos em Feira de Santana. Com um total de 4.571 votos, tornou-se o vereador evangélico mais bem votado até agora na Câmara Municipal Feirense.
Em 2011, José de Arimateia retornou à Assembleia Legislativa da Bahia com 56.896 votos pelo PRB. Durante quatro anos esteve como presidente na Comissão de Saúde e Saneamento, promovendo constantes debates, para conquistar uma Saúde Pública de qualidade, sendo eleito “Deputado Destaque Parlamentar no ano de 2013”.
No ano de 2014, foi reeleito com 81.097 votos e continua lutando pela democratização da saúde, direitos dos idosos, da juventude, dos animais e em defesa da vida e da família. Em 2015 tornou-se vice-presidente na Comissão de Saúde e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho na Casa Legislativa. Já em 2016, o republicano tornou-se presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia e ainda presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Protagonismo Infantojuvenil no Estado.
Em 2017, o deputado também foi contemplado com a honraria de “Destaque Parlamentar”. Já em abril deste ano, o parlamentar, durante a reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, realizada na Sala Eliel Martins, foi eleito por unanimidade como coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso.

Texto: Ludmilla Cohim
Fotos: Cris Oliveira

ACREDITE!!! Petrobras aumenta preço da gasolina nas refinarias

Em maio, preço do combustível nas refinarias acumula alta de 9,42%
A Petrobras voltou a aumentar o preço da gasolina, depois de cinco quedas consecutivas do valor do combustível. A partir desta quinta-feira, 31, o preço nas refinarias subirá 0,74% e passará a ser de R$ 1,9671 por litro.
Em maio, o preço do combustível nas refinarias da Petrobras acumula alta de 9,42%, já que em 28 de abril o litro custava R$ 1,7977.

*PortalNoAr

terça-feira, 29 de maio de 2018

VITÓRIA DO ALTO DA BOA VISTA É O CAMPEÃO DO 16º TORNEIO CORONEL MANOEL EMÍDIO

ALEXANDRIA/RN - Aconteceu ontem (28) no mini campo da AABB o 16º Torneio de futebol Cel. Manoel Emidio de Sousa. A disputa contou com a participação de 6 equipes de futebol do município: Vitória, Adiba, Cascalho, Juazeirinho, Boca Juniors e Santo Amaro. O time do Vitória do bairro do alto da boa vista sagrou-se campeão, enquanto o time do Boca Juniors, do sítio malhada, ficou com o vice-campeonato. O jogador Wallison da equipe do Vitória foi o artilheiro da competição assim como o jogador Michel, também do time do Vitória, foi o goleiro menos vazado.









Fotos cedidas pela organização.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

MANOEL EMÍDIO DE SOUSA - A SAGA DE UM LÍDER

Hoje a Cidade de Alexandria rende homenagens a um dos grandes homens que por aqui passaram: MANOEL EMÍDIO DE SOUSA, 54º aniversário de sua morte. É feriado municipal.

Para os que não conhecem a saga de Manoel Emídio, eis aqui um breve histórico da sua vida:

Manoel Emídio de Sousa, filho de Emídio José de Melo e Maria Sabina Torres, nasceu em 19/12/1896, no Sítio Nogueira, então município de Catolé do Rocha-PB e atualmente integrante do município de Brejo dos Santos-PB.

Teve uma juventude transcorrida no âmbito familiar, caracterizada pela mais acentuada pobreza e voltada para o exercício da prática de rudimentar agricultura.

No transcurso do Natal de 1917, Manoel Emídio, tão logo se casou com a também paraibana Maria Veras Diniz, escolheu o então povoado de Alexandria, no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, para fixar residência, tendo em pouco tempo granjeado a confiança e o respeito da comunidade; passando a figurar como uma das principais lideranças do lugar.

Após comandar a luta, vitoriosa, pela conquista da emancipação do nosso município, recém-criado no final de 1930, com a denominação de João Pessoa, Manoel Emídio foi convidado a exercer o cargo de Secretário-Geral da Prefeitura, na administração do primeiro prefeito, Noé Muniz Arnaud. Passados alguns dias, Noé Arnaud desistiu da chefia do Poder Executivo, ocorrendo, então uma troca de cargos, com Manoel Emídio assumindo a Prefeitura e o então prefeito passando a ser Secretário-Geral.

Investido no cargo de Prefeito, Manoel Emídio imprimiu um estilo administrativo arrojado e progressista, respaldado pelo apoio popular e pelo respeito às determinações emanadas pelo poder público, numa época em que a prefeitura não recebia quaisquer recursos de cotas federais, mas pelo contrário, o município era obrigado a destinar 20% de sua pequena arrecadação para o Estado.

Exerceu o cargo de prefeito em três período : 1º) 06/12/1930 a 16/07/1932; 2º) 14/01 a 19/09/1934 e 08/11/1935 a 15/09/1943. Nesse período o município alcançou relevante progresso, passando a ser destaque no cenário político-administrativo da região e do Estado.

Manoel Emídio figurava como a maior liderança política do município de então, comandando partidos políticos como PP, PSD e UDN, até que veio a ser sucedido, como líder, por seu filho Waldemar de Sousa Veras.

Fonte: Dados Bibliográficos Coronel Manoel Emídio de Sousa
Autor: George Veras - 28/05/2004