Páginas

sábado, 12 de setembro de 2015

ALUNOS DE BIOCIÊNCIAS DESENVOLVEM FORMA VIRTUAL DE ESTUDOS

Discentes de vários cursos do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram um método inovador para a troca de conhecimento por meio do universo digital. Os alunos criaram a monitoria virtual em Histologia, que faz parte do projeto de monitoria da disciplina e está ofertada a todos os cursos da área biomédica.

De acordo com Dáfiny Emanuele, mestranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional, diante da grande inclusão da cibercultura no dia a dia da sociedade, buscou-se criar uma ferramenta de ensino que fizesse parte do cotidiano dos alunos. Então, porque não utilizar uma rede social como ferramenta de ensino?

“A página de monitoria virtual no facebook foi criada com o objetivo de facilitar e ampliar as oportunidade de estudo, utilizando de uma ferramenta que já faz parte do seu dia a dia. A página é de livre acesso, inclusive a pessoas que não possuam contas vinculadas ao facebook. Nela os usuários podem encontrar imagens de todas as lâminas do acervo de Histologia da UFRN, organizadas por assunto e em álbuns. Existem álbuns com simulação de práticas, com estruturas marcadas, em que o usuário é quem procura identificar a estrutura simulando uma gincana presencial”, destaca Dáfiny.

Ainda segundo a mestranda, já existem alguns vídeos de resumos sobre assuntos dos tecidos fundamentais e vídeos que também simulam a prática virtual, contando inclusive com tempo de aparição para cada estrutura marcada, assim como acontece em dias de provas práticas.

“A página foi criada com o objetivo de auxiliar principalmente os alunos na disciplina de Histologia, mas como bem sabemos, os assuntos não ocorrem de forma isolada, por isso na página também utilizamos de publicações que trabalham a interdisciplinaridade, por meio de correlações clínicas com outros assuntos como a Patologia, a Bioquímica e a Farmacologia” ressalta Dáfiny.

E é por meio de todas as publicações que os alunos podem tirar as dúvidas fazendo comentários ou abrindo chats individualizados. Uma equipe, selecionada entre os monitores da disciplina e o professor, é responsável por responder esses questionamentos interagindo constantemente com os alunos.

“Hoje nossa página conta com mais de 3.500 seguidores, estes de diversas nacionalidades. Segundo dados da própria página, já tivemos acesso de pessoas de 31 países diferentes. Além disso, para ter acesso às nossas publicações basta que o usuário tenha relação de amizade com alguém que já curtiu a página, assim, a nossa página já foi vista por mais de 200 mil pessoas espalhadas pelo mundo e das mais variadas universidades” destaca Dáfiny Emanuele.

O trabalho vem sendo realizado de forma pioneira, desde início de 2013, e já serve de inspiração para outras disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS